PULSE NEWS

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das últimas novidades, notícias e promoções da Pulse.
Nome
Email

Saiba quando os sintomas da ansiedade precisam da sua atenção!

Quem nunca disse que estava MUITO ANSIOSO, não é mesmo? Mas saiba que o Transtorno de Ansiedade possui algumas peculiaridades para o seu diagnóstico. Confira as principais dúvidas sobre o problema e em caso de suspeita, procure auxílio médico.

Quando a ansiedade é uma reação normal?

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada usual quando se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem a um país exótico, uma cirurgia delicada, ou um revés econômico. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.

Quando a ansiedade passa a se tornar um transtorno?

O transtorno da ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por um longo período e vem acompanhado por sintomas físicos.

É importante registrar também que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes. Portanto, a ansiedade deixa de ser um sintoma útil e passa a se tornar um distúrbio que requer tratamento.

E quais são os principais sintomas do transtorno de ansiedade?

  • Constante tensão ou nervosismo;
  • Problemas de concentração;
  • Distúrbios do sono;
  • Abuso no uso de álcool e outras drogas;
  • Irritabilidade;
  • Medo constante;
  • Arritmia;
  • Boca seca;
  • Tensão muscular;
  • Náuseas.

 

Exercícios físicos podem auxiliar no tratamento da ansiedade?

Sim! Uma das formas para controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Já que, com a atividade física, os estados de ansiedade são mais fáceis de lidar porque há o aumento da produção de serotonina, a substância do bem-estar e da felicidade.

É importante lembrar: procure auxílio de um profissional.

Diversas alternativas naturais e o uso de medicamentos convencionais podem ajudar no controle da ansiedade. Porém, não se automedique e não subestime o transtorno. Se você tem sentido sintomas de ansiedade, procure o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra. O diagnóstico correto é fundamental para que você tenha alívio da ansiedade e possa retomar sua qualidade de vida.

Conteúdo produzido em parceria com a VILLA VIC Mental Health.



Simple Share Buttons
Whatsapp