fbpx

Treino Full Body: o que é, quais os benefícios e mais!

O método de treino Full Body, pode ser a solução perfeita para você, que, assim como a maioria da população, não tem muito tempo e nem muita disposição para o exercício físico.

Nos tempos atuais, o exercício físico está sendo procurado cada vez mais. As pessoas estão procurando deixar de viver uma vida sedentária, por conta de estética, saúde física e mental, enfim, as motivações são infinitas.

Entretanto, a maioria da população, principalmente adulta, se encontra numa complicada situação: o trabalho exige e toma uma grande quantidade de tempo do dia dessas pessoas.

Essa população possui um curto período livre para realizar quaisquer outras atividades. Muitos relatam que, o maior inimigo do exercício físico, é a falta de tempo.

Muitas vezes, o trabalho é extremamente intenso e exaustivo, deixando as pessoas sem foco e energia durante o resto do dia, querendo apenas o descanso.

Logo, pensam da seguinte maneira “Já que, trabalhei duro o dia inteiro e estou extremamente cansado, por qual motivo eu deveria entrar em uma academia e me fadigar ainda mais todos os dias? Só irá trazer ainda mais cansaço para a minha vida corrida”

Um longo treino, todos os dias, só deixaria a rotina de uma pessoa que vive nessa intensidade de trabalho, todos os dias, muito mais exaustiva.

Nesse caso, o treino traria uma sensação de desgaste físico, levando o aluno a decidir que é melhor não praticar exercícios.

E aos que já treinam, irão começar a faltar aos treinos ou até mesmo, serão induzidos a um possível abandono do programa de treinamento, o que vai de contramão a um dos principais pilares do exercício, a frequência.

Porém, o que poucos sabem, é que, para manter uma vida saudável, emagrecer ou até mesmo, hipertrofiar, não precisamos de um grande tempo de treino diário, assim como, também não precisamos realizar os exercícios físicos todos os dias.

Nós não somos atletas e temos outras prioridades nas nossas vidas, o treinamento deve ser algo agradável, para que façamos com prazer, realista, para se encaixar na realidade de cada pessoa, todos tem uma vida, cada um com seus problemas pessoais.

Logo, o treino deve se encaixar nisso e não atrapalhar mais ainda a vida do aluno. Na realidade, o treino deve ser flexível, às vezes, não podemos ir treinar, devido aos problemas, noites mal dormidas e mais outros inúmeros fatores, e está tudo bem!

Afinal, o que é o Treino Full Body?

O método de treino Full Body, é perfeito para quem tem pouco tempo livre, durante os dias da semana. Ele consiste em realizar exercícios que trabalham os grandes grupamentos musculares com exercícios, cujos, chamamos exercícios multiarticulares.

O diferencial destes exercícios multiarticulares, é que, eles têm o poder de trabalhar vários grupamentos musculares ao mesmo tempo, como, o Agachamento Livre, que irá ativar primariamente, os Quadríceps e os Glúteos.

O Supino Reto, que irá enfatizar primariamente o Peitoral, Deltóide Anterior e o Tríceps Braquial.

Também temos a Puxada, que irá trabalhar, o Latíssimo Dorsal, com o Bíceps Braquial e mais outros inúmeros exercícios multiarticulares.

Com o treino Full Body, apenas seis simples e exercícios já são necessários para conseguirmos trabalhar todos os grupamentos musculares do corpo inteiro, executando pelo menos dois exercícios para cada grande grupamento, em uma única sessão de treino Full Body.

O que, em média, levaria a um tempo total de treino de trinta a quarenta minutos. Assim, poderíamos facilmente, realizar um programa de treino de trinta minutos, três vezes por semana.

O que se encaixa perfeitamente, na rotina de um aluno, que é bastante atarefado, com trabalho ou até mesmo estudos. É possível realizar essa rotina de treinamento tranquilamente, sem afetar as outras tarefas diárias.

Agora, com certeza, você deve estar se perguntando “Eu vejo as pessoas passarem várias horas na academia treinando para terem resultado. Então, será que o treino Full Body, que parece ser tão simples é eficiente, eu realmente não preciso passar várias horas por dia na academia?”.

Quais os reais benefícios do treino Full Body?

A ciência está aqui para te provar que, sim, esse método entrega grandes resultados. Apesar de ser um método simples e rápido, não o subestime, ele funciona muito bem e muitas pessoas são adeptas do treino Full Body.

Alguns dos benefícios que o treino Full Body traz, são:

Além dos resultados estéticos, o exercício físico promove benefícios para a nossa saúde mental e física, nos deixando mais dispostos.

Muitos relatam que, depois que iniciaram um programa de treinamento, sentiram uma mudança em todas as áreas da vida, mais energia, mais foco e uma sensação incrível de bem-estar.

Além de tudo, realizando o método Full Body, você estará evitando ou até mesmo, tratando, várias doenças, como:

  • Depressão (Considerada a doença do século);
  • Ansiedade;
  • Dislipidemia (colesterol e gordura elevada no sangue);
  • Hipertensão (aumento anormal da pressão);
  • Hiperglicemia (elevação da glicose no sangue);.
  • Diabetes tipo 2;
  • Doenças cardiovasculares.

Praticando exercícios, se vive em um ambiente cheio de pessoas, onde novos laços sociais são criados, o que fortalece ainda mais, o laço com o exercício físico, pois se torna algo mais prazeroso ainda.

As pessoas, tendem a praticar exercícios mais frequentemente, quando, o ambiente em que praticam, é agradável e rodeado por bons amigos, ou seja, quando o ambiente é prazeroso.

Quando o desprazer é associado com o exercício, automaticamente, o abandono da prática se torna extremamente fácil.

Equipamentos necessários para um Treino Full Body

Embora muitos exercícios de treino Full Body possam ser feitos apenas com o peso corporal, alguns podem exigir equipamentos para aumentar a intensidade e a eficácia. Aqui estão alguns equipamentos comuns que podem ser usados:

  • Halteres: Os halteres são extremamente versáteis e podem ser usados em uma variedade de exercícios, como agachamentos, levantamentos terra, pressões de ombro e muito mais.
  • Kettlebells: As kettlebells são excelentes para exercícios de corpo inteiro que também melhoram a força e a resistência cardiovascular. Exercícios como o balanço de kettlebell e o levantamento turco são ótimos para um treino Full Body.
  • Bandas de Resistência: As bandas de resistência são leves, portáteis e podem ser usadas para uma variedade de exercícios de corpo inteiro. Elas são ótimas para exercícios de resistência e podem ser usadas para aumentar a intensidade de exercícios como agachamentos, lunges e flexões.
  • Bola de Estabilidade: A bola de estabilidade pode ser usada para melhorar o equilíbrio e a estabilidade do núcleo durante exercícios como pranchas, abdominais e super-homens.

Dicas de nutrição para apoiar um Treino Full Body

A nutrição adequada é crucial para apoiar qualquer programa de treinamento. Aqui estão algumas dicas sobre o que comer antes e depois de um treino Full Body:

Antes do Treino

Antes do treino, é importante consumir uma refeição balanceada rica em carboidratos complexos e proteínas. Isso fornecerá energia sustentada durante o treino. Exemplos de boas opções incluem aveia com frutas e nozes, ou um sanduíche de peito de peru integral.

Depois do Treino

Após o treino, é importante reabastecer o corpo com proteínas para ajudar na recuperação e reparação muscular, bem como carboidratos para reabastecer as reservas de glicogênio. Um shake de proteína com uma banana, ou um prato de frango grelhado com batata-doce são ótimas opções.

Como evitar lesões durante o Treino Full Body

Como qualquer tipo de exercício, é importante fazer o treino Full Body corretamente para evitar lesões. Aqui estão algumas dicas:

Aquecimento Adequado

Antes de começar o treino, faça um aquecimento adequado para preparar seus músculos e articulações para o exercício. Isso pode incluir uma breve sessão de cardio leve e alongamento dinâmico.

Forma Correta

Certifique-se de que você está realizando cada exercício com a forma correta. Isso não só garantirá que você está trabalhando os músculos corretos, mas também minimizará o risco de lesões. Se você não tem certeza sobre a forma correta, considere contratar um personal trainer ou usar recursos online confiáveis para orientação.

Não Exagere

Embora seja importante desafiar a si mesmo, é igualmente importante não exagerar. Escute o seu corpo e não force além do seu limite. Se um exercício causa dor ou desconforto, é melhor reduzir a intensidade ou tentar uma alternativa.

Recuperação Adequada

Certifique-se de dar ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar entre os treinos. Isso inclui dormir o suficiente, comer uma dieta balanceada rica em proteínas e nutrientes para reparar os músculos, e considerar técnicas de recuperação como alongamento, massagem ou banhos de gelo.

Hidratação

Manter-se hidratado é crucial para a saúde geral e a performance do exercício. Certifique-se de beber água antes, durante e após o treino para manter os músculos funcionando corretamente e prevenir a desidratação.

Lembre-se, a segurança deve ser sempre a prioridade ao se exercitar. Se você é novo no treino Full Body, pode ser útil começar com a orientação de um profissional de fitness para garantir que você está realizando os exercícios corretamente e de forma segura.

E para finalizar…

Esse simples método pode mudar a sua vida completamente, aumentando a qualidade de vida e diminuindo o risco de morte prematura.

É um fato, que, pessoas que aderem ao exercício físico, envelhecem saudáveis fisicamente e principalmente, mentalmente.

Agora, eu faço uma pergunta, diretamente para você, que ainda não aderiu ao exercício físico:

Uma semana tem 10.080 minutos, o que está te impedindo de investir 90 minutos desse tempo, para cuidar do seu corpo, da sua mente e da sua saúde?

Garanto que, sem dúvidas, será um dos melhores investimentos da sua vida! Caso tenha interesse, a Pulse pode te ajudar com uma aula experimental, basta clicar aqui.

Se gostou do conteúdo, visite nosso blog clicando aqui. Ou fale conosco, se quiser, estamos à disposição!

Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Uma resposta em “Treino Full Body: o que é, quais os benefícios e mais!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente