fbpx

6 exercícios para emagrecer em casa comprovados

A grande dúvida para quem está treinando em casa nesse momento de pandemia e quem ainda não começou, mas deseja iniciar uma rotina é:

Qual melhor exercício para emagrecer em casa? 🤔

Sem mais delongas, não existe o melhor exercício, mas existe programas combinados que vão facilitar seu objetivo e vão além da estética.

Mas antes é importante que você complete essa listinha de preparação.

  • Prepare o ambiente para deixar o mais propício para a atividade física;
  • use roupas leves;
  • pegue sua garrafinha com água;
  • coloque uma boa playlist que te motive;
  • e muita disposição.

Pronto. Agora sim você tá pronto(a) para começar seus treinos em casa. Vamos lá?

6 exercícios para emagrecer e manter o shape em casa

Antes de tudo descubra o que funciona para você. Pois, queimar calorias não é uma receita de bolo.

Mas, como nosso objetivo é te ajudar a dar o pontapé inicial, lá vai uma série de exercícios que cientificamente mostram um alto gasto calórico por serem exercícios que trabalham mais de uma articulação por vez e seu dinamismo não deixam o ritmo cair durante o treino.

Consequentemente o gasto calórico é bem maior. Então optando pelos multiarticulares e integrados, lá vão os 9 dos melhores exercícios com o peso corporal:

Flexão de braço

Exercício que são propriamente de membros superiores onde há mais de uma musculatura envolvida que são: peito, tríceps, ombro e core.

Esse exercício se aplica com as palmas das mãos no solo e tronco paralelo com quadril que “empurrando o solo” com os pés ou joelhos no chão.

Onde há regressões e progressões dentro dele para que sirva para todos, dinâmico e eficiente no gasto calórico.

Dá uma olhada no vídeo para ver como se faz.

Burpee

Um dos melhores exercícios para emagrecer, que trabalha o corpo de forma integral que se aplica quando o você está na vertical e flexiona os joelhos e o tronco rapidamente e cai em direção ao solo com as mãos espalmadas.

Depois que toca o tórax no solo, empurra-se com as duas mãos novamente, que está na largura do ombro, para posição inicial com ajuda dos pés dando um salto na vertical.

Repita o movimento de acordo com a periodização do seu programa de treino.

Agachamento

Exercício bem conhecido e muito eficiente e que não deixa dúvidas da sua importância nessa lista de melhores exercícios para emagrecer em casa.

Em pé com as pernas levemente afastadas, comece  a flexionar os joelhos e, quando for descendo, desloque seu quadril para trás, deixando sua coluna totalmente alinhada.

Vá até onde a amplitude do movimento for saudável para você e depois volte para posição original.

Repita quantas vezes for necessário de acordo com sua periodização.

Abdominal escalador

Um ótimo exercício para core e é bem efetivo no gasto energético, você pode conhecer ele por outros nomes.

Lá vai como você deve executar: comece em posição de prancha alta (com os braços totalmente estendido) o corpo deve está bem alinhado, tórax e quadril.

Então, contraia o abdômen e eleve uma perna em direção ao tórax de forma alternada, sem quebrar o padrão da postural inicial do exercício.

Podendo fazer ele de forma adaptada em um banco ou um pouco mais difícil em plataforma instável.

Corrida estacionária

O famoso “correndo sem sair do lugar” é uma ótima pedida para quem quer um exercício para emagrecer.

O movimento contempla um pequeno espaço da sua casa, utilizando a ponta dos pés e elevando o joelho de forma alternada é uma excelente opção para treinos aeróbicos.

Polichinelo

O polichinelo muito bem conhecido no meio militar. Sendo um ótimo exercício para membros superiores e inferiores.

E seu objetivo é uma alta queima calórica e condicionamento cardiovascular.

Bom, você só precisa se atentar na coordenação motora, e se manter na vertical e depois saltar no mesmo lugar abrindo as pernas e os braços acima da cabeça e repetir o movimento quantas vezes for necessário.

3 métodos para potencializar os exercícios de emagrecimento

Vou te apresentar 3 métodos que você pode aplicar e potencializar ainda mais os resultados com os exercícios para emagrecer em casa.

Os métodos são:

HIIT

Considerado o carro chefe dos exercícios para emagrecer, por ter intervalos curtos de estímulo, e a percepção de esforço alta, os exercícios podem durar de 4 a 12 minutos e o tempo total do treino de 20 a 30 minutos.

O melhor do HIIT é que você pode fazer em qualquer lugar e com o peso do corpo.

Além disso, ele não toma tanto tempo e nem da para pensar em desistir, pois, o treino consiste em um dinamismo entre o tempo de atividade e o intervalo.

Diferente do aeróbico moderado, que a frequência cardíaca fica em torno de 70% a 85%.

O HIIT deve-se manter entre 85%. Vale lembrar em fazer uma análise prévia com um médico, pois o treino exige bastante do aparelho cardiovascular.

Aeróbico continuo

Por muito tempo foi o carro chefe dos exercícios para emagrecer, e não da para negar sua eficiência.

Apesar que muitos especialistas defendam o HIIT com unhas e dentes, o aeróbico contínuo é uma boa pedida para quem quer iniciar no mundo dos exercícios.

Aqui vão alguns exemplos:

o American college of sports medicine mostra que 250 minutos ou mais de exercícios moderados por semana, como exercício aeróbico, aumenta a perda de peso, continuando assim sendo um bom método para aplicar os exercícios para emagrecer.

Treinamento em circuito

Bom, como o nome mesmo entrega, o treinamento em circuito é feito por uma sequência de atividades que estiverem selecionadas no programa que você terá que passar.

Visando o condicionamento físico e o emagrecimento, sua grande vantagem é a aplicabilidade, por ser dividido por estações que se aplicam aos exercícios citados acima, potencializando ainda mais a queima de gordura.

Conclusão

O que realmente vai fazer a diferença no processo de emagrecimento é a frequência no programa.

Todo e qualquer exercício faz a diferença desde que seja acompanhado com uma alimentação controlada, sono regular, uma boa hidratação e profissionais devidamente habilitados.

E não perca a motivação, pois com o tempo vem prazer.

Mesmo que no início seja duro, nem que para isso você passe por diversas modalidades.

Às vezes a primeira escolha não é a mais assertiva, mas com a persistência os resultados vêm.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente