PULSE NEWS

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das últimas novidades, notícias e promoções da Pulse.
Nome
Email

Exercício físico: um ótimo remédio para combater o estresse

Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, o estresse pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia. Pode prejudicar a criatividade e produtividade, provocar crises de ansiedade, humor deprimido, diminuição da libido e problemas de ordem física, afetando o sistema imunológico e o prejudicando o bom funcionamento das defesas do corpo.

Em decorrência dos permanentes desafios enfrentados no trabalho, tráfego intenso nas grandes cidades, a violência urbana e a involuntária negligência em relação aos hábitos saudáveis – como se alimentar e dormir adequadamente – o estresse tornou-se cada vez mais frequente na vida moderna, afetando um número crescente de pessoas.

Mexa-se

Dentre outras medidas, a prática regular de atividade física é das maneiras mais eficazes e divulgadas de combater o estresse. Dentre os benefícios da prática rotineira de exercícios, temos a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima.

Do ponto de vista psicofisiológico, a atividade física regular age diretamente na liberação de alguns hormônios. Dentre eles, podemos citar o cortisol, que atua como um potente anti-inflamatório natural; ainda temos o hormônio glucagon, que atua no fígado aumentando a quantidade de glicose lá depositada; o GH, nosso hormônio de crescimento (produzido naturalmente pela glândula Hipófise localizada no cérebro) que, entre vários efeitos, produz sensação de bem-estar; e, finalmente, a secreção de endorfina, produtora da sensação de prazer e responsável pela melhora da qualidade do sono.

Xô stress!

Portanto, se você está tentando deixar o estresse de lado ou não quer nem saber desse mal, comece a praticar exercícios físicos regularmente, mantenha uma alimentação equilibrada e aposte em hábitos saudáveis.



Simple Share Buttons
Whatsapp