fbpx

Aulas de Dança: conheça o seu corpo e os benefícios de dançar!

Aulas de danças geralmente são muito descontraídas, já que os alunos focam no ajuste do ritmo das músicas aos movimentos do corpo. Isso é um jeito gostoso de manter a forma e cuidar da saúde física e mental.

Mas afinal, o que significa dançar?

Dançar nada mais é que o fluir dos movimentos corporais sequenciados de acordo com a música tocada.

Pode ser encontrada em diversas formas, estilos e modalidades, tendo estilos que atraem todo o tipo de público e verdadeiros amantes. Além disso, a dança é um exercício bastante democrático, inclusive nas aulas de dança.

Ela pode ser iniciada na infância, vida adulta ou velhice e continuar sendo praticada durante toda a vida.

É uma forma de conectar-se consigo mesmo e com os outros, levando em consideração que a música desperta emoções e os movimentos da dança ajudam a expressá-las de forma natural e sem inibição.

Benefícios que a dança proporciona para o corpo!

A dança ajuda a canalizar emoções negativas como a raiva e a angústia, contribuindo para um controle saudável da carga emocional.

Se nos permitirmos sentir e movimentar o corpo, conseguimos sim dançar e desfrutar dos inúmeros benefícios que ela pode nos proporcionar.

A prática da dança na dimensão física assinala-se a uma melhor expressividade do corpo e autopercepção, tanto dos movimentos executados como também das emoções expressas ao dançar.

Na dimensão afetiva, o desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e bem-estar, e na dimensão social uma melhor interação e participação social com a família, amigos, comunidade de trabalho, etc.

Independente do ritmo, se é sozinho ou juntinho, se é em uma festa ou arrumando a casa, a dança altera a nossa fisiologia e tem esse poder especial de nos fazer sentir bem.

Influência da dança nas nossas emoções

De acordo com a PNL (Programação Neurolinguística), mente e corpo formam um só sistema e ambos se influenciam.

Ao entrar em um ritmo de uma música imediatamente a fisiologia do corpo vai se alterando, podemos então, distrair a mente e consequentemente os nossos pensamentos.

O que temos então, é o alívio de tensões e estresse, aumento da autoconfiança e autoestima, sensação de alegria e leveza.

Tudo isso porque, como qualquer atividade física, a dança aciona a produção de endorfina, dopamina e serotonina, os hormônios do prazer e da felicidade que se sobrepõem ao cortisol, o hormônio do estresse.

Dessa forma, as práticas de dança atuam favoravelmente na percepção de estados afetivos positivos, além de ser uma ótima maneira de demonstrar as maravilhas que mente e corpo unidos à música conseguem realizar.

O controle do corpo e dos movimentos faz qualquer pessoa se sentir mais dona de si e se enxergar mais poderosa nos espelhos das aulas de dança, melhorando satisfatoriamente a autoconfiança e autoestima, pois ajuda a vencer medos, como o da exposição.

A cada novo passo aprendido, a cada nova coreografia decorada, um logro é alcançado.

Isso reforça a sensação de segurança, o sentimento de ser capacidade e superação, pois mesmo que inconscientemente, estamos obrigando o nosso cérebro a explorar novos caminhos, se desafiando e estimulando os circuitos neuronais.

Toda essa satisfação conseguida na dança acaba se refletindo positivamente em outras esferas da vida da pessoa.

A dança é uma expressão da alma, porque vem de dentro para fora. A música desperta algo dentro de você e os movimentos começam a nascer, podendo ser coreografada, mas também de estilo livre.

Você pode simplesmente sentir a música e se deixar levar, movimentar-se sem regras, da forma que quiser, da forma como a música te toca. Faça com que a música tenha movimento… Dance!

Como sair do sofá e ter estímulo para dançar?

Muitas pessoas têm vergonha de dançar, porque pensam que não sabem, mas a verdade é que a dança não precisa de regras. Todos conseguimos dançar, é só uma questão de prática e/ou aperfeiçoamento. Dança é movimento e você pode escolher o seu.

Não precisa saber o passo certinho nem seguir o que um grupo está fazendo. Cada pessoa tem o seu tempo de aprendizado e o seu jeito de dançar.

Não há nada que a prática e a constância não resolvam. Mas antes de coordenar, é necessário permitir o movimento do seu corpo. O corpo e a mente trabalham juntos.

Se você tenta realizar um movimento com seu corpo e sua mente te repreende com pensamentos negativos do tipo: “eu não consigo fazer isso”, “não tenho coordenação”, “sou um desastre na dança!”, nesses casos, realmente o desafio torna-se infinitamente maior.

Antes da execução você deve determinar para si mesmo que pode sim fazer. Quando você exclui a negatividade e aciona gatilhos positivos, sua mente relaxa e permite que você se concentre no som da música para que então consiga entrar no ritmo e coordenar os passos.

Você só precisa respirar fundo e ouvir bem a música antes de fazer.

Então, se você tem vontade, simplesmente dance. Feche seus olhos, ouça a música e deixe seu coração pulsar com a batida. Você vai sentir o movimento nascendo dentro de você quando se soltar e se permitir dançar.

Pessoa dançando conforme a música, assim como acontece nas aulas de dança.

Enquanto você dança e se concentra para coordenar os movimentos, deixa de pensar nas preocupações e problemas do dia a dia. É por isso que a dança consegue barrar a carga negativa que pode nos acompanhar, abrindo espaço para a vitalidade, a alegria e a motivação.

Entre os principais benefícios da dança, podemos destacar:

  • O bem-estar físico e emocional;
  • Exercício de vários grupos musculares;
  • Ganhos de agilidade e na coordenação motora;
  • Melhorias à atividade cardiorrespiratória;
  • Estímulo à atenção e à memória;
  • Incentivo à concentração e melhora no equilíbrio;
  • Ajuda no combate à ansiedade e depressão;
  • Melhora da autoestima.

A prática frequente da dança ajuda a manter a estabilidade motora, e a obter um melhor controle do corpo.

E para finalizar…

Dançar vai muito além de apenas executar os passos com beleza e perfeição. É muito mais do que um simples momento de diversão. É vida. É Energia. É um bem necessário para o corpo, a mente e o coração.

Se você tem interesse em se exercitar, não perca tempo e comece agora mesmo! Basta clicar aqui para agendar uma aula experimental.

Caso tenha gostado do conteúdo, não deixe de conferir mais textos no nosso blog.

Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente