Pulse logo Agende uma visita

Academias com espaço kids permitem que mães não abandonem exercícios físicos

Com uma jornada intermitente e o desafio de conciliar trabalho, afazeres domésticos, maternidade e autocuidadao, as mulheres querem, cada vez mais, uma rede de apoio para conseguir realizar atividades como treinar, por exemplo.

Uma pesquisa mundial feita pela Oxfam mostra que mulheres dedicam cerca de 12,5 bilhões de horas no trabalho de cuidado que engloba bebês e crianças.

Pensando nisso, algumas academias estão começando a oferecer às famílias espaços kids, lugares seguros e supervisionados onde os filhos podem permanecer durante o treino.

Mesmo sendo ainda uma novidade entre as academias do Brasil, a Pulse, em Natal, oferece o serviço desde fevereiro de 2020, chamado Vila do Brincar. O espaço funciona todos os dias, com monitores, recebendo crianças desacompanhadas a partir de 3 anos – as mais novas precisam estar acompanhadas de um responsável adulto.

Para a advogada Ana Carolina Nagib, mãe de Miguel, 8 anos, o espaço permite conciliar saúde, bem-estar e maternidade. “Ter a Vila do Brincar na academia foi essencial para eu conseguir manter minha rotina de treinos mesmo com a maternidade”, afirma. “Saber que meu filho está em um ambiente seguro e se divertindo, me dá tranquilidade e foco”.

A diretora da Vila do Brincar, Marina Bezerra, ressalta que o espaço oferece tranquilidade para os pais, por proporcionar um espaço que respira infâncias. “Prezamos pela segurança e conforto das crianças, com uma equipe qualificada, atenta e disponível a oferecer afeto e diversão aos pequenos”, diz.

“As crianças são estimuladas a brincar livremente pelos nossos brincadores, que percebem o ritmo do grupo e adequam as atividades de forma que todas se sintam acolhidas e se divirtam”, completa Marina. “Também realizamos oficinas de movimento ou que desenvolvam habilidades manuais importantes, estimulem a criatividade e a imaginação”.

A ausência de uma rede de apoio para mães que desejam manter uma rotina de autocuidado reflete uma questão cultural. Por isso, criar espaços onde as crianças possam ficar enquanto elas se exercitam pode representar um suporte essencial para evitar que o cuidado com a saúde física e mental seja deixado de lado.

Decorative Decorative

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail