fbpx

Veja a importância da atividade física para a saúde

É quase que indiscutível a importância da atividade física para a melhora da qualidade de vida e da saúde do indivíduo, mas você realmente sabe quais sãos os diversos tipos de benefícios que essa atividade pode te proporcionar? Se não sabe, fica com a gente e segue a leitura!

Os benefícios da atividade física

Os benefícios do exercício físico regular são diversos e não dependem de idade, sexo ou nível de condicionamento físico.

#01. Prevenção de doenças

A atividade física é capaz de prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, assim como melhorar a saúde física e mental do indivíduo, isso porque, durante a prática de atividades físicas há uma produção de neurotransmissores, como a serotonina, que eleva a sensação de prazer e reduz o cansaço e a ansiedade excessiva.

Segundo uma pesquisa publicada pelo American Journal of Preventative Medicine, se exercitar de forma regular pode até mesmo fazer com que você viva mais tempo. Isso porque diminui os riscos de doenças, melhora sua qualidade de vida, reduz estresse, além de melhorar suas capacidades físicas, além de também ajudar a prevenir, manter ou reduzir o ganho de peso.

O exercício é capaz de prevenir ou controlar diversos problemas de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC), a síndrome metabólica, a hipertensão, o diabetes tipo 2, o colesterol alto, e até alguns tipos de câncer.

#02. Melhora da qualidade do sono

A atividade física tem um importante papel na melhora da qualidade do sono, redução do estresse e maior relacionamento social. Estudos ainda mostram que a inatividade física está associada ao aumento de risco para a ansiedade, o estresse e a depressão.

A atividade física é capaz de melhorar a qualidade do sono, ajudando na diminuição da insônia e no estabelecer de uma rotina de sono. Lembrando que, é extremamente indispensável estabelecer rotinas de sono para que o seu corpo se adapte e entenda que aquela é a hora de descansar.

Estabelecer horários fixos irão te ajudar na melhora da qualidade do sono, e essa melhora na qualidade do sono te trará ainda mais benefícios, como: melhora do humor, diminuição do estresse, diminuição da fadiga, melhora da produção hormonal, diminuição de dores musculares, e entre outros.

#03. Diminuição do estresse

O estresse, adquirido durante o nosso dia-a-dia, pode causar ao nosso corpo problemas gigantescos. Isso porque, o aumento do estresse gera o aumento de um hormônio chamado cortisol, que em altas quantidades no nosso corpo, produz respostas negativas ao nosso organismo. Entre as diversas consequências do aumento do cortisol temos: dificuldade na aprendizagem, lapsos de memória, aumento de peso, diminuição do apetite, perda de massa muscular e entre outros.

A diminuição excessiva da produção deste hormônio, também pode causar problemas a nossa saúde, resultando em: aumento da fadiga, fraqueza, desregulação da fome e a depressão.

A atividade física é capaz de levar a produção do cortisol a níveis normais, trazendo uma maior sensação de relaxamento do corpo e da mente. Atividades como a Ioga e o Pilates, podem te ajudar a melhorar ainda mais não só na redução do estresse, mas também a trazer paz para o seu corpo e a sua mente, limpando os pensamentos e te levando a dias mais tranquilos.

#04. Melhora da qualidade de vida sexual

Estudos mostram que a atividade física pode levar mais qualidade de vida sexual para as pessoas. Isso porque contribui significativamente para uma melhora na circulação sanguínea do indivíduo, além de também melhorar a liberação de neurotransmissores que interferem diretamente na libido. Tudo isso consegue proporcionar ainda uma melhora na autoestima.

#05. Aumento das funcionalidades do corpo

O nosso corpo foi feito para se movimentar, no entanto, algumas pessoas, tendem a perder algumas funcionalidade do seu corpo, principalmente, mas não exclusivamente, na fase idosa.

A mobilidade articular, a flexibilidade, o equilíbrio, a força muscular e a resistência aeróbica são algumas das principais valência físicas do nosso corpo.

Essas cinco valências têm importante papel para que o nosso corpo funcione de forma ótima, afinal, pouca mobilidade e flexibilidade podem limitar algumas de nossas ações cotidianas, como, sentar no chão, agachar, levantar os braços para alcançar algo, e entre outras.

A falta de equilíbrio, mais observada na fase idosa, pode acabar fazendo com que o idoso tenha uma maior propensão a quedas, o que não é nada interessante, pois pode leva-lo a machucados graves.

A força muscular, que perdida, limita quase que tudo que fazemos, visto que todo movimento é ocasionado por uma contração muscular, e quanto menos força, menor vai ser a nossa capacidade de contrair nossos músculos, limitando assim também o nosso movimento.

A resistência aeróbica que, sendo baixa, limita as nossas atividades por longos períodos, como por exemplo, caminhar por muito tempo.

A atividade física consegue combater todos esses sintomas, melhorando a mobilidade e flexibilidade através dos exercícios de alongamento; melhora do equilíbrio, através dos exercícios de equilíbrio; melhora da força através do treinamento com pesos e melhora da nossa resistência aeróbica, através de exercícios como caminhadas, corridas, e entre outros.

Tudo isso proporciona ao indivíduo muito mais autonomia para realizar de forma independente as suas tarefas do dia-a-dia, algo indispensável principalmente na terceira idade, gerando assim, mas qualidade de vida para os nossos idosos.

Como aproveitar todos os benefícios dos exercícios físicos?

Para desfrutar de todos os benefícios citados acima, é necessário se manter ativo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o mínimo de 150 minutos de exercício físico semanal para ser considerado como ativo fisicamente. E para que isso seja alcançável, escolha uma atividade física que consiga encaixar na sua rotina, e que atenda a suas necessidades.

O primeiro passo para se manter ativo é procurar algo que você goste, visto que gostar do que faz te dá mais prazer para continuar, firmando assim um compromisso com a sua saúde. E para que tudo isso fique muito mais fácil, procure um profissional de educação física para te auxiliar nesta caminhada. Assim, você poderá desfrutar de todos estes incríveis benefícios da atividade física.

banners rocket pulsePrancheta 3
opcao2

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente