fbpx

Como escolher a modalidade física mais adequada para mim?

Que a prática de atividades físicas regulares trazem muitos benefícios para saúde, isso já sabemos.
Porém um dos fatores que fazem as pessoas desistirem ou, até, nem pensarem em entrar em uma academia, é não saber ao certo qual modalidade física fazer.
Então, para ajudar você a fazer essa escolha, elencamos algumas dicas que vão fazer você ter um norte. Então acompanha aí!
 

Descubra qual é o seu perfil comportamental

Teste DISC
O DISC é um teste simples aplicado geralmente por psicólogos com a finalidade de classificar a predominância do comportamento Dominante, Interativo, Estável ou Cauteloso nas pessoas.
 
Conhecendo o seu perfil, você consegue escolher a modalidade física ideal com muito mais facilidade.
 
Pessoas com o perfil interativo vão gostar de atividades coletivas como:
 

  • TRX
  • BodyPump
  • BodyJam
  • Corrida

 
Já pessoas com o perfil dominante vão se interessar por atividades mais competitivas como:
 

  • Corrida
  • Crossfit
  • Bike Indoor

 
Pessoas com o perfil estável, geralmente são calmas, então algumas das atividades que são perfeitas para elas são:
 

  • Alongamento
  • Pilates
  • Yoga

 
Por último, mas não menos importante, o perfil cauteloso busca precisão, então nada melhor do que um treinamento individualizado na musculação, não é mesmo?
 

Entenda qual o seu objetivo na academia

 
Cada modalidade física oferecida pela Academia tem uma essência, ou seja, uma característica que nenhuma outra tem.
 
Essa essência se manifesta por meio do material utilizado na aula, pelo ambiente em que a aula acontece (outdoor ou indoor, por exemplo) ou pelo resultado que ela proporciona.
 
Se você quer um corpo com musculoso, melhorar a força ou a sua resistência, escolha atividades como:
 

  • Musculação
  • TRX
  • BodyJump

 
Já se o seu foco é no bem-estar geral e na melhoria da postura, as modalidades físicas que melhor se encaixam são:
 

  • Pilates
  • Alongamento
  • Yoga

 
Caso você seja do tipo que gosta de treinar cárdio e se divertir ao mesmo tempo, as modalidades de dança serão perfeitas para você, como:
 

  • Pulse Dance
  • DDOIS
  • BODYJAM

 
Se sua intenção é se desafiar buscando a melhoria da sua performance, emagrecimento ou a sensação de treinar como atleta
 

  • Experimente
  • HIIT
  • Scape
  • Corrida

 

Seja curioso

curiosidade
Ouvir o relato dos praticantes de uma modalidade física sobre que tipo de benefícios ela proporciona para eles, assistir uma aula ou ainda conversar com o professor sobre suas expectativas e objetivos antes de fazer a primeira aula te ajudarão a entender se a modalidade é ou não para você.
 

Respeite a sua individualidade

 
Isso implica achar um equilíbrio entre o que o seu corpo precisa, no momento, e o que você quer fazer.
 
De forma bem geral, se você tem necessidades muito específicas, é necessário ter uma conversa franca com o seu avaliador físico e com o professor da modalidade física que você tem interesse para saber se ela vai trazer os benefícios que você imagina.
 

Arrisque-se

 
Ninguém nasceu sabendo fazer qualquer coisa.
 
Jamais permita que o medo de errar, lhe impeça de fazer algo que você realmente quer.
 
A prática e a constância sempre lhe levarão a melhores experiências e resultados. Seja gentil com você mesmo.
 
Por outro lado, não pense que você precisa fazer uma modalidade para sempre. A qualquer momento você pode mudar de objetivo, de necessidade, de gosto. Nunca é tarde para começar algo novo.
 

Conclusão

 
Escute o seu corpo e o seu coração, conecte-se com o seu objetivo e abra-se para viver experiências que lhe deixarão ainda mais feliz e saudável.

opcao2Powered by Rock Convert

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente