PULSE NEWS

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das últimas novidades, notícias e promoções da Pulse.
Nome
Email

Você sabe o que é Overtraining?

Overtraining é o termo usado para designar um excesso de treinamento. Ocorre quando a pessoa treina de forma inadequada, não respeitando os intervalos ou tempo de recuperação. O treinamento excessivo acomete tanto atletas profissionais quanto amadores, e um dos seus sintomas é quando o corpo não se recupera e o cansaço começa a ser acumulado ao longo da semana.

Os exercícios intensos, feitos com pouco tempo de descanso entre os treinos, são a principal causa dessa fadiga excessiva, mas outros fatores influenciam esse quadro. A má alimentação, rotina estressante e falta de preparo físico prévio para exercer determinada atividade também prejudicam o atleta, causando o overtraining.

Por isso, é muito importante fazer uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física e montar um treino seguro e eficiente de acordo com o seu nível de condicionamento físico. Também é importante prestar atenção se o cansaço pós-treino demora para passar ou se você está com dificuldades para finalizar o treino.

Dependendo do caso, apenas mudar de modalidade pode resolver. Por exemplo, um atleta de corrida que apresente os sintomas do overtraining pode passar a treinar na piscina, fazendo uma atividade mais leve e relaxante. Depois poderá voltar aos treinos de corrida numa intensidade menor e ir progredindo, aos poucos, através de um novo planejamento de treinos. Previna-se desta síndrome com avaliações periódicas e um planejamento correto para a sua condição física.

Tags:


Simple Share Buttons