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Posso fazer alongamento todos os dias?

Por Adrianete Ramos
Sim! Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido. Mas para você conquistar os melhores resultados, é necessário ter cuidado com alguns detalhes.
O nosso corpo, cotidiano e estilo de vida acarretam em um desequilíbrio dos movimentos realizados por nossos músculos. Seja por meio consciente ou inconsciente, a quantidade de contrações que fazemos no nosso corpo é enorme e inversamente proporcional às descontrações. Por isso precisamos nos alongar para diminuir a sobrecarga durante movimentos simples da rotina diária – e isso vale até para os sedentários!
Para te ajudar a extrair o melhor da rotina de alongamentos, vou te dar 3 ótimas dicas:

  1. A intensidade dos exercícios de alongamentos não é proporcional à intensidade dos exercícios de força. Assim, se você for treinar forte os membros inferiores, o alongamento precisa ser suave. Potencialize seus resultados com um bom planejamento.
  2. Evite realizar alongamentos antes do seu treino de força, já que esticar o músculo reduzirá sua força. Antigamente se dizia que o alongamento aquecia o corpo. Um mito que a ciência do treinamento tratou de quebrar, já que apenas alongar não vai preparar efetivamente o corpo para o treino.
  1. Ao fazer alongamentos no pós-treino, tenha o cuidado com o tempo de duração em cada exercício e, também, com a amplitude desses exercícios: não exagere!

 
Sempre que precisar de orientação para alongar, procure um profissional de educação física.
Alongamento é qualidade de vida! Vamos alongar?

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Por que correr na rua?

Por Mario Rogerio, professor de corrida.
A corrida de rua é o esporte que mais cresce em todo o mundo. Por ser versátil e adaptável à rotina de qualquer praticante, ela vem ganhando inúmeros adeptos de diferentes idades e classes sociais. Para correr, basta ter um par de tênis! Seja no asfalto, grama, areia da praia ou barro, a corrida é unanimidade entre seus praticantes. São poucas as modalidades que possibilitam, diariamente, uma mudança de cenário e contato com a natureza. A socialização, o desafio e o calendário abundante de provas estimulam a prática e continuidade no esporte.
Se mesmo depois de ler tudo que escrevi, você ainda não se convenceu, eu vou começar a jogar pesado e te apresentar uma pequena parte dos INÚMEROS benefícios causados pela corrida de rua!
Vamos ao que interessa:

MELHORA DO CONDICIONAMENTO CARDIOVASCULAR.

Se você corre com frequência, certamente vai ficar menos cansado para realizar as tarefas do seu cotidiano. Melhorar a condição cardiovascular remete a diminuir o risco de problemas como AVC e hipertensão arterial. Se você quer mais saúde na sua vida, corra!

DIMINUIÇÃO PRESSÃO ARTERIAL E DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO.

Um coração mais forte precisa se esforçar menos para realizar o seu trabalho e não sucumbe aos problemas da nossa rotina atribulada. Correr controla a nossa pressão arterial e impede que o estresse nos vença. Se você deseja ter menos picos de pressão, aposte na corrida!

AUMENTO DA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DOS MEMBROS INFERIORES.

Você sabia que correr melhora a qualidade estrutural do teu osso? Osso mais forte = pessoa mais saudável!
Um dos grandes problemas enfrentados na melhor idade é a fragilidade mineral óssea. Com o passar do tempo, é natural perder massa muscular e massa óssea, acarretando risco de quedas e dependência funcional. E o que é DEPENDÊNCIA FUNCIONAL, PROFESSOR? Nos tornamos dependentes para realizar tarefas mais simples, como ir ao banheiro, sentar à mesa, comer… Portanto, se você quer envelhecer de forma saudável, corra!

 
Agora que você já entendeu o quanto a corrida de rua é legal e estimulante, vou te dar algumas dicas:

  • Utilize roupas confortáveis que te permitam liberdade para se movimentar.
  • Utilize tênis e meias CONFORTÁVEIS que deixem a prática da corrida ainda mais agradável.
  • Antes de iniciar a sua corrida, prepare o seu corpo para o movimento. Faça aquecimento com exercícios educativos, movimentos de mobilidade e alongamentos dinâmicos.
  • Inicie devagar, foque na sua respiração e curta o exercício. Para os novatos, cada quilômetro é uma grande conquista. Não precisa acelerar sempre, basta não parar.

 
Depois de citar vários benefícios e te dar dicas de correr, vai um conselho bastante interessante: siga uma planilha de treinos, pois isto irá fazer com que seus treinos se tornem mais específicos, auxilie no seu objetivo e evite que você se desgaste com treinos em excessos.

E aí, vamos correr?

A gente te ajuda! Na Pulse, nós temos aulas de Running todos os dias da semana e ainda contamos com um longão no final de semana para potencializar ainda mais seus treinos. E, para que você se sinta ainda mais tranquilo em sua corrida, contamos com apoio de segurança motorizada durante todo o percurso. A planilha de treinos fica por nossa conta e você só precisa nos contar qual o seu objetivo e onde você quer chegar! Vem com a gente #PulseSeuMelhor.