fbpx

Saiba tudo sobre o Treino Cardio: antes ou depois da musculação?

Para quem está iniciando na academia, surge a dúvida: é melhor realizar o treino cardiovascular (ou treino aeróbico) antes ou depois do treino de força (musculação)? Essa questão gera debates e opiniões divergentes. Entretanto, com base em pesquisas científicas recentes, podemos afirmar que a ordem ideal dessas atividades varia de acordo com os objetivos individuais de cada praticante. Veja a seguir:

Queima de gordura? Aposte no treino cardio após a hipertrofia!

Quando começamos uma atividade física, nosso corpo recorre a uma reserva energética conhecida como glicogênio muscular. Este composto fornece energia para atividades intensas e, ao se esgotar, o corpo passa a queimar gordura. Como a musculação é uma atividade de alta intensidade, consome o glicogênio mais rapidamente do que os exercícios aeróbicos, facilitando a queima de gordura. Por isso, se o objetivo é emagrecimento, é aconselhável realizar a musculação antes do cardio, potencializando a queima de gordura.

Objetivo é hipertrofia? Evite o cardio antes para não perder massa muscular!

O glicogênio, essencial para o funcionamento dos músculos, também é fundamental para ganhos de força e massa muscular. Quando o treino aeróbico é realizado antes da musculação, parte importante dessa reserva energética é utilizada, deixando os músculos fatigados e comprometendo a hipertrofia, podendo até levar a lesões. Além disso, durante o treino aeróbico, a síntese proteica, essencial para a construção da massa muscular, é reduzida, enquanto a musculação tende a aumentar ou manter estável essa síntese. Portanto, se a meta é ganho muscular, a atividade aeróbica antes não é recomendada.

Pesquisas recentes, como uma realizada pela Universidade da Califórnia, sugerem ainda mais benefícios do treino cardiovascular para quem pratica musculação. O estudo aponta que o cardio pode acelerar a recuperação muscular.

Busca por resistência? Inicie pelo Cardio!

Em contrapartida, para pessoas que treinam para corridas e provas de resistência, o ideal é priorizar o treino aeróbico. Uma vez que a força muscular não é o foco principal nessas competições, não é necessário preservar o glicogênio para a hipertrofia. O treino aeróbico melhora a elasticidade arterial e consequentemente a distribuição de oxigênio pelo corpo, condicionando o organismo para uma atividade de longa duração.

Como podemos perceber, a ordem ideal de treino depende diretamente do objetivo de cada indivíduo. Para a maioria das pessoas que frequentam uma academia, cujos objetivos incluem queima de gordura e ganho muscular, o recomendado é realizar o treino cardiovascular após a musculação.

Contudo, é sempre essencial conversar com o seu instrutor ou um profissional de educação física para definir a quantidade e intensidade ideal de exercício para você, seja aeróbico ou anaeróbico. Lembre-se, os melhores treinos são aqueles adaptados às suas necessidades e objetivos individuais. Bons treinos!

Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Uma resposta em “Saiba tudo sobre o Treino Cardio: antes ou depois da musculação?”

Gosto muito de correr,mas estou ficando flácida, por isso vou começar a fazer musculação e fiquei em dúvida se devia fazer a musculação antes ou depois da corrida. O meu foco é perder gordura e ganhar massa não é competição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente