fbpx

A altura do tênis muda a forma de pisar?

Entre os corredores, uma ideia muito difundida é a de que quanto mais baixo o calçado e menor o seu drop, mais natural é a corrida. Mas o que dizem as pesquisas? Será que a altura do tênis muda mesmo a forma de pisar? Confira:
Duas características importantes nos tênis de corrida são a sua altura e o seu drop. A altura corresponde à distância entre o calcanhar do corredor e a parte mais externa do solado do tênis, que fica em contato com o chão. Já o drop representa a diferença de altura entre a parte posterior e anterior do tênis, ou seja, o “salto” que ele possui. Sendo assim, um tênis pode ter drop pequeno, como 4 milímetros ou zero, e mesmo assim ter um perfil mais alto, estando mais distante do chão.
Existe hoje uma discussão, entre corredores e especialistas em corrida, se a altura e o drop do tênis influenciam o movimento das passadas. A ideia é de que quanto mais baixo o calçado e menor o seu drop, mais natural seria a corrida. Essas características do tênis proporcionariam maior frequência de passadas e um padrão de aterrissagem tendendo mais para a parte da frente do pé (antepé e retropé) o que constitui um bom padrão de biomecânica do movimento.
As pesquisas científicas relacionadas a esse assunto, embora ainda escassas, apontam que de fato, quanto mais baixo o perfil do tênis e menor seu drop e sistema de amortecimento, maior será a tendência de aterrissagem com a parte anterior do pé. Porém, esses resultados foram encontrados em sua maioria em avaliações pontuais do corredor, sem acompanha-lo por um tempo usando o tênis com essas características. Uma única pesquisa de longo-prazo, publicada em março de 2017, observou os corredores utilizando tênis com drop alto e drop baixo por 6 meses, e não encontrou diferenças em seu padrão de pisada. Entretanto, algo interessante desse estudo foi que o tênis, mesmo tendo drop baixo, tinha um perfil alto, ou seja, não tinha salto mas era de uma forma geral distante do chão.
Um tênis mais baixo, com menor amortecimento e drop, facilita alterações positivas na biomecânica da corrida, porém não são obrigatórios para se correr bem. Até onde se sabe, um bom padrão de movimento pode ser atingido com qualquer tipo de calçado e a escolha é pessoal. O importante é prestar mais atenção no próprio corpo e ir evoluindo nos movimentos.

opcao2Powered by Rock Convert

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente