PULSE NEWS

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das últimas novidades, notícias e promoções da Pulse.
Nome
Email
Os benefícios do açaí

Os benefícios do açaí

Presente na dieta de boa parte dos atletas e amantes da “geração saúde”, o açaí conquistou a confiança das pessoas que procuram uma alimentação prática e saudável.

Fruto do açaizeiro, uma espécie de palmeira encontrada em maior número no norte do Brasil, o açaí é um fruto roxo e babáceo, que é rico em fibras, lipídios e proteínas, além das vitaminas B1, C e B2. Também possui uma grande quantidade de ferro, cálcio e fósforo.

Um superalimento

Geralmente o açaí é classificado como um excelente energético, uma vez que cada 100 gramas pode conter, aproximadamente, 250 calorias. Ele também é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes, além de agir como vasodilatador, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a sensação de saciedade e propiciar rápida reposição energética. É composto por carboidratos (gordura do bem) que ajudam a aumentar o bom colesterol e diminuir o ruim, o que contribui para uma boa saúde.

Cuidados

Por ser um alimento de grande valor calórico, o açaí deve ser usado com cuidado e, se possível, sob orientação de um nutricionista, pois ele poderá orientá-lo sobre a frequência de consumo e também sobre as combinações mais adequadas, que podem ir do xarope de guaraná, a banana, granola e Whey Protein, dentre outras.

Benefícios

Esse superalimento tornou-se indispensável na dieta de vários atletas devido ao grande número de benefícios que proporciona. A alta concentração de carboidratos favorece a regeneração muscular e mantém o condicionamento físico após as atividades. As proteínas presentes na fruta favorecem a formação de aminoácidos, que é o principal construtor muscular. Com alta concentração de potássio, o açaí torna-se fundamental no combate às conhecidas e dolorosas câimbras, que poderão ser evitadas juntamente com a boa ingestão de líquidos durante as atividades físicas. Além disso, ele também possui características rejuvenescedoras que retardam o envelhecimento, graças à alta quantidade de antioxidantes, contribuindo também para a produção de anticorpos, as células de defesa do organismo, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui o risco de infecções.

Indicado para todos

De forma geral, o açaí é uma fruta benéfica e com grandes propriedades nutricionais e medicinais. O que pode variar é o objetivo e a necessidade de cada pessoa.

Desse modo, o açaí é uma boa pedida tanto para aqueles que buscam ganho de massa muscular quanto para os que querem emagrecer, pois, mesmo que seja uma das frutas mais calóricas disponíveis, a variação entre quantidade e freqüência de consumo pode representar o caminho certo para cada caso particular.



Simple Share Buttons
Whatsapp