PULSE NEWS

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das últimas novidades, notícias e promoções da Pulse.
Nome
Email

Cuidado com o uso indiscriminado de suplementos

No mercado (legal e ilegal), existe uma extensa variedade de substâncias químicas, algumas de comercialização proibida, outras de prescrição controlada ou de uso liberado. Podemos classificar os tipos de substâncias em analgésicos, anti-inflamatórios, estimulantes, esteroides anabolizantes, inibidores de apetite, dentre outros. No esporte competitivo, muitas dessas substâncias são caracterizadas como doping, sendo seu uso por atletas proibido devido à obtenção de vantagens ilícitas sobre os outros competidores.

O uso indiscriminado de muitas dessas substâncias, sem orientação profissional, pode provocar uma série de efeitos indesejáveis a curto, médio e longo prazos, os quais podem ser irreversíveis e até mesmo letais.

Público

Infelizmente, o uso dessas substâncias tem crescido de forma alarmante nos últimos anos. Um estudo recente sobre o uso de esteroides anabolizantes mostra que os principais usuários são homens na faixa dos 30 anos, com boas condições socioeconômicas, cujo objetivo principal é ganhar massa muscular rapidamente. Outras pesquisas demonstram que alguns suplementos alimentares com venda liberada contêm substâncias perigosas em suas formulações, mesmo não sendo especificadas em seus rótulos.

Por isso, é fundamental conferir a procedência e a qualidade de fabricação dos suplementos utilizados, e evitar quaisquer produtos que tenham a comercialização proibida, pois, além de serem obtidos de forma ilícita, eles não têm qualquer garantia de qualidade no processo produtivo, podendo até serem substâncias de uso veterinário.

Proteja-se!

Antes de utilizar qualquer suplemento ou medicamento, é importante que o atleta consulte profissionais especializados, como médico ou nutricionista esportivos, que recomendarão o uso conforme a necessidade individual. Não é atribuição do profissional de Educação Física, a menos que tenha formação específica para tanto, prescrever qualquer substância ou suplemento nutricional, estando sujeito às sanções legais caso o faça de forma irregular.

Não há milagres, mas sim mudança de hábitos, disciplina e trabalho que levarão a um resultado certo e saudável. Proteja-se!



Simple Share Buttons
Whatsapp