PULSE NEWS

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das últimas novidades, notícias e promoções da Pulse.
Nome
Email

Exercícios físicos reduzem o risco de câncer

Não faltam estudos que revelam os benefícios que a prática regular de exercícios traz para a saúde. Um dos mais recentes e abrangentes trata da relação entre atividade física e prevenção do câncer. Nessa pesquisa, coordenada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e publicada no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA), descobriu-se que praticar atividade física regularmente diminui o risco de desenvolver 13 tipos de câncer. Para isso, eles coletaram dados de 1,44 milhões de indivíduos dos Estados Unidos e Europa, com idade entre 19 e 98 anos, durante 11 anos. É a maior análise realizada até hoje sobre o exercício e o câncer!

Durante esses 11 anos, foram diagnosticados 187 mil novos casos de câncer. Após avaliarem os dados, eles constataram que aqueles que eram ativos, ou seja, que praticavam alguma atividade durante 150 minutos por semana, tiveram 7% menos chance de desenvolver qualquer tipo de câncer em relação aos que se exercitavam com menos frequência.

Entre as mulheres, constatou-se que a atividade física regular reduziu o risco de elas desenvolverem câncer de endométrio (21%) e de mama (10%). Já em ambos os sexos, foi observada uma redução em outros 11 tipos de câncer: esôfago (42%), fígado (27%), pulmão (26%), rim (23%), estômago (22%), sangue (20%), medula (17%), cólon (16%), cabeça e pescoço (15%), bexiga (13%) e de reto (13%). Os resultados foram observados em todos os perfis de participantes, até mesmo entre os obesos e fumantes.

Os pesquisadores pontuam alguns aspectos que podem atuar nessa proteção:

  • Equilíbrio de hormônios que favorecem o desenvolvimento de alguns tipos de tumores como o estrógeno no câncer de mama por exemplo.
  • Controle de fatores pró-inflamatórios que poderiam estimular um processo inflamatório crônico que favorece o desenvolvimento tumoral.
  • Regula a insulina, evitando assim sua resistência que está associada com diversas condições clínicas não benéficas.

Além disso, podemos ressaltar que a atividade física favorece a diversidade do microbioma, fortalecendo o sistema imunológico, fator essencial para otimizar os fatores de proteção contra o desenvolvimento de câncer.

Esse estudo é mais uma comprovação de que a prática de exercícios vai muito além do que simplesmente ter um corpo bonito. Para se ter qualidade de vida e prevenir doenças, a atividade física é fundamental e deve ser praticada com regularidade.

Exercite-se e viva melhor!



Simple Share Buttons
Whatsapp