PULSE NEWS

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das últimas novidades, notícias e promoções da Pulse.
Nome
Email

A relação entre intensidade e volume de treinamento

Qualquer pessoa que esteja treinando para melhorar sua capacidade física, seja ela força, resistência ou outras, deve ter em mente e atentar para alguns princípios básicos da relação entre intensidade x volume. Essa relação, apesar de muito útil a qualquer pessoa ativa, acaba não sendo muito difundida, dando margem a erros significativos e até perigosos.

De maneira geral, podemos dizer que intensidade e volume são inversamente proporcionais. Sendo assim, ou se dá prioridade para a intensidade, ou se dá prioridade para o volume. Por exemplo, um maratonista jamais terminará a prova se correr no ritmo de um tiro de 100 metros, da mesma forma que um velocista não pode correr provas curtas em ritmo de maratona.

Como alcançar o equilíbrio?

Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.

Um bom treino é aquele que considera os dois aspectos (intensidade e volume) de forma proporcional, ou seja, uma corrida ou treino de musculação nunca devem ser intensos e volumosos ao mesmo tempo. Devemos sempre priorizar, de acordo com a proposta do treino, um dos dois aspectos.

Diante disso, cabe ao professor saber relacioná-las para que os resultados esperados pelo alunos sejam alcançados de forma segura e consistente. Como exemplo, os profissionais da Pulse estão sempre atentos ao equilíbrio da interdependência entre volume x intensidade e, com base no Pulse Profile (nossa plataforma de atendimento personalizada e exclusiva), todos os treinos prescritos na academia são elaborados seguindo princípios como sobrecarga, continuidade, adaptação, individualidade biológica e outros, fazendo, dessa forma, com que o aluno alcance os resultados esperados de forma segura e no menor espaço de tempo.

Em suma, um bom treino de musculação, corrida ou outros esportes deve ter como princípio básico o equilíbrio entre volume e intensidade. Diante disso, buscar um bom profissional é essencial, pois ele irá aliar os conhecimentos e observações de suas reações ao treino para encontrar o equilíbrio necessário aos seus objetivos.

Bons treinos!



Simple Share Buttons
Whatsapp