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4 exercícios para eliminar gordura de forma eficiente

Um dos maiores problemas relacionados à saúde pública que enfrentamos é a “obesidade”.

Ela é o excesso de tecido adiposo no corpo que afeta negativamente a saúde daquele que se encontra nessa situação.

De fato, existem pessoas que possuem pré-disposição genética para tal doença e que sofrem com disfunções em seus metabolismos.

Mas, os altos níveis de inatividade física e sedentarismo estão relacionados a inúmeros malefícios que afetam o bem-estar físico e psicológico.

Por isso, neste post vamos mostrar 4 exercícios que vão te ajudar a eliminar gordura de forma eficiente.

Vamos lá?

4 exercícios simples que vão te ajudar a eliminar gordura

1. Musculação

musculaçao
Foto de The Lazy Artist Gallery no Pexels

A musculação é uma peça fundamental para quem busca emagrecer com qualidade.

Pois, além de ter poder para diminuir o percentual de gordura corporal, contribui na melhoria das capacidades físicas como:

  • força;
  • resistência;
  • agilidade;
  • potência;
  • coordenação;
  • equilíbrio;
  • velocidade;
  • flexibilidade.

Possuindo, também, um papel fundamental na prevenção de lesões.

Então, imagine uma pessoa sedentária, que não pratica exercício físico há anos e que decidiu perder peso correndo na rua.

Devido às obrigações do cotidiano, ela pode apresentar algumas
disfunções musculares, como:

Músculos mais fortes do que outros, músculos encurtados ou alongados excessivamente, além da baixa quantidade de massa muscular, causando um quadro de instabilidade e mal funcionamento das articulações, por exemplo.

Portanto, fica claro a necessidade de corrigir esse padrão alterado, por meio do treinamento resistido, para que lesões não acometam tal pessoa.

No entanto, se você não gosta de exercício aeróbico, o famoso “cárdio”, não se preocupe, porque a eficácia da musculação no processo de emagrecimento é comprovada pela ciência há tempos.

Uma gama de populações como adultos, idosos, homens, mulheres, diabéticos, obesos, mulheres na pré-menopausa, são responsivos e podem se beneficiar direta ou indiretamente, pois a o simples fato de incluir treinos em sua rotina irá auxiliar na manutenção da massa magra, da dieta e do peso a longo prazo.

Estímulos com alto volume e intensidades moderadas à altas, nesta modalidade, tendem a ser mais efetivos para a perder peso, porém, busque sempre um bom profissional de educação física para prescrição de um programa de treinamento individualizado, uma vez que cada ser possui suas particularidades.

2. HIIT

hiit
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

A sigla HIIT significa treinamento intervalado de alta intensidade, ou seja, são exercícios que vão demandar muito esforço físico e que são realizados com pausas (ativas ou não).

Existem diversos protocolos, mas, por necessitar de um estímulo de alta intensidade, a duração de cada estímulo será curta, questão de segundos a pouquíssimos minutos e, devido às pausas, o praticante consegue realizar o processo repetidamente.

Quando queremos diminuir o percentual de gordura, utilizar o HIIT torna-se uma estratégia muito válida e amplamente respaldada pela literatura científica.

O diferencial desta modalidade é que a sua duração é curta e os resultados são tão significativos quanto o exercício contínuo de intensidade moderada.

Em outras palavras, se você não tem tempo para passar dezenas de minutos na esteira, por exemplo, a utilização do HIIT, que pode ser concluído em poucos minutos, te beneficiará tanto quanto.

Contudo, por se tratar de um exercício de alta intensidade, nem todos vão ter respostas afetivas positivas.

Além disso, indivíduos destreinados precisam de mais atenção, uma vez que podem apresentar alterações no sistema cardiovascular e/ou articular, ficando evidente a necessidade de um médico especializado nesse processo.

É possível manipular as variáveis do HIIT, como:

  • a intensidade do estímulo;
  • duração do estímulo;
  • intensidade do intervalo;
  • duração do intervalo;
  • número de vezes a ser realizado;
  • categoria do exercício.

Sendo assim, você pode realizar o treino intervalado de alta intensidade em uma esteira, na rua, na bicicleta ou com exercícios utilizando somente o peso do corpo.

3. SIT e RST

sit e rst
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

O SIT, Sprint Interval Training, possui metodologia semelhante ao do HIIT, com a principal diferença na intensidade.

Esse tipo de treino vai exigir maior esforço no momento de estímulo,
no caso, o seu máximo, e por isso apresentará um tempo menor que o HIIT.

Costuma ser prescrito com estímulos de 30 segundos intercalados com 2 a 4 minutos de intervalo para recuperação.

Já o RST, Repeated Sprint Training, também apresenta estímulos na máxima intensidade realizável, porém por um período ainda mais curto, 3 a 7 segundos, e intervalos também mais curtos, por volta de 60 segundos ou menos.

4. Aeróbico contínuo de intensidade moderada

treino aeróbico
Foto de Nathan Cowley no Pexels

O exercício físico é bem democrático no que tange seus resultados aplicados ao emagrecimento.

Caso não goste ou não esteja apto a realizar atividades em altas
intensidades, trabalhar em uma zona moderada também te trará ótimos
resultados.

A diferença está na duração de cada tarefa, onde aqui se faz necessário passar mais tempo.

Por isso, a dica está na escolha de uma atividade que te proporcione prazer.

A corrida de rua é uma das atividades mais praticadas por todo o mundo, mas se não for do seu gosto você pode experimentar outra atividade aeróbica, como o spinning, o simulador de escadaria, a natação ou a dança.

Conclusão

Não é preciso escolher uma modalidade de exercício e torna-la um “deus” em sua vida.

Todas possuem suas vantagens e particularidades, e a prática de uma não atrapalha a outra.

Pelo contrário, se bem planejada, a introdução dessas modalidades em conjunto impulsionará ainda mais suas melhorias de saúde, bem-estar e estéticas.

Lembre-se que os benefícios do exercício físico são vistos com mais esplendor quando praticados de forma crônica.

De nada adiantará realizar “o melhor treino do mundo” e depois
de um ou dois meses abandoná-lo.

Por isso, fique à vontade para vivenciar diversas práticas corporais e encontrar uma que se encaixe.

E sempre procure dialogar com um bom profissional de educação física, pois ele te instruirá a potencializar os seus ganhos com máxima segurança.

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