fbpx

Mitos e verdades sobre a barriga negativa

Sem dúvidas você já ouviu falar na barriga negativa, um termo que se tornou uma “febre” já há algum tempo nas academias e é motivo de muitas dúvidas sobre como conseguir atingir a tão sonhada “barriga tanquinho”.

Mas afinal, o que é a barriga negativa?

A tão sonhada “barriga negativa” é o termo utilizado popularmente para se referir a linha de cintura extremamente reduzida e que ganhou destaque entre as celebridades.

Esse termo ficou popularizado nas redes sociais, principalmente quando muitas famosas declararam que estão aderindo à modalidade de treinos específicos para os músculos abdominais, com a finalidade de reduzir a linha de cintura e deixa-la com o nível abaixo das costelas e do quadril, trazendo esse aspecto fundo ou “negativo” na refião da barriga.

Por que é tão difícil ter a barriga negativa?

É muito frequente você escutar as mulheres reclamando o quanto é difícil perder a gordura localizada que fica na região abdominal, em especial aquela gordura depositada nessa região central e inferior do abdômen.

Essa gordura superficial, que incomoda esteticamente tantas mulheres, fica localizada entre a pele e a fáscia. A fáscia é um tecido conjuntivo que recobre o músculo abdominal e serve como uma estrutura de suporte para a gordura subcutânea que fica depositada no abdome.

Um estudo conduzido por Kumar et. al. (2011) verificou, em cadáveres, que nós possuímos várias camadas dessas fáscias na região abdominal e com um detalhe, na região central elas são separadas entre si, mas quando chega nas laterais essas camadas tendem a se fundir.

Como a gordura subcutânea abdominal fica alojada entre esses folhetos de fáscia, torna-se bem mais comum encontrarmos gordura nessa região central da barriga, que muitas vezes é projetada para frente.

Além disso, os autores do estudo observaram que a espessura média da fáscia do abdômen é menor nas mulheres do que nos homens, sendo a fáscia mais fina da região inferior nas mulheres.

O problema dela ser mais fina é que ela serve como suporte, logo quanto mais fina a espessura da fáscia, menor é a tensão de suporte para a gordura na região, fazendo com que aquela barriguinha fique mais saliente nesse local.

Portanto, mulheres, não fiquem desmotivadas em não perder gordura nessa região abdominal. Além de muito difícil manter uma dieta e treinos adequados, também é uma questão anatômica.

Mas é possível conquistar uma barriga negativa?

Bem, na prática, temos visto vários exercícios que trabalham o controle respiratório associado ao fortalecimento da musculatura abdominal e que são defendidos como eficazes para conquistar a tão sonhada barriga negativa.

Esses exercícios seriam capazes de aumentar o fortalecimento seletivo dos músculos profundos da parede abdominal (transverso do abdômen e oblíquos) e que eles poderiam ser eficazes em aumentar a força de compressão contra as vísceras abdominais, reduzindo a circunferência de cintura através do aumento de tônus desses músculos da parede abdominal.

Especulasse ainda que esse fortalecimento seletivo dos músculos profundos do abdômen teria papel determinante na busca pela redução da linha de cintura, respaldado na literatura quem tem confirmado o efeito positivo que os exercícios abdominais possuem na redução da diástase abdominal (espaçamento do músculo abdominal, geralmente causado pós-parto). A grande questão é que ainda não sabemos ao certo quais exercícios abdominais são os mais efetivos para isso.

Porém, tem sido observado um crescimento dos exercícios abdominais hipopressivos, como: yoga, pilates ou RPG, como modalidades que podem ter um efeito importante no fortalecimento dessa parede abdominal, especialmente nesses músculos profundos. 

Todas essas modalidades têm em comum um trabalho específico de controle respiratório e fortalecimento dos músculos da parede abdominal, ganharam destaque como novas modalidades no mundo fitness. Entretanto, o Low Pressure Fitness (LPF) vem ganhando ainda mais holofotes, pois diferente das demais técnicas ela possui o único objetivo de trabalhar os músculos da parede abdominal.

Dessa forma fica claro que são várias as modalidades capazes de trabalhar a força e consciência corporal dos músculos da parede abdominal com o intuito de reduzir a linha de cintura e trazer essa barriga negativa, mas talvez o LPF tenha feito um maior trabalho de divulgação. 

Vale ainda uma observação, poucos estudos são apresentados para suportar a superioridade de uma ou de outra técnica. Portanto, cabe ao profissional escolher o que melhor se adéqua as características dos alunos, baseados ainda no seu conhecimento técnico.

Exercício para barriga negativa reduz a gordura localizada?

Ai é que está! NÃO! Se engana quem pensa que esse resultado de “barriga negativa” é alcançado pela perda de gordura localizada. Na verdade, a redução das medidas de cintura ocorre devido ao aumento do tônus dos músculos da parede abdominal que realizam força contra as vísceras abdominais, reduzindo a ptose abdominal.

Nenhum exercício isolado consegue reduzir gordura localizada! A queima de gordura localizada através de exercícios específicos é, na verdade, um mito.

Dessa forma, a única maneira de conseguirmos definição muscular é através de exercícios. Sejam eles corrida, musculação, natação, crossfit, ou qualquer outra modalidade que traga uma alta demanda energética, associada diretamente com uma boa alimentação.

Saúde X Estética

A busca recente pela barriga negativa se deu especialmente no período pós-parto em decorrência da diástase abdominal, que nada mais é do que o afastamento do músculo reto do abdômen em decorrência da pressão mecânica causada pelo crescimento do feto contra a parede abdominal.

Mulheres com fraqueza desse músculo tendem a desenvolver um distanciamento da linha central desse músculo (linha alba) bem na região do umbigo.

Para trazer de volta a barriga como era antes, técnicas de fortalecimento seletivo desse músculo através de exercícios que trabalhem a consciência corporal e força muscular associado ao trabalho respiratório, tem sido indicado.

O fato é que, além de uma questão de saúde, a busca por uma parede abdominal mais fortalecida através de exercícios específicos também passou a ser utilizados para fins estéticos com o intuito de se chegar a essa “barriga negativa”, visto que os ganhos são visíveis.

Uma técnica que sai de um ambiente terapêutico e entra no mundo fitness. Resta saber os limites da sua eficácia, dosagem adequada de treino, quais exercícios trazem os melhores ganhos e para qual público.

Portanto, seja para fins estéticos ou terapêuticos, não existe receita de bolo. Para qualquer um dos objetivos, um acompanhamento com um profissional qualificado é SEMPRE a MELHOR ESCOLHA

Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

banners rocket pulsePrancheta 3
Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente