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Os benefícios da batata-doce para os atletas

Manter uma dieta equilibrada, rica em proteínas e carboidratos, é uma das principais medidas para que os treinos possam surtir o efeito desejado. Por isso, certos nutrientes são indispensáveis na vida dos praticantes de atividades físicas. Sem eles, o corpo não consegue reconstruir o tecido muscular danificado durante o treino e, ao invés de ganhar massa muscular, a pessoa acaba perdendo.

Batata-doce: o carboidrato dos atletas

Com inúmeras funções e benefícios para os atletas, principalmente praticantes de musculação, a batata-doce representa uma importante fonte de carboidratos. Seu baixo índice glicêmico (IG) fornece boas quantidades de energia para a prática de musculação e também para o desenvolvimento das tarefas diárias.
Alimentos com baixo IG liberam a energia de forma lenta e gradual, evitando os “picos” de insulina no sangue e o acúmulo de gordura. Eles também proporcionam maior sensação de saciedade. Para se ter uma ideia, o índice da bata doce é 44, relativamente baixo perto do arroz branco – índice 64 – ou o pão branco – índice 71.
Além do baixo índice glicêmico, a batata doce possui alta taxa de vitamina A, que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo.
Cada 100g de batata doce tem em média 116 calorias – 1,16g de proteínas, 30,10g de carboidratos e 0,32g de lipídios.

Ideal para emagrecer

O poder da batata-doce em relação ao emagrecimento é comprovado pela ciência. Isso se deve ao índice glicêmico médio. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, o fato de ela fornecer energia de modo equilibrado evita picos de insulina, que, em excesso no sangue, estimula o organismo a estocar gordura.

Combate a doenças

Com o consumo regular da batata-doce, o risco de diabetes diminui e o amido resistente derruba os níveis de LDL, o colesterol ruim e o triglicérides, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Quando chega ao intestino grosso, esse carboidrato é fermentado pelas bactérias ditas “do bem”, auxiliando na prevenção de prisão de ventre, hemorróidas e doenças inflamatórias intestinais.

Batata-doce de cada dia

Existem diversas maneiras de incluir esta gostosura na dieta. Você pode consumir a batata cozida em água, assada no forno, em forma de chips, em forma de purê e assim por diante. Clique aqui e confira algumas receitas.
Lembre-se: a inclusão da batata doce, assim como qualquer outro alimento na sua dieta, será muito mais proveitoso se for acompanhada por um profissional de nutrição.

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