Pulse logo Agende uma visita

Como melhorar seu Condicionamento Físico

Ter um bom condicionamento físico é o objetivo de muitas pessoas que querem manter uma boa qualidade de vida. Porém, para alguns, pode ser um desafio manter ele bem.

Por isso, neste post vamos te mostrar como melhorar o seu condicionamento físico e garantir uma vida mais saudável. Vamos lá? Continue lendo.

O que é o condicionamento físico?

Como o próprio nome diz, condicionamento está relacionado a uma condição, a um estado e físico está relacionado ao nosso corpo. Portanto, alguns autores definem Condicionamento Físico como o estado de resistência e capacidade de se exercitar que o corpo apresenta.

Além disso, é possível que nossa condição ou aptidão física possa se encontrar de forma boa ou ruim. Isso vai depender de vários fatores, que pode incluir o estilo de vida que cada pessoa leva ou em que momento de uma competição um atleta esteja (porque é variável).

Diante disto, como saber se o seu condicionamento físico está bom ou não?

Como entender o seu condicionamento físico atual?

Essa é uma avaliação que irá envolver alguns componentes físicos e esses componentes estão presentes no nosso dia a dia, como força e aptidão cardio.

Não se assuste com essas palavras. Pois, quando falamos de força, ela não está ligada apenas a levantar grandes pesos em uma academia e a aptidão cardio não só tem relação com quem pratica maratonas.

Esses componentes físicos todos nós temos, porém, muitas vezes por falta de estímulos é que eles se encontram diminuídos ou em falta.

Mas é possível obtermos ganhos ótimos e sem a necessidade de esforços desgastantes (como algumas pessoas imaginam) ou algo que demande muito do nosso tempo.

Como melhorar seu condicionamento físico?

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) apenas 150 minutos semanais de atividade física moderada já produzem ótimos ganhos para a nossa saúde. Ganhos esses que produzem em nossos corpos bons estímulos para o aumento e a manutenção do nosso condicionamento.

No caso de atletas, sejam eles amadores ou profissionais de elite, o condicionamento físico pode oscilar entre níveis ótimos (isso ocorre geralmente próximo a uma competição) e níveis mais baixos (o que ocorre após um período de pausa).

O que é algo natural, pois faz parte de um planejamento específico deste atleta. Por isso, não há pelo que se preocupar, pois, até um período de pausa é favorável para melhora do condicionamento. 

Mas todo condicionamento para ser aumentado precisa receber novos estímulos. Não pense que fazer sempre a mesma coisa vai te trazer novos benefícios.

Eles podem até te ajudar na manutenção do condicionamento atual, porém nosso corpo se adapta e não sofre mais alterações após determinado período de tempo recebendo o mesmo tipo de estresse físico.

Para aqueles que desejam aumentar esses níveis de condicionamento físico é fundamental que seu programa de treinamento haja um momento em que novos estímulos sejam realizados e com isso gerem novos níveis (maiores) na sua aptidão física.

É fácil perceber quando se faz necessário receber novos estímulos, tudo aquilo que era difícil no início do programa de treinamento começa a se tornar fácil.

E isso é um alerta de que já foi gerada uma adaptação em nosso corpo e com esse sinal podemos então ir para uma nova fase de treino com novos estímulos.

Uma pessoa iniciante começa a aumentar seus níveis de condicionamento em até 8 (oito) semanas. Porém, é preciso muita cautela para não querer pular etapas!

Alguns apressadinhos querem sair da fase 1 para a fase 3. Muito cuidado, pois isso pode te prejudicar e ao invés de avançar, ser necessário retroceder.

Sempre que iniciar uma nova fase de treino observe se:

  • você já está apto;
  • perceba como seu corpo se comporta;
  • como ele irá responder.

Se você notar que essas novas cargas estão de acordo com sua capacidade dê continuidade. Caso contrário, volte um pouco ao nível anterior, possa ser que algum componente específico ainda não esteja tão pronto.

O condicionamento físico é algo que ninguém quer que diminua, porém, é possível que isso ocorre, principalmente depois de um tempo de pausa nos treinos (algo que pode ter acontecido com muitos nessa quarentena).

Mas para te deixar tranquilo o retorno ao seu estado de condicionamento físico ótimo será mais fácil de recuperá‑lo do que quando você chegou nele a primeira vez. Basta que haja o treinamento de retorno e então haverá essa recuperação.

A volta aos treinos deve ser com muita cautela, para que assim seja garantido segurança a você e com isso você recuperar de forma eficaz o seu condicionamento.

Ninguém quer qualquer condicionamento, queremos aquele que satisfaça as nossas necessidades.

[rock-convert-cta id=”7789″]

[activecampaign form=25 css=1]

Conclusão

Como uma das definições mencionadas lá no início do nosso texto, é preciso que este condicionamento gere em nós condições de executar nossas tarefas sem fadiga excessiva.

O treinamento regular é a base para se manter condicionado, não existe medicamento, suplementação ou oura fórmula mais eficaz do que treinar.

Existem diversos tipos de treinamento e cabe a você escolher qual treinamento te agrada mais, pois se você tem dificuldade em se manter ativo fisicamente com um programa de treinamento.

Escolher o que você tem mais afinidade irá fazer com que você dê continuidade e não pare com tanta facilidade.

Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

Decorative Decorative

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail