fbpx

HIIT: saiba o que é e quais seus benefícios no treino intervalado de alta intensidade

O HIIT, conhecido como high intensity interval training, é um treino com intervalos curtos de exercícios de alta intensidade intercalados com períodos de recuperação.

Por ser uma modalidade de alta intensidade, o HIIT é capaz de promover resultados mais rápidos em menos tempo.

Para a promoção benéfica de um treino intervalado de alta intensidade, a orientação de um profissional de educação física é extremamente necessária para diminuir os riscos de lesões e outros ajustes feitos referentes a cada aluno.

Quais são os benefícios do HIIT?

O treino HIIT pode ser adaptado e aplicado aos vários níveis de condicionamento físico dos seus praticantes, incluindo indivíduos com condições físicas mais específicas ou grupos especiais como diabetes, patologias cardíacas e excesso de peso. Os benefícios são inúmeros, tais como:

  1. Aumento do metabolismo;
  2. Favorecimento do processo de queima de gordura, diminuindo o percentual de gordura corporal (em torno de 25 a 30% mais calorias que treinos de resistência, ciclismo indoor ou corrida, de acordo com um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research);
  3. Melhora do condicionamento físico;
  4. Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
  5. Regula a pressão arterial;
  6. Aumento da captação de oxigênio.

Portanto, o treino intervalado de alta intensidade, como as outras atividades físicas, vai contribuir para a diminuição do estresse, no aumento da disposição, melhora a resistência muscular e entre outras vantagens.

Para que todos possam aproveitar os benefícios do HIIT, o reforço da orientação de um profissional de educação continua sendo necessário para que o treino seja adaptado para cada aluno de forma individual gerando bem-estar para o praticante.

Como praticar o HIIT de forma correta?

A prescrição dos exercícios do treino intervalado de alta intensidade tem um leque que podem ser direcionados a diferentes públicos e/ou objetivos. Normalmente, é indicado que o exercício realizado em alta intensidade deva ser executado por cerca de 30 segundos a 1 minuto e depois a pessoa deve realizar repouso pelo mesmo tempo, que pode ser passivo, ou seja, parado, ou ativo, em que o mesmo movimento do exercício é realizado, porém em uma intensidade mais baixa.

O treino HIIT é infinitamente variável, pois a sua prescrição exige o controle de diversas variáveis de treinamento, tais como a intensidade, duração, período de recuperação e respetiva duração, o tipo de modalidade, o número de repetições, número de séries e a intensidade dos períodos de recuperação no qual promovem adaptações fisiológicas agudas.  

Apesar de ser mais utilizado nos treinos aeróbicos, principalmente corrida e bicicleta, o HIIT também pode ser aplicado para os exercícios anaeróbicos, como a musculação.

Aliás, o treino intervalado de alta intensidade pode ser aplicado nos treinamentos funcionais, em que os exercícios trabalham todos os músculos (como um treino fullbody), sendo realizado em intensidade mais elevada e melhorando o condicionamento físico.

Fora isso, outro exercício que utiliza os fundamentos do HIIT é o crossfit, devido aos exercícios que são realizados em alta intensidade em períodos alternados de atividade e descanso, e cujo objetivo é melhorar a capacidade cardiorrespiratória e o condicionamento físico.

HIIT e sua flexibilidade em espaços

Diante do cenário atual, o HIIT pode ser uma opção para todos e em qualquer lugar seja em casa, na academia, na quadra do seu prédio ou até mesmo na sala de casa. Por ser um treinamento altamente ajustável para qualquer público, o treino intervalado de alta intensidade pode ser realizado de forma benéfica para aqueles que querem manter seu condicionamento físico e melhorar sua disposição para outros afazeres do dia.

Para a realização do treino de alta intensidade em casa, primeiro devemos procurar a orientação de um profissional de educação física e com os ajustes feitos podemos praticar até mesmo na sala de casa, apenas usando o peso corporal.

Devido o fácil acesso e por ser uma atividade inclusiva, todos da família podem participar. A garantia de um bom treino é o desejo de promoção de saúde de forma que gere benefícios para seu dia a dia.

Portanto, exercícios que são realizados nas academias podem ser facilmente adaptados para ser feito em qualquer espaço, usando apenas o peso corporal ou com algum material que seja de fácil acesso.

Já pensou em pode melhorar seu condicionamento físico em qualquer lugar?

Segundo a ACSM o treino HIIT é um método cada vez mais reconhecido e popular. A sua aplicação como programa de treino otimiza o desenvolvimento cardiorrespiratório, tal como promove inúmeros benefícios para a saúde.

HIIT exemplos de como treinar em casa
HIIT exemplos de como treinar em casa

Cuidados e recomendações do HIIT

Antes de iniciar qualquer programa de treino, seja mais tradicional ou HIIT, devemos ter em consideração, e como prioridade, a segurança e o bem-estar. Dessa forma, é extremamente importante e necessário recorrer a um profissional de saúde e de exercício físico de modo que a prática da atividade física seja a mais adequada para cada indivíduo.

Com isso, alguns cuidados antes de iniciar a prática do HIIT como entender seus limites e suas preferências, considerar os níveis de esforço durante a aula (sempre os respeitando), tentar desenvolver uma boa base de domínio técnico dos exercícios para aumentar a intensidade gradualmente e entre outros.

E para finalizar…

A medida que estudos apontam que a prática de exercícios físicos intensos vem prevenindo doenças relacionadas ao sistema cardiovascular e estendendo seus benefícios ao bem-estar, consequentemente há uma melhora na qualidade de vida.

Portanto, o HIIT pode ser a motivação que faltava para você introduzir alguma atividade física na sua rotina.

Com isso, o treinamento HIIT pode ser considerado um grande aliado para a população manter-se ativa praticando exercícios regulares, estimulando sua prática, assim como estimulando os cuidados na alimentação, e seu aspecto afetivo relacionado ao estilo de treinamento escolhido.

Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

banner pulse 3
Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente