fbpx

Como ganhar massa magra? 6 dicas certeiras que vão te ajudar

Quantas e quantas vezes nos mantemos na linha nos treinos e, mesmo assim, não sentimos nenhuma diferença na manga da camisa ou a legging continua vestindo do jeitinho que era antes?

O famoso processo de ganhar massa magra não é tão simples quanto parece.

Por isso, neste post vamos te mostrar como ganhar massa magra com base em 3 pilares fundamentais e 6 dicas certeiras para você começar hoje.

Vamos lá?

Pilar de Alimentação

alimentação saudável
Foto de Polina Tankilevitch no Pexels

Aqui vamos te mostrar algumas orientações básicas de como mudar o seu comportamento com a comida.

Lembre-se, para que você tenha uma orientação assertiva e individualizada para o seu objetivo, deverá procurar o serviço de um profissional da área.

1. Não subestime o gasto calórico

Para entender como ganhar massa magra, precisamos conhecer o temido superavit calórico.

Ao contrário do déficit calórico, estratégia muito conhecida e utilizada no processo de emagrecimento, o superávit calórico é o consumo de uma quantidade de calorias superior as que você utiliza ao final de todas as suas atribuições diárias.

Ou seja, é consumir mais do que gasta.

Porém, não são só flores! A intensidade do seu treino está intimamente relacionada com esse cálculo calórico, não esqueça disso.

2. Equilibre o consumo de calorias

Entendemos que consumir mais calorias é essencial, certo?

Então é só eu me entupir de comida para ganhar mais do que eu gasto, que vou ter meus tão sonhados músculos?

Calma, não é assim que a banda toca.

O tipo da caloria que ingerimos é fundamental para o nosso equilíbrio nutricional.

As 500kcal que você ingere em um lanche gorduroso e altamente industrializado não possuem o mesmo peso das 500kcal de uma refeição bem distribuída em proteínas, carboidratos e gorduras.

Para não errar nessa distribuição e entender o que é melhor para o seu corpo, não deixe de procurar um nutricionista.

Ele encaminhara uma dieta voltada especialmente as necessidades do seu organismo.

É um tiro certeiro!

3. Equilibre seu prato

Estamos cansados de saber que para construir músculos fortes, o consumo de proteínas precisa ser superior as demais fontes de energia.

Porém, não adianta encher o prato de frango achando que vai crescer da noite para o dia e negligenciar os nutrientes que o seu corpo realmente precisa.

Pois, uma dieta equilibrada e bem estruturada é fundamental para que você obtenha um resultado sólido e consistente.

Enquanto não entendermos que o seu músculo precisa ser nutrido adequadamente para que possa sustentar suas funções básicas e ainda consiga iniciar o processo de hipertrofia, não sairemos do lugar.

4. Alimento certo na hora certa

Vamos jogar uma verdade na mesa: comer uma besteira só porque treinou bem não pode se tornar sua maior recompensa.

Até porque, no final a conta não bate.

A nossa alimentação pré e pós exercício é essencial para o ganho de massa muscular.

O carboidrato é a nossa primeira fonte de energia, então, escolher uma alimentação rica em carboidratos de rápida absorção é uma opção certeira para um bom pré treino.

Logo em seguida, cerca de 40 minutos após um treinamento vigoroso, seu músculo começa a clamar por comida.

Esse é o melhor momento para nutri-lo, por isso, aproveite para abastecer seu corpo com uma alimentação rica em proteínas e sinta-se cada vez mais forte!

Pilar de Treinamento

treinamento
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

O treinamento é a base de todo o processo.

Montar uma planilha nutricional é fundamental, mas sem os estímulos apropriados para que o seu músculo consiga se desenvolver, não existirá progresso.

Por isso, vamos às dicas.

5. Evolua nos treinos

Treinar 3 vezes na semana durante 40 minutos não vai te proporcionar uma evolução tão rápida em relação ao que o seu corpo é realmente capaz de suportar.

Pois, para que as reações químicas aconteçam dentro do seu músculo, ele deverá passar por um estresse metabólico mais alto do que o habitual.

Estamos falando de construção de tecido muscular, e, para que isso ocorra, os níveis de intensidade do seu treinamento deverão estar alinhados ao seu objetivo central.

Você dá conta!

6. Mude o estímulo

Mesmo com toda a sobrecarga física, o nosso corpo continua sendo uma das máquinas mais adaptáveis que existe.

Com poucas repetições do mesmo treino, conseguimos aprimorar nossa força e suportar cargas que antes pareciam impossíveis.

No entanto, para que essa adaptação não se torne outro obstáculo, é preciso estruturar uma periodização de treinamento voltada exclusivamente ao seu objetivo.

Um programa de treinamento com estímulos variados, com o intuito de driblar a adaptação do seu organismo e transformar cada treino em uma experiência única.

Para mais informações sobre como montar uma periodização de treinamento, procure o serviço de um profissional de educação física.

Pilar do Descanso

descansando
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Mais do que nunca você deverá respeitar os limites do seu corpo.

Por vezes, a pressa de aumentar 1 cm em um determinado músculo é tanta que acabamos nos excedendo na intensidade, e principalmente no volume do treino, tentando transformar uma semana em um dia.

Aqui, você entrará no jogo do progresso e passará por pequenas mudanças, uma de cada vez, seguindo por um caminho saudável e sem muitas restrições.

Só não esqueça que o repouso não é opcional, ele faz parte do processo.

Qualquer um é capaz de ganhar massa magra?

Qualquer pessoa tem a capacidade de alcançar a hipertrofia muscular, basta dedicação, constância nos treinamentos, e atenção aos fatores nutricionais mencionados acima.

O tempo que irá levar para alcançar o resultado desejado vai depender única e exclusivamente do empenho e do objetivo de cada um.

Não existe ninguém igual a ninguém, e o seu organismo é um universo único, e a maneira que ele responde a um estímulo, seja por uma dieta ou por um treino, são totalmente diferentes que de qualquer outra pessoa.

Por isso, aceite o seu ambiente e não se compare com ninguém.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente