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Como ganhar massa muscular na terceira idade

O processo de envelhecimento acarreta, entre outras coisas, numa perda de massa muscular natural, que normalmente traz dificuldades na rotina dos idosos. Com menos massa muscular, o idoso perde força e, consequentemente, fica cada vez mais difícil realizar as atividades básicas do dia a dia.

No entanto, com treinamentos musculares e uma alimentação correta, é possível manter a força durante a terceira idade e retardar o processo de envelhecimento. O recomendado é começar a musculação antes mesmo de chegar na terceira idade. Para quem já passou dos 50 anos, por exemplo, iniciar as atividades musculares pode ajudar a ganhar massa muscular e retardar as dificuldades que começam a aparecer depois dos 60 anos, além de reduzir o risco do aparecimento de doenças crônicas.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você começar a se exercitar agora mesmo. Confira!

Alimentação adequada

Ganhar massa muscular depois dos 60 anos significa também fazer algumas alterações na rotina, para que os exercícios tragam o resultado desejado. Na maioria dos casos, é quase impossível não mudar também a dieta, pois o ganho de músculos envolve também uma boa alimentação.

Para isso, procurar um bom nutricionista é essencial. Ele irá analisar as suas condições e estabelecer os passo de uma dieta equilibrada e regrada, rica em nutrientes diversos e com horários determinados.

Exercícios anaeróbicos

Mesmo que a perda muscular já tenha alcançado algum nível, é sempre possível recuperar a força muscular através de uma rotina disciplinada de atividade física anaeróbica. Diante disso, a musculação é o exercício mais apropriado, pois ela é a atividade mais indicada para quem quer aumentar a massa muscular.

De fato, a musculação pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida e a rotina de quem pratica com seriedade. No entanto, dentro da academia é sempre importante ter um acompanhamento profissional de qualidade, para que os exercícios sejam feitos de acordo com as suas características e capacidades.

Outros cuidados

Independentemente da idade, é sempre importante receber orientações médicas antes de começar uma atividade física. Principalmente para idosos, o recomendado é fazer um check-up e conversar com o médico para saber se os exercícios são adequados para sua condição física atual.

Para quem receber autorização médica, o próximo passo é buscar uma orientação profissional para as atividades. Antes de se matricular em uma academia, verifique se você terá profissionais disponíveis em horários regulares para receber treinos, dicas e orientações gerais sobre os exercícios.

Regularidade

Mesmo que seja difícil no começo, o mais importante é seguir os exercícios com regularidade de pelo menos três vezes na semana. Principalmente no começo, a frequência diária de exercícios não é recomendada, pois o organismo precisa de um tempo para se recuperar e se desenvolver mais rapidamente durante o processo de ganho de massa muscular.

Também não é recomendado fazer menos do que três vezes por semana. Se a atividade for pouco frequente, será mais difícil se observar os resultados desejados, o que tende a fazer com que a pessoa caia no desânimo e acabe desistindo dos exercícios físicos após um tempo.

Quanto mais cedo você começar, mais rápido irá experimentar os bons resultados do aumento da capacidade e força física. Procure manter a motivação durante todo o processo de treinos e insira os exercícios na sua rotina de forma fixa. O ideal é que você nunca pare de se exercitar, mesmo depois de ver os resultados do ganho de massa muscular.



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