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Como organizar as cargas em seus treinos de levantamento de peso olímpico?

Como organizar as cargas em seus treinos de levantamento de peso olímpico? Nosso professor Ranon Rodrigues responde.
Quando se fala em Levantamento de peso Olímpico, a imagem que se vem à cabeça são treinos com cargas elevadíssimas, onde o nível de exaustão é extremo. Na verdade, o que precisamos entender é que para se executar um bom levantamento, o ajuste da carga é um fator muito importante, que fará uma grande diferença nas sessões de treinamento. Então, vamos nos prender nesta oportunidade e entender mais sobre o ajuste da carga utilizada no treinamento. Combinado?!
Iniciaremos falando sobre as zonas de treinamento e o que cada uma delas pode te proporcionar.

Mas afinal de contas, o que é uma zona de treinamento?

Zona de treinamento é o percentual de 1 Repetição Máxima que você irá trabalhar. Repetição Máxima (1RM) é definida como a maior carga possível para se executar uma única repetição de um determinado exercício, sendo assim, a mesma definirá a carga das zonas de treinamento.

  • Zona 1: 50% a 59%
  • Zona 2: 60% a 69%
  • Zona 3: 70% a 79%
  • Zona 4: 80% a 89%
  • Zona 5: 90% a 100%

Zona 1 e Zona 2

São zonas com cargas leves onde não geram altas adaptações fisiológicas, sendo utilizadas dentro do treinamento como aquecimento e ajuste técnico.

Zona 3 e Zona 4

São as zonas de treinamento mais importantes, sendo as mais eficientes no aumento de força e potência, obtendo-se melhor relação carga/velocidade. Alguns estudos apontam que carga de 75% de 1 RM geram o maior pico de potência do movimento. Portanto, dentro do planejamento deve-se concentrar maior parte dos ciclos nestas zonas objetivando a eficácia.

Zona 5

Nesta zona as cargas de trabalho são elevadas, o que prejudica a velocidade de execução do movimento, tornando o trabalho muito restritivo, sendo utilizada em períodos de teste.
Ficou claro como devemos trabalhar as cargas?!
Não deixem de frequentar as nossas aulas de Levantamento de Peso Olímpico. Em breve trarei mais dicas de treinamento para otimizar a sua performance no CrossFit.

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