fbpx

Saiba 4 benefícios da musculação que não são tão falados

O treinamento de força ou treinamento resistido, conhecido popularmente como musculação, é uma prática difundida e estudada nos quatro cantos do planeta. Hoje, encontramos academias ou centros de condicionamento físico por todos os cantos e é provável que você faz o uso desta prática ou já praticou em algum momento da sua vida.

E quais são os benefícios da musculação?

Os benefícios da musculação estão entre os mais diversos. Dentre tantos aspectos positivos, podemos citar alguns como o aumento de massa muscular, o ganho de força e de resistência muscular, as melhorias estéticas, as correções posturais, o ganho de performance nos esportes e tantos outros.

Já existe muito conteúdo sobre essas temáticas aqui na web. Logo, o objetivo deste texto é te apresentar benefícios que são pouco divulgados e que provavelmente você não conhecia. Vamos lá?

#01. Auxilia na angiogênese: formação de novos capilares sanguíneos

A angiogênese nada mais é do que a resposta a um estresse fisiológico que o nosso organismo sofreu, aumentando, por consequência, a quantidade de capilares sanguíneos. Simplificadamente, quando o nosso coração bombeia mais sangue, para suprir as necessidades que o nosso corpo tem durante a prática de exercícios, as paredes dos nossos vasos sanguíneos sofrem uma “perturbação” e, na tentativa de não sofrer com tal perturbação o nosso corpo se adapta gerando mais capilares.

Este mecanismo é de grande valia no processo de emagrecimento, pois fará com que existam mais “caminhos” (ou capilares) que levam oxigênio e gordura às mitocôndrias, que são os locais do nosso organismo onde ocorre a “queima de gordura” (ou oxidação dos ácidos graxos).

A angiogênese também contribui no controle da pressão arterial atuando diretamente no endotélio (parede do vaso sanguíneo) e reduzindo, consequentemente, a resistência vascular periférica. O raciocínio para compreender esse processo é bem simples.

Pense comigo: se uma quantidade de sangue passa pelos capilares com determinada pressão, quanto maior for o número de capilares, menor será a pressão, pois ela será dividida nesses novos capilares que foram formados.

#2. Auxilia no combate à depressão

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS): a depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.

Ela se configura como um problema de saúde ao nível mundial e, infelizmente, é responsável por uma parcela considerável no número de óbitos em todo o planeta. Os sintomas relacionados a depressão também se conectam a outros problemas de saúde, como o aumento no risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Os seus principais tratamentos estão associados ao uso de medicamento e de terapia psicológica. Todavia, o exercício físico vem se tornando um aliado importante nessa luta contribuindo para melhorar os sintomas depressivos, ainda mais por não oferecer efeitos colaterais e ser acessível.

Os estudos científicos apontam que os efeitos do treinamento resistido são mais significativos na redução dos sintomas daqueles indivíduos que apresentam níveis depressivos mais elevados. Em conclusão, a musculação é capaz de reduzir sintomas como o mau-humor, perda de interesse e sentimentos de inutilidade.

Diversas variações de treino foram benéficas, contudo, aquelas que eram três vezes por semana, que foram supervisionadas por profissionais competentes e com duração inferior a 45 minutos foram as que surtiram maior resultado, reforçando ainda mais a importância de escolher um local de excelência para treinar.

banners rocket pulsePrancheta 3

#03. Auxilia no tratamento da fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principal sintoma a dor musculoesquelética generalizada. Outros sintomas que as pessoas com fibromialgia apresentam são: fadiga, distúrbios do sono, depressão e ansiedade. É uma condição patológica que ainda não possui cura, mas que é possível fazer uso alguns recursos como medidas paliativas, sendo o exercício físico um deles.

Nesse contexto, a musculação pode ser uma prática benéfica se você deseja amenizar tais sintomas. As pesquisas indicam que o treinamento resistido é capaz de reduzir os níveis de dor, de fadiga, de depressão e de ansiedade, bem como o número de pontos sensíveis à dor.

O treinamento resistido também pode proporcionar o aumento de força e de capacidades funcionais por meio dos seus exercícios, justamente porque os indivíduos não estavam habituados a esforços físicos devido à dor que antes era um fator impeditivo.

Os protocolos de treinamento utilizados com esse fim também foram diversos. Alguns tiveram duração de três semanas, outros duraram vinte e uma semanas, com sessões realizadas duas vezes por semana, com intensidades iniciais de leve à moderada, variando o número de repetições entre 4 a 20.

#04. Auxilia nas melhorias de funções cognitivas

Não são apenas as características físicas que são afetadas com o envelhecimento, o nosso cérebro e as funções cognitivas também são. A cognição é uma função psicológica que se relaciona com alguns processos como a atenção, a memória, o raciocínio, o pensamento e afins. Como esses processos são indispensáveis para a sobrevivência, vale a pena investir em atividades que preservem o seu bom funcionamento.

Como a musculação contribui para a preservação e aumento da força muscular e massa muscular, sua prática pode desencadear processos neurobiológicos benéficos, podendo ser cruciais para um envelhecimento saudável que inclui a preservação do cérebro e da cognição. A prática de treinamento resistido produz menos lesões e menor atrofia da substância branca, o que corresponde a um cérebro mais conservado e que tende a funcionar melhor.

Viu como o treinamento de força pode te presentear com os benefícios mais diversificados para a sua saúde? É claro que você pode procurar uma academia para praticar musculação simplesmente por questões estéticas, por querer ficar mais forte ou por ter como objetivo o emagrecimento. Não há nada de errado nisso. Mas note que os benefícios que a musculação abrange vão além desses pontos.

E é exatamente por isso que a procura por centros de condicionamento físico, como as academias, só aumenta. Cada vez mais as pessoas estão se informando e conhecendo os privilégios que a prática regular de exercício físico oferece ao corpo e à mente.

Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Uma resposta em “Saiba 4 benefícios da musculação que não são tão falados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente