fbpx

Alongamento para idosos: benefícios do alongamento na terceira idade

O Alongamento é  nada mais nada menos do que um constituinte importante do movimento do nosso corpo, trabalhando de forma antagônica com a contração muscular. E como todos sabemos o movimento é uma das funções mais importantes do nosso corpo, o que torna o alongamento um ponto extremamente importante a se discutir.

Quando se fala em exercícios de alongamento Geoffroy (2001) fala que, “possuem um papel preventivo importante, pois eles preparam a musculatura, favorecem a recuperação e permitem evitar os problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios”. A flexibilidade e o alongamento estão diretamente relacionados com a mobilidade articular, a função muscular e a amplitude de movimento.

Badaro (2007) fala que “a flexibilidade é resultante do trabalho de alongamento, que se reflete na amplitude do movimento articular”. Quanto mais alongado estiver o músculo, maior será a movimentação da articulação e com isso, maior será sua flexibilidade. (GENNARI, 2008).

A flexibilidade é extremamente importante para a perfeita prática de atividades físicas e é também essencial para o desenvolvimento de atividades do cotidiano (DANTAS, 2005). A melhora da flexibilidade depende da frequência de realização das atividades e da duração do alongamento (SCHRFIT, 2013).

Com o passar dos anos, o nosso corpo tem uma grande tendência a se tornar mais frágil, mais rígido e vai perdendo, principalmente, força e flexibilidade, duas variáveis extremamente importantes para o mantimento da saúde e da qualidade de vida, afinal, sem força e se flexibilidade, aos poucos o corpo vai perdendo funcionalidade, o que acaba fazendo com que o indivíduo vá perdendo autonomia de suas atividades diárias.

Com o aumento da expectativa de vida, o aumento da procura de atividades físicas por idosos se torna cada dia mais evidente, e o alongamento é uma das atividades mais procuradas por este público.

Benefícios do alongamento para saúde

Idosos fazendo alongamento para a saúde física
Idosos fazendo alongamento para a saúde física

Na literatura diversos autores defendem o alongamento como benéfico para a saúde e para qualidade de vida. Dentre eles, Dantas (2005), fala que: o alongamento proporciona um diminuição da tensão dos músculos e melhora da amplitude de movimento. Souza (2009), diz ainda que existe um aumento da força, diminuição do risco de lesões, redução da dor muscular após os exercícios, desenvolvimento da consciência corporal, melhora do aporte sanguíneo corporal e auxílio no tratamento de disfunções musculares.

O alongamento é extremamente importante para que o indivíduo desenvolva consciência corporal, pois, enquanto está alongando, o indivíduo se concentra em cada músculo que está sendo alongado. Além disso, esta modalidade pode ser vista  como uma forma de diminuir as chances de contusões, pois, segundo Bassaco (2010) seus exercícios diminuem a incidência e a severidade de lesões musculares.

No entanto, para que todos estes benefícios sejam adquiridos, é necessário que aja frequência na prática dos alongamentos, além disso, a intensidade do alongamento também precisa ser adequada ao nível de flexibilidade do praticante.

Benefícios do alongamento para idosos

Idosos fazendo alongamento
Idosos fazendo alongamento

O idoso tem uma maior propensão ao encurtamento muscular e diminuição da flexibilidade, o que acaba propiciando algumas limitações articulares. Além disso, a falta de flexibilidade gera ainda uma perda do equilíbrio, coordenação motora e força muscular. Segundo Schrfit (2013) o alongamento auxilia diminuindo os efeitos do declínio normal da flexibilidade de suas articulações, e permite que o idoso permaneça ativo e independente.

A prática regular de alongamentos por idosos ajuda a diminuir os efeitos negativos relacionados ao envelhecimento, isso acontece devido aos diversos benefícios, como aumento da flexibilidade dos músculos e a melhora da mobilidade articular, redução das tensões musculares, prevenção de lesões, auxilia retardando a perda natural progressiva da flexibilidade, além de aumentar a autonomia do idoso e promover bem-estar.

Melhora ainda a circulação  sanguínea promovendo mais disposição ao indivíduo, facilitando a realização de algumas atividades diárias, como cozinhar, limpar e arrumar.

Os exercícios de alongamento ajudam a melhorar o bem-estar físico e emocional dos idosos, no entanto, a prática destes exercícios necessitam de um cuidado especial, e devem ser realizados, de preferência, de forma supervisionada por um profissional de Educação física qualificado, afim de evitar lesões durante a prática.

Além disso, o profissional de Educação física também vai te ajudar a observar quais são os grupamentos musculares que você tem um maior encurtamento, para que os alongamentos possam ser mais direcionados e eficientes.

Dicas de Alongamento para idosos

Sabendo dos diversos benefícios do alongamento e do quanto se torna importante com o passar dos anos, decidimos listar aqui alguns exercícios importantes e fáceis para você executar da sua casa e assim manter a sua flexibilidade em dia!

Escolhemos 7 exercícios para alongar os principais grupamentos musculares do nosso corpo, para proporcionar um alongamento completo, eficiente e simples de ser executado.

Dentre os exercícios foram selecionados alongamentos para todos os principais músculos da perna (Quadríceps, Posteriores de coxa, Adutores, Glúteo e Panturrilha), do tronco e dos braços (Eretores da coluna, Abdômen, Dorsais, Ombros, Pescoço). A seguir, você verá imagens dos exercícios para poder reproduzir no conforto da sua casa.

Alongamentos dos principais grupamentos musculares
Alongamentos dos principais grupamentos musculares

Podemos concluir que…

Com tudo que foi discutido até aqui, pudemos ver o quanto a prática do alongamento é importante para a população em geral e de forma especial ao público idoso, proporcionando uma melhor qualidade de vida, e gerando assim uma maior independência, podendo o idoso continuar exercendo suas atividades diárias com mais conforto.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente