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Conheça alguns temperos naturais que podem substituir o sal refinado

Presente no sal de cozinha e na maioria dos alimentos industrializados, o sódio é um dos grandes vilões para aqueles que querem manter uma alimentação saudável e equilibrada. O consumo do nutriente em excesso pode acarretar diversas doenças, como hipertensão arterial, problemas renais e cardíacos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é a ingestão de 5 a 6 g de sal por dia. Porém, a maioria dos brasileiros ingere o dobro (12 g)!

Diante disso, além de evitar os alimentos industrializados, uma boa forma de reduzir o consumo de sódio é substituir ou reduzir o uso do sal de cozinha no preparo das refeições. Para isso, não faltam opções de temperos mais saudáveis e naturais. Confira:

Sal de ervas

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de manjericão
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 colher (chá) de raspas de limão

Modo de fazer

Bata tudo com um mixer ou processador. A mistura é perfeita para substituir o sal e você pode temperar qualquer alimento com muito sabor.

Sal do Himalaia

Apesar de também ser sal, essa variação é considerada mais saudável que o sal de cozinha por conter menos sódio e ser menos refinada. O sal do Himalaia é rosa por acumular 84 minerais em sua formação, um processo natural que enriquece os cristais de sal. Para um efeito comparativo, cada 1g do Sal do Himalaia tem 230mg de sódio (o refinado tem aproximadamente 400 mg).

Especiarias

Além dessas opções, ainda existem especiarias com alto valor nutritivo e que podem ser utilizadas para temperar alimentos:

  • Manjericão: atua contra a má digestão e flatulência. É fonte de magnésio e melhora o fluxo sanguíneo. Também é bom para memória.
  • Gengibre: ótimo termogênico. Atua diretamente na otimização do metabolismo, melhora a imunidade e tem ação anti-inflamatória.
  • Alecrim: estimula memória. Usado também para aliviar infecções intestinais e problemas digestivos. Rico em antioxidantes e tem poder anti-inflamatório.
  • Hortelã: colabora com os processos digestivos.
  • Coentro: tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-diabética. Tem o poder de “bloquear” a ação de metais pesados, como chumbo e mercúrio.
  • Salsinha: é diurética, anti-inflamatória, ajuda a regular o açúcar no sangue e pode auxiliar a regularizar a pressão arterial elevada.

Mais fácil do que você pensava, não é mesmo? Então desfrute dos benefícios dos temperos naturais e mantenha uma dieta mais saudável.



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