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Dicas para as mamães voltarem às atividades físicas no pós-parto

O pós-parto é uma das épocas mais delicadas quando se trata do corpo de uma mulher. Além das mudanças hormonais, o aumento de peso, por conta do bebê e da expansão da pele e de outros órgãos, é motivo de preocupação de diversas mulheres.
Para a maioria das mães é necessário fazer uma pausa em tudo que está ao seu redor durante o pós-parto, inclusive nos exercícios físicos. Porém, quando a época de resguardo passa ou o médico libera, a volta às atividades é uma incrível e poderosa arma para o corpo se recuperar!
Mesmo assim, como o seu corpo passou por muitas transformações, você precisa de cuidados específicos para voltar a ativa. Confira:

Liberação médica

Nem pense em sair se exercitando sem seu médico saber. Somente uma análise clínica pode garantir que já está na hora certa de você voltar aos exercícios. O período pode variar de 16 a 90 dias após o seu parto, dependendo de como seu corpo está se recuperando. Por isso, inclua esse assunto em suas consultas pós-parto.

Escolha o exercício ideal

De início, o mais indicado para retomar o ritmo é a caminhada. Ela vai te manter ativa e você ainda pode ter sua companhia preferida: o seu bebê – claro, nos horários indicados e com a liberação do pediatra!
Depois, você pode voltar para os exercícios aeróbicos como musculação leve, alongamento, yoga e pilates, que promovem o gasto de calorias, melhoram a circulação sanguínea e ainda ajudam a emagrecer.

Foco na região pélvica

A musculatura do períneo é muito exigida na hora do parto, principalmente se você teve um parto normal. Para ajudar a tonificar e recuperar essa região, reposicionar seus órgãos e prevenir a incontinência urinária, é indicado investir em exercícios que trabalham bem essa área. Converse com um profissional de educação física para saber mais.

Diástase

A diástase ocorre com muitas mulheres no pós-parto. Ela nada mais é do que um estiramento da barriga, que causa um afastamento do reto abdominal, gerando um espaço entre os músculos.
Alguns exercícios abdominais, presentes nas aulas específicas, yoga ou pilates, são alternativas para reverter a diástase. Novamente, procure um bom profissional para que ele indique os melhores movimentos e deixe de lado aqueles que não são apropriados.
Então, se você já está liberada para voltar a se exercitar, anote nossas dicas e procure um profissional para te auxiliar a trabalhar muito bem o seu corpo nessa fase. Assim, tudo voltará ao seu lugar e em breve suas antigas roupas já estarão servindo novamente. 😉

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Cuidado com os vampiros emocionais!

Por razões óbvias, tendemos a querer ser amigos e estar em torno de pessoas que transmitem bons valores e atitudes positivas. No entanto, às vezes nos vemos sob a influência de outro tipo de indivíduos, que tendem a enfraquecer o nosso estado emocional. Ao sentir-se assim, você provavelmente está lidando com vampiros emocionais.
Os vampiros emocionais são pessoas que emanam sentimentos ruins como pessimismo, egoísmo, narcisismo, imaturidade e falta de empatia. Desse modo, eles nos fazem sentir deprimidos, com raiva o tempo todo, nos fazem desistir de nossos sonhos, atrapalham as nossas conquistas, sugam nossa alegria, complicam as nossas decisões e nos fazem sentir desanimados.
Afastar-se dessas pessoas é primordial para que você consiga ter dias mais felizes, cheios de paz, tranquilidade e conquistas.
Para te ajudar, confira seis personalidades típicas de vampiros emocionais e tome cuidado!

O exigente

Não só se encarrega de apontar suas falhas como também contraria tudo o que você faz ou diz. O seu objectivo principal é fazer você se sentir inferior a ele. Você está sempre errado e ele sabe a verdade de tudo. Além disso, se você questionar a sua atitude, o normal é que ele se justifique dizendo que “só quer o melhor para você.”
Este tipo de vampiro emocional é tão intransigente que acaba sendo irritante e pode levá-lo a um estado emocional terrível. Tenha cuidado para não se infectar e começar a criticá-lo também!

O pessimista

O vampiro emocional também pode assumir a forma de pessimista inveterado. Sempre vê a vida com o copo meio vazio, tudo parece negativo e você vai sofrer horrores para convencê-lo de que está sendo pessimista demais, porque ele sempre prepara um contra-argumento que “prova” que a existência não vale a pena.
Se você conviver com este tipo de pessoa, pode acontecer de você acabar se convencendo de que a sua visão das coisas estava errada e se tornar também uma pessoa pessimista, negativa e sem esperança de melhoras.

O catastrófico

Os vampiros emocionais também podem ser alarmantes. Esta personalidade leva o pessimismo ao extremo, para eles qualquer fato ou situação leva a uma escala apocalíptica.
Este tipo de vampiro emocional acredita firmemente que a vida se resume a enfrentar uma longa lista de perigos iminentes e infortúnios. Se você tiver a infelicidade de conviver com alguém assim, vai logo perceber que se sente exausto com frequência e, na pior das hipóteses, pode começar a incorporar algumas de suas paranóias.

O vitimista

É aquela típica pessoa que não para de reclamar sobre tudo o que acontece. Indiferente se as coisas estão indo bem ou mal, ela sempre encontra razões para se queixar e se fazer de vítima.
Em uma pessoa vitimista é muito difícil de encontrar apoio emocional, pois ela sempre vai acreditar que seus problemas são muito mais importantes do que os seus. É provável que você note que o vitimista quer que você faça um download de todos os seus problemas quando ele fala, mas raramente se mostra aberto para ouvir e oferecer apoio quando é você quem precisa falar dos seus problemas pela ele.

O agressivo

São pessoas que reagem violentamente sem motivo. Se você dizer ou fazer algo que não lhes parece bom como, por exemplo, um gesto mal interpretado ou por um comentário fora de contexto, isso poderia ser o suficiente para acender a sua fúria.
Suas reações são desproporcionais, de modo que pode ser um problema grave se você não tiver cuidado com o que faz ou diz. É claro que conviver com uma pessoa que o obriga a calcular milimetricamente tudo o que você faz ou diz não é positivo para a sua saúde mental. E, escusado será dizer, que você vai se sentir esgotado após dez minutos de conversa com o vampiro emocional agressivo.

O sarcástico

Esta é a personalidade de um vampiro emocional especialmente irritante. A pessoa sarcástica adora jogar ironias sobre você, dardos envenenados e, ao mesmo tempo, se proteger atrás da leveza de uma “simples brincadeira.” Assim, ninguém pode culpá-lo por ser rude, porque “era apenas uma piada”.
Embora as suas observações possam ser engraçadas e espirituosas em determinados momentos, a verdade é que muitas vezes excedem os limites do respeito e são cruéis para outras pessoas. Se você estiver muito exposto a uma pessoa que faz comentários sarcásticos e cortantes sobre você, isso pode acabar com a sua auto-estima. Além disso, é cansativo. É como um soldado isolado em território inimigo: você só pode rezar para que as bombas não caiam sobre você.

Como lidar com os vampiros emocionais

Há dois elementos que podem fazer com que você sinta-se sugado por estes vampiros: o tempo e a proximidade. Quanto mais próxima a relação que você tiver com algum vampiro emocional, mais ele irá lhe causar efeitos nocivos.
Saiba que a grande maioria deles não tem conhecimento de que estão causando esses efeitos nas pessoas ao seu redor, pois usam isso como mecanismo de defesa fruto de algum tipo de trauma.
Mesmo assim, isso não é desculpa para que você releve o dano causado em seu bem-estar.
É uma questão de detectar o problema cedo e tomar as medidas adequadas e justas: em alguns casos, uma conversa sincera pode surtir efeito e consertar a situação. Em outros casos, a melhor solução é se distanciar deles. 😉
Fonte: Psiconlinews

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Os efeitos prejudiciais da ansiedade

Quer saber quais os efeitos prejudiciais da ansiedade? Nosso professor Roberto de Souza responde.
Uma das consequências do estilo de vida aderido pela sociedade nos dias atuais, está presente no estado emocional da ansiedade.
A ansiedade é um sentimento, uma emoção que quando surge faz o corpo liberar o hormônio cortisol.
Situações de perigo, medo, expectativas, preocupação constante com o futuro, datas limites para cumprir prazos, eventos importantes, são os principais aspectos psicológicos para manifestar o sentimento da ansiedade.
Neste caso, em que a ansiedade se manifesta, estão envolvidos os três principais corpos que constituem o Ser Humano.

1. O corpo mental (pensamento)

Aquele que sustenta o pensamento que manifesta a emoção.

2. O corpo emocional (sentimento/ansiedade)

Ativo com a própria emoção da ansiedade e todos os outros sentimentos reflexos, medo, culpa, vergonha, alegria, euforia etc.

3. O corpo físico (hormônios/cinco sentidos)

Ativado pelo desencadear da produção de uma grande quantidade de hormônios que sustentam a emoção e também, a expansão ou anulação dos cinco sentidos.
Níveis muito elevados de ansiedade podem levar a pessoa a desenvolver estados depressivos, distúrbios psicológicos ou psiquiátricos.
Uma das formas naturais de se prevenir e tratar a ansiedade é incluir em sua rotina de treino a prática da Yoga. Nesse caso, tratamos mais especificamente da Hatha Yoga, que é a parte do conhecimento da Yoga que se utiliza de exercícios físicos para condicionar aspectos emocionais e mentais do Ser Humano. Para quem é ansioso, vale a pena experimentar.

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Dicas Pulse

Como organizar as cargas em seus treinos de levantamento de peso olímpico?

Como organizar as cargas em seus treinos de levantamento de peso olímpico? Nosso professor Ranon Rodrigues responde.
Quando se fala em Levantamento de peso Olímpico, a imagem que se vem à cabeça são treinos com cargas elevadíssimas, onde o nível de exaustão é extremo. Na verdade, o que precisamos entender é que para se executar um bom levantamento, o ajuste da carga é um fator muito importante, que fará uma grande diferença nas sessões de treinamento. Então, vamos nos prender nesta oportunidade e entender mais sobre o ajuste da carga utilizada no treinamento. Combinado?!
Iniciaremos falando sobre as zonas de treinamento e o que cada uma delas pode te proporcionar.

Mas afinal de contas, o que é uma zona de treinamento?

Zona de treinamento é o percentual de 1 Repetição Máxima que você irá trabalhar. Repetição Máxima (1RM) é definida como a maior carga possível para se executar uma única repetição de um determinado exercício, sendo assim, a mesma definirá a carga das zonas de treinamento.

  • Zona 1: 50% a 59%
  • Zona 2: 60% a 69%
  • Zona 3: 70% a 79%
  • Zona 4: 80% a 89%
  • Zona 5: 90% a 100%

Zona 1 e Zona 2

São zonas com cargas leves onde não geram altas adaptações fisiológicas, sendo utilizadas dentro do treinamento como aquecimento e ajuste técnico.

Zona 3 e Zona 4

São as zonas de treinamento mais importantes, sendo as mais eficientes no aumento de força e potência, obtendo-se melhor relação carga/velocidade. Alguns estudos apontam que carga de 75% de 1 RM geram o maior pico de potência do movimento. Portanto, dentro do planejamento deve-se concentrar maior parte dos ciclos nestas zonas objetivando a eficácia.

Zona 5

Nesta zona as cargas de trabalho são elevadas, o que prejudica a velocidade de execução do movimento, tornando o trabalho muito restritivo, sendo utilizada em períodos de teste.
Ficou claro como devemos trabalhar as cargas?!
Não deixem de frequentar as nossas aulas de Levantamento de Peso Olímpico. Em breve trarei mais dicas de treinamento para otimizar a sua performance no CrossFit.

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Benefícios do Performance Yoga

Você está em busca de uma modalidade de Yoga diferente, mais forte e dinâmica, que exercite o corpo inteiro e, além disso, melhore a concentração e reduza o estresse? O Performance Yoga, na Pulse, pode ser o que você procura!
Essa variação de Yoga é ideal tanto para quem aprecia a prática com meditação mas sente necessidade de algo mais intenso, quanto para atletas em busca do equilíbrio entre força, flexibilidade e destreza mental.
Para você saber mais, selecionamos alguns dos benefícios do Performance Yoga. Confira:

Facilita o emagrecimento

A prática do Yoga permite um controle maior sobre a ansiedade, fator que leva muitas pessoas a comerem mais consciência. Além disso, por se tratar de uma uma modalidade mais vigorosa, o Performance Yoga contribui também para o gasto calórico. O estímulo de glândulas (tireóide e paratireóide), massageamento de órgãos internos e também respiratórios que aumentam o metabolismo também contribuem para o emagrecimento.
Benefícios do Performance Yoga

Melhora do condicionamento físico

Durante a prática do Performance Yoga, muitas posturas — os ásanas — são combinados com respiratórios dos mais diversos e são executadas de forma dinâmica, favorecendo e contribuindo para a melhora do condicionamento físico do aluno. Isso, consequentemente, contribui na melhora do desempenho na execução das tarefas diárias ou outros esportes.

Fortalecimento muscular e flexibilidade

Pelo fato de os ásanas (técnicas corporais) serem praticados de maneira sequencial e mais rápida, combinados aos respiratórios, o Performance Yoga contribui para ter mais coordenação motora, fortalecimento do tônus muscular e melhora da flexibilidade.

Alívio de dores

Os ásanas do Yoga Antigo, adotados na prática do Performance Yoga, beneficiam a consciência corporal, fazendo com que o praticante tenha uma percepção maior sobre seus movimentos com o corpo. Com isso, é possível corrigir problemas posturais e evitar dores no corpo, decorrentes de vícios e maus hábitos posturais.

Controle da pressão arterial e batimentos cardíacos

Os ásanas (técnicas corporais) executados nessa modalidade são feitos de forma mais vigorosa, promovendo, além do fortalecimento muscular e melhora da flexibilidade, um bom trabalho aeróbico. Por conta disso, a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial e os batimentos cardíacos tendem a melhorar consideravelmente.
E então, gostou? Entre em contato com a nossa equipe e agende agora mesmo a sua aula experimental.

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Destinos para aproveitar a neve na América do Sul

O frio chegou ao Hemisfério Sul e, por causa das altas montanhas da Cordilheira dos Andes, muitos destinos para aproveitar a neve se encontram nos nossos vizinhos sul-americanos. Com preços mais atrativos que os Alpes europeus e as Montanhas Rochosas dos Estados Unidos, as cidades e estações de esportes de neve da Cordilheira são ótimas opções, que em nada deixam a desejar em diversão, beleza e adrenalina.
Então, que tal aproveitar a neve na América do Sul durante este inverno com toda a família? Confira a lista elaborada pela Ana Carolina, da nossa parceira SunLine Viagens e Turismo, e prepare os casacos!

Quando ir

Julho, Agosto e Setembro são meses com neve garantida . São três meses em que você pode aproveitar a temporada de neve no Chile e a temporada de neve na Argentina.

Onde ir

No Chile, escolha a estação de ski e snowboard de CHILLAN, a 400 quilômetros de Santiago. Para aproveitar a temporada de neve em Santiago, visite o Valle Nevado, a estação mais estruturada do Chile. São 42 pistas radicais para aqueles que querem descer uma montanha lisa que termina em um snowpark. Uma opção excelente para Famílias com crianças é FARELLONES , La você encontra todo tipo de diversão para a criançada , e o melhor é que fica somente há 30km de Santiago.
Na Argentina, dois destinos são excelentes: Bariloche e San Martin de los Andes. Para aproveitar a temporada de neve em Bariloche, visite a maior estação de ski e snowboard da cidade, o Cerro Catedral. É um dos maiores e melhores centros de esportes na neve do mundo. São 60 pistas com diversos níveis de dificuldade, além de um teleférico que leva você até o alto da montanha e proporciona uma vista lindíssima.
Destinos para aproveitar a neve na América do Sul
Em San Martin de los Andes, na região da Patagônia argentina, fica a estação de Chapelco, uma das mais charmosas do país. Em meio a montanhas e bosques, a estação apresenta ótima estrutura para turistas, sendo uma das mais visitadas da América do Sul. Restaurantes, bares, casas de chá e chocolate, além de um cassino, esperam você nesse paraíso gelado.