fbpx

Aprenda 5 dicas para melhorar sua disposição no dia a dia

Neste momento distinto, onde uma pandemia nos força a ficarmos em casa em nome do cuidado com o próximo, a disposição para cumprirmos as nossas rotinas de tarefas diárias parece não vir de maneira tão adequada. 

Seja o home office, o cuidado com a casa ou as nossas atividades físicas, tão boas para a saúde (inclusive aumentando a nossa imunidade).

Por isso, se paramos aqui algumas dicas práticas para você começar a ter mais disposição no seu dia-a-dia, ainda mais em casa.

Quer descobrir como? Continue lendo.

1. Tenha um sono regular

O nosso corpo precisa de pelo menos 6 a 8 horas de sono por noite para poder se recuperar. 

O quê? Só à noite? Isso mesmo! 

O nosso organismo funciona como um “relógio”, chamado de “ciclo ou ritmo circadiano”. Ele é um dos responsáveis pela regulação de todo o ritmo do nosso corpo, desde as reações químicas, físicas, até as psicológicas.

Entre outros fatores, esse ciclo sofre influência da luz, pois ela causa uma excitação fisiológica e sinaliza que “é dia” para o seu cérebro. 

ciclo circadiano
Imagem por Zenit Design

A própria Associação Brasileira do Sono recomenda que a gente não use celulares, computadores ou TV 1 hora antes do horário de dormir.

Então, aquela leitura no celular, uma conversinha no Whatsapp ou uma passadinha pelo Instagram, podem fazer com que a nossa qualidade do sono seja afetada.

Portanto, reserve um momento anterior ao de ir para cama, para que você possa realizar essas tarefas ou hobbies. E, quando chegar a hora de ir dormir, desligue a internet, solte o celular e garanta uma boa noite de sono.

Então, vamos combinar? Leia, ouça uma música calma antes de dormir, para ajudar a relaxar e nada de celular ou luzes fortes na hora de dormir. Ao acordar, você se sentirá com muito mais disposição.

2. Tenha uma alimentação mais saudável

Não precisamos ser perfeitos, mas seguir uma alimentação relativamente balanceada vai turbinar o seu dia e a sua disposição para qualquer que seja a sua tarefa.

Além disso, procurar um nutricionista vai fazer com que a nossa relação com a comida seja bem melhor para ajudar na disposição do dia a dia.

Devemos manter uma alimentação de acordo com as pirâmides alimentares. A brasileira aborda a seguinte composição, de acordo com o Ministério da Saúde:

pirâmide dos alimentos no brasil
Imagem por Catraca Livre

Porém, a ingestão de água e líquidos não está inserida na pirâmide, mas é necessário que façamos o consumo adequado, que seria em torno de 2 litros por dia.

Dentre esses alimentos, podemos destacar o papel do ferro e da vitamina D, como fontes que vão elevar a sua disposição.

E, claro. Para te ajudar a ter a melhor alimentação possível, fizemos uma pequena lista do que você pode comer para aumentar seu ânimo:

  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum
  • Bacalhau
  • Ovos
  • Queijo cheddar
  • Manteiga

Mas, também, não podemos esquecer de um ótimo recurso ergogênico, o bom e velho cafezinho

Pois, a cafeína contida nele (ou em alguma suplementação) irá fazer com que o seu dia comece bem, fazendo com que possamos ficar mais focados, concentrados e dando um up na disposição para o seu dia.

3. Reserve um tempo para atividades prazerosas 

Nada como fazer aquilo que nos faz bem!

Atividades relaxantes liberam hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e elevam a nossa disposição.

Por isso, escolha uma opção que seja adequada a sua rotina, ao seu gosto, ou aventure-se, encare um novo desafio. 

Você pode ler um livro, aprender a cozinhar, cantar, dançar, olhar uma paisagem ou aprender a tocar um instrumento musical. 

Pois, esses tipos de atividades, entre outras, podem gerar a criação de novos neurônios e reforçar as ligações entre eles, melhorando nossa capacidade cognitiva e motora, levando você a um melhor desempenho nas atividades e ativando um mecanismo chamado de “sistema de recompensa”.

Esse sistema é ativado por atividades que geram prazer, pois é liberado um importante neurotransmissor do sistema nervoso central, chamado dopamina, que é relacionado as sensações de bem-estar.

Portanto, quer elevar essa disposição? Escolha atividades prazerosas.

4. Faça atividades físicas

Agora sim. Somos suspeitos para falar isso, mas aqui vem a melhor dica para turbinar sua energia!

A recomendação da OMS é de 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana para, adultos. 

Mas, sendo objetivos, fazer exercícios físicos vai gerar um “ciclo de recompensa”, como citado anteriormente. 

Pois, cada meta cumprida, ou a tentativa de dar o seu máximo para cumpri-la, a prática de atividades leves, moderadas ou intensas, em qualquer idade ou quantidade, vai desencadear uma cascata de liberação de substâncias

E aí vemos novamente a nossa “amiga” dopamina sendo usada novamente para gerar essa sensação de prazer.

Você também pode gostar:

opcao2Powered by Rock Convert

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente