fbpx

Como ganhar massa muscular na terceira idade

O processo de envelhecimento acarreta, entre outras coisas, numa perda de massa muscular natural, que normalmente traz dificuldades na rotina dos idosos. Com menos massa muscular, o idoso perde força e, consequentemente, fica cada vez mais difícil realizar as atividades básicas do dia a dia.
No entanto, com treinamentos musculares e uma alimentação correta, é possível manter a força durante a terceira idade e retardar o processo de envelhecimento. O recomendado é começar a musculação antes mesmo de chegar na terceira idade. Para quem já passou dos 50 anos, por exemplo, iniciar as atividades musculares pode ajudar a ganhar massa muscular e retardar as dificuldades que começam a aparecer depois dos 60 anos, além de reduzir o risco do aparecimento de doenças crônicas.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você começar a se exercitar agora mesmo. Confira!

Alimentação adequada

Ganhar massa muscular depois dos 60 anos significa também fazer algumas alterações na rotina, para que os exercícios tragam o resultado desejado. Na maioria dos casos, é quase impossível não mudar também a dieta, pois o ganho de músculos envolve também uma boa alimentação.
Para isso, procurar um bom nutricionista é essencial. Ele irá analisar as suas condições e estabelecer os passo de uma dieta equilibrada e regrada, rica em nutrientes diversos e com horários determinados.

Exercícios anaeróbicos

Mesmo que a perda muscular já tenha alcançado algum nível, é sempre possível recuperar a força muscular através de uma rotina disciplinada de atividade física anaeróbica. Diante disso, a musculação é o exercício mais apropriado, pois ela é a atividade mais indicada para quem quer aumentar a massa muscular.
De fato, a musculação pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida e a rotina de quem pratica com seriedade. No entanto, dentro da academia é sempre importante ter um acompanhamento profissional de qualidade, para que os exercícios sejam feitos de acordo com as suas características e capacidades.

Outros cuidados

Independentemente da idade, é sempre importante receber orientações médicas antes de começar uma atividade física. Principalmente para idosos, o recomendado é fazer um check-up e conversar com o médico para saber se os exercícios são adequados para sua condição física atual.
Para quem receber autorização médica, o próximo passo é buscar uma orientação profissional para as atividades. Antes de se matricular em uma academia, verifique se você terá profissionais disponíveis em horários regulares para receber treinos, dicas e orientações gerais sobre os exercícios.

Regularidade

Mesmo que seja difícil no começo, o mais importante é seguir os exercícios com regularidade de pelo menos três vezes na semana. Principalmente no começo, a frequência diária de exercícios não é recomendada, pois o organismo precisa de um tempo para se recuperar e se desenvolver mais rapidamente durante o processo de ganho de massa muscular.
Também não é recomendado fazer menos do que três vezes por semana. Se a atividade for pouco frequente, será mais difícil se observar os resultados desejados, o que tende a fazer com que a pessoa caia no desânimo e acabe desistindo dos exercícios físicos após um tempo.
Quanto mais cedo você começar, mais rápido irá experimentar os bons resultados do aumento da capacidade e força física. Procure manter a motivação durante todo o processo de treinos e insira os exercícios na sua rotina de forma fixa. O ideal é que você nunca pare de se exercitar, mesmo depois de ver os resultados do ganho de massa muscular.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente