fbpx

Veja como a Bike Indoor pode elevar a sua saúde física e mental

As aulas de bike indoor são realizadas em uma bicicleta estacionária que simulam um treino de ciclismo de rua, e, através do controle das técnicas utilizadas e intensidade do treino, proporciona ao praticante o aumento da sua capacidade cardiorrespiratória, bom como todos os outros benefícios oriundos da prática regular de uma atividade física. Trazemos para a sala de aula as experiências de quem pedala na rua, com treinos de montanha, terreno plano, treinos intervalados com fugas de velocidade e variações de carga,

Pedalar sem sair do lugar pode até parecer uma atividade entediante, mas quando preparada por profissionais capacitados, o treino pode ser muito divertido, motivador e trazer uma série de benefícios para você. A música nas aulas de bike indoor é um dos fatores que contribui para o grande interesse dos alunos, a musicalidade é muito motivadora, são capazes de lhe inspirar e transmitir sensações desafiadoras.

A principal fonte de energia vem do metabolismo aeróbio, sendo assim excelente para melhorar o condicionamento cardiovascular e também auxilia no emagrecimento.

Mas afinal, quem idealizou o Bike Indoor?

Bike Indoor ou Spinning foi idealizado pelo ciclista Johnathan Goldberg, ou Johnny G, que trouxe para dentro das salas o conceito de ciclismo outdoor (cadência, biomecânica, fisiologia e técnicas), aliada as animadas músicas e muita energia em grupo.

As aulas são divididas de forma que atendam os principais objetivos fisiológicos utilizados no treinamento de rua: endurance, resistência de força e intervalados (aeróbios, anaeróbios e mistos).

Qualquer pessoa pode praticar Bike Indoor?

SIM! Desde que não tenham restrição médica para a prática de exercícios, estão sim liberadas para participar da aula. E por ser uma modalidade de baixo impacto, nos permite treinar com vários estímulos e com um bom desempenho e baixo índice lesivo.

No início é possível encontrar certa dificuldade para acompanhar o treino, pois a aula requer um bom condicionamento cardiorrespiratório e muscular, mas te darei algumas dicas!

#01. Faça a aula!

Comece fazendo o que você consegue fazer (chega a ser redundante, mas o caminho é esse mesmo), respeitando os seus limites, se ficar cansado diminua a carga, pedale mais devagar… MAS NÃO PARE, NÃO DESISTA! Gradualmente o seu corpo vai se adaptando, melhorando o condicionamento e quando perceber você estará fazendo toda a aula.

#02. Condicionamento

Esqueça essa história de querer melhorar seu condicionamento antes de enfrentar uma aula de bike indoor. Sua condição física terá que melhorar sim, mas busque por isso na própria aula.

Mas se você está querendo vencer o desânimo, mas não tem ideia do tipo de exercício lhe trará bons resultados, veja os principais benefícios da modalidade bike indoor.

Como é feito o treino de Bike Indoor?

Os treinos de bike indoor são geralmente feitos entre intensidades de 65 a 90% da frequência cardíaca máx., que de acordo com ACSM (Americam College Of Sports Medicine) proporcionam um treino cardiorrespiratório eficiente, trazendo benefícios como a redução da pressão arterial, aumento do HDL (colesterol bom), diminuição do colesterol total, diminuição da frequência cardíaca de repouso, maior mobilização e utilização da gordura corporal.

Esse tipo de treino fortalece o coração e proporciona uma circulação melhor do sangue. Por isso, esse treino aeróbio torna-se um aliado poderoso para obter qualidade de vida.

Os treinos quando acompanhados de uma alimentação saudável, podemos ter uma melhora na definição muscular, consequentemente o aumento da massa magra e diminuição da massa gorda total. Embora não se consigam grandes aumentos de massa muscular, podemos alcançar uma massa magra mais forte e mais resistente.

Se você tem dificuldade de sair do sofá e começar a treinar, saiba que essa modalidade será uma das suas grandes aliadas, por apresentar um ambiente descontraído e acolhedor para que você encontre vontade de se exercitar e alcançar seus objetivos o mais rápido possível.

banners rocket pulsePrancheta 3

Quais os benefícios do Bike Indoor?

O treino de bike indoor ajuda ainda na liberação de endorfinas, proporcionando uma sensação de bem-estar e de “missão cumprida” após a aula. Não se têm somente benefícios físicos, mas também efeitos emocionais terapêuticos. Realizar exercícios nessas condições e num ambiente de grupo é motivante e faz-nos sentir energizados, aumentando sua motivação para manter-se cada vez mais ativo.

A modalidade de bike indoor faz com que o organismo libere substâncias que relaxam o corpo e que promovem uma sensação de prazer. É uma maneira fantástica de se desconectar do mundo, entrar em uma reflexão profunda com o seu corpo e ter um ambiente propício para atrair boas energias. Normalmente, as salas são ambientes com iluminação especial e músicas ideais para que você consiga desfrutar da liberdade de superar cada desafio ao longo do treino.

Pedalar é uma maneira de manter a saúde ok. Esse tipo de exercício de forma moderada deixa as células do sistema imunológico mais ativas, prontas para lutar contra infecções. Aqueles que se exercitam regularmente têm um risco significativamente inferior de ter algum acidente vascular, diabetes tipo 2, pressão alta e obesidade.

Você já parou para pensar que o ciclismo indoor é uma atividade onde se perde peso sentado? Pessoas que querem e precisam emagrecer, muitas vezes procuram atividades que naquele momento não são ideais, pois estão acima do peso.

Sendo assim, pedalar torna-se mais seguro devido ao baixo impacto nas articulações, preservando-as. E melhor ainda, pedalar regularmente vai ajudar a fortalecer o seu sistema cardiovascular, permitindo que o seu coração e pulmões trabalhem com mais eficiência obtendo mais oxigênio onde for necessário e de forma mais rápida.

Dica Bônus!

A taxa metabólica do corpo não é aumentada apenas durante o treino, mas ela se mantém alta durante várias horas após o treino ter sido concluído. Pensando ainda na questão da vaidade, o treino indoor é perfeito para quem quer tonificar a musculatura de um jeito eficiente e prazeroso. Pernas, glúteos, abdome e lombar, por exemplo, são bastante trabalhados durante as aulas, favorecendo o fortalecimento.

E ainda quando pensamos no emagrecimento, a modalidade nos ajuda, pois em média gasta-se de 400 a 600 calorias por aula, com duração média de 45 a 50min. Está preparado para iniciar o seu treino?

Se gostou do conteúdo, confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente