fbpx

Menstruação: posso praticar atividades físicas naqueles dias?

A prática de exercícios físicos durante a menstruação é uma dúvida comum entre as mulheres. Além disso, a menstruação sempre foi uma questão controversa para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, eram comuns as ressalvas quanto as mulheres participarem de competições ou treinarem menstruadas. Somente a partir de 1950, com a melhora na qualidade dos produtos de higiene femininos (absorventes) e o aumento no número de pesquisas científicas sobre o tema, esse quadro mudou.

O ciclo menstrual

Antes de tudo, vale entender um pouco mais sobre o ciclo menstrual. Em termos gerais, ele dura, em média, 28 dias, sendo que a ovulação ocorre normalmente no 14º dia. Assim, o ciclo pode ser dividido em:

  • Fase de menstruação: 1º ao 4º dia
  • Fase pós-menstrual: 5º ao 11º dia
  • Fase intermenstrual: 12º ao 22º dia
  • Fase pré-menstrual: 23º ao 28º dia

Dependendo da fase, o rendimento em exercícios físicos vai variar, já que hormônios diferentes e em quantidades diferentes são liberados ao longo de cada fase.
Diante disso, cabe observar como a menstruação e as fases do ciclo menstrual interferem na performance.

As fases e a performance

Na maioria das mulheres, o desempenho físico ideal é alcançado na fase pós-menstrual, e imagina-se que isso seja causado pela crescente taxa de estrógeno (hormônio feminino) e a ativação da glândula supra-renal, provocando maior secreção de noradrenalina.
A fase pré-menstrual é considerada como a fase de reduzida capacidade de desempenho, caracterizada por baixa concentração, fadiga muscular e nervosa mais rápida e hiperventilação, provocada pelo efeito da progesterona sobre o centro respiratório.
Durante a menstruação em si, cerca de 70% das mulheres alcançam um desempenho igual ou até melhor, em 30%, ocorre uma diminuição do desempenho. A diminuição do desempenho refere-se principalmente a atividades de longa duração.

Afinal, podemos fazer exercícios menstruadas ou não?

Em atividades de velocidade, observa-se esporadicamente uma melhora. Em relação a parte psicológica, deve-se admitir, durante a menstruação, maiores prejuízos, uma vez que o sangramento é percebido geralmente como inibidor do desempenho, embora a perda de sangue não afete a capacidade de desempenho.
A influência do esporte sobre a menstruação depende do tipo de treinamento, de sua intensidade e do grau de prática da atividade esportiva. Mulheres que praticam regularmente esporte queixam-se menos de distúrbios que as não esportistas.
Nas esportistas que tem um treinamento muito intenso e abrangente de resistência, no entanto, pode ocorrer uma reorganização da regulação funcional, que leva temporariamente a irregularidades menstruais, reversíveis a qualquer momento.
Em cerca de 3/4 das mulheres, o esporte não influencia a menstruação. Porém, quando surgem dores menstruais mais fortes (cólicas), aconselha-se tomar cuidado ou mesmo limitar a carga esportiva, principalmente nos primeiros dias.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente