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Aulas de Dança: saiba como ela ajuda você a conhecer o teu corpo!

Aulas de danças geralmente são muito descontraídas, em que os alunos focam no ajuste do ritmo das músicas aos movimentos do corpo. Um jeito gostoso de manter a forma e cuidar da saúde física e mental.

Mas afinal, o que significa dançar?

Dançar nada mais é que o fluir dos movimentos corporais sequenciados de acordo com a música tocada. Pode ser encontrada em diversas formas, estilos e modalidades, tendo estilos que atraem todo o tipo de público e verdadeiros amantes. Além disso, a dança é um exercício bastante democrático. Podendo ser iniciado na infância, vida adulta ou velhice e continuar sendo praticada durante toda a vida.

É uma forma de conectar-se consigo mesmo e com os outros, levando em consideração que a música desperta emoções e os movimentos da dança ajudam a expressá-las de forma natural e sem inibição.

Benefícios que a dança proporciona para o corpo!

A dança ajuda a canalizar, inclusive, emoções negativas como a raiva e a angústia, contribuindo para um controle saudável da carga emocional. E se nos permitirmos sentir e movimentar o corpo, conseguimos sim dançar e desfrutar dos inúmeros benefícios que ela pode nos proporcionar.

A prática da dança na dimensão física assinala-se a uma melhor expressividade do corpo e autopercepção tanto dos movimentos executados como também das emoções expressas ao dançar; na dimensão afetiva o desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e bem-estar e na dimensão social uma melhor interação e participação social com a família, amigos, comunidade de trabalho, etc.

Independente do ritmo, se é sozinho ou juntinho, se é em uma festa ou arrumando a casa, a dança altera a nossa fisiologia e tem esse poder especial de nos fazer sentir bem.

Influência da dança nas nossas emoções

De acordo com a PNL – programação neurolinguística, mente e corpo formam um só sistema e ambos se influenciam. Ao entrar em um ritmo de uma música imediatamente a fisiologia do corpo vai se alterando, podemos então, distrair a mente e consequentemente os nossos pensamentos. O que temos então, é o alívio de tensões e estresse, aumento da autoconfiança e autoestima, sensação de alegria e leveza.

Tudo isso porque, como qualquer atividade física, a dança aciona a produção de endorfina, dopamina e serotonina, os hormônios do prazer e da felicidade que se sobrepõem ao cortisol, o hormônio do estresse. Dessa forma, as práticas de dança atuam favoravelmente na percepção de estados afetivos positivos, além de ser uma ótima maneira de demonstrar as maravilhas que mente e corpo unidos à música conseguem realizar.

O controle do corpo e dos movimentos faz qualquer pessoa se sentir mais dona de si e se enxergar mais poderosa nos espelhos das aulas de dança, melhorando satisfatoriamente a autoconfiança e autoestima, pois ajuda a vencer medos, como o da exposição.

A cada novo passo aprendido, a cada nova coreografia decorada, um logro é alcançado. Isso reforça a sensação de segurança, o sentimento de ser capacidade e superação, pois mesmo que inconscientemente, estamos obrigando o nosso cérebro a explorar novos caminhos, se desafiando e estimulando os circuitos neuronais. Toda essa satisfação conseguida na dança acaba se refletindo positivamente em outras esferas da vida da pessoa.

A dança é uma expressão da alma, porque vem de dentro para fora. A música desperta algo dentro de você e os movimentos começam a nascer, podendo ser coreografada, mas também de estilo livre. Você pode simplesmente sentir a música e se deixar levar, movimentar-se sem regras, da forma que quiser, da forma como a música te toca. Faça com que a música tenha movimento… Dance!

Como sair do sofá e ter estímulo para dançar?

Muitas pessoas têm vergonha de dançar porque pensam que não sabem, mas a verdade é que a dança não precisa de regras. Todos conseguimos dançar, é só uma questão de prática e/ou aperfeiçoamento. Dança é movimento e você pode escolher o seu.

Não precisa saber o passo certinho nem seguir o que um grupo está fazendo. Cada pessoa tem o seu tempo de aprendizado e o seu jeito de dançar. Não há nada que a prática e a constância não resolvam. Mas antes de coordenar, é necessário permitir o movimento do seu corpo. O corpo e a mente trabalham juntos.

Se você tenta realizar um movimento com seu corpo e sua mente te repreende com pensamentos negativos do tipo: “Eu não consigo fazer isso”, “Não tenho coordenação”, “Sou um desastre na dança!” Nesses casos, realmente o desafio torna-se infinitamente maior. Antes da execução você deve determinar para si mesmo que pode sim fazer. Quando você exclui a negatividade e aciona gatilhos positivos, sua mente relaxa e permite que você se concentre no som da música para que então consiga entrar no ritmo e coordenar os passos. Você só precisa respirar fundo e ouvir bem a música antes de fazer.

Então, se você tem vontade, simplesmente dance. Feche seus olhos, ouça a música e deixe seu coração pulsar com a batida. Você vai sentir o movimento nascendo dentro de você quando se soltar e se permitir dançar.

Enquanto você dança e se concentra para coordenar os movimentos, deixa de pensar nas preocupações e problemas do dia a dia. É por isso que a dança consegue barrar a carga negativa que pode nos acompanhar, abrindo espaço para a vitalidade, a alegria e a motivação.

Entre os principais benefícios da dança, podemos destacar: O bem-estar físico e emocional; Exercício de vários grupos musculares; ganhos de agilidade e na coordenação motora; melhorias à atividade cardiorrespiratória; Estímulo à atenção e à memória; – Incentivo à concentração e melhora no equilíbrio; ajuda no combate à ansiedade e depressão; melhora da autoestima. A prática frequente da dança ajuda a manter a estabilidade motora, e a obter um melhor controle do corpo.

E para finalizar…

Dançar vai muito além de apenas executar os passos com beleza e perfeição. É muito mais do que um simples momento de diversão. É vida. É Energia. É um bem necessário para o corpo, a mente e o coração.

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