fbpx

Como correr corretamente: 4 Dicas infalíveis que irão te ajudar nas suas corridas.

A corrida é um esporte que para muitos existe uma certa complexidade, exatamente porque correr não é só calçar um tênis e sair por aí, existe uma necessidade de treinamento para que a corrida seja um treino seguro e eficaz. Mas será que existe uma forma correta de correr? Será que realmente existe a corrida perfeita? É isso que vamos esclarecer aqui e te ajudar a ficar ainda mais seguro na sua corrida.

Afinal, você sabe como correr corretamente?

Primeiro que tudo depende de um ponto de vista daquilo que é uma corrida perfeita, se você acreditar que esta corrida está baseada apenas na teoria da literatura ou do que se fala, pode ser que você se frustre, porque a corrida perfeita mesmo é aquela em que há constância, evolução e segurança, ainda que a biomecânica do indivíduo não seja a mais perfeita. A prática e a constância nos treinos são os maiores “corretores” desta modalidade, pois quanto mais você a pratica mais se beneficia do que ela tem para oferecer.

Correr corretamente, exige uma boa preparação física e isso inclui uma boa postura e uma boa capacidade cardiorrespiratória para suportar os treinos. Muitas vezes quando iniciamos, nosso padrão motor não está alinhado, nossa capacidade respiratória está baixa e tudo isso influência em nosso desempenho, o que gera uma fadiga mais rápida neste processo de iniciação.

Com esta fadiga, é normal a gente compensar na postura nos últimos minutos ou quilômetros do treinamento, porém isto faz parte de um processo de iniciação e neste caso, a melhor coisa a se fazer é correr sob uma orientação profissional.

Estas compensações podem ser prejudiciais, em qualquer fase da vida esportiva, seja iniciante, intermediária ou avançado. Sempre que compensamos alguma parte do corpo outra parte é sobrecarregada e a sobrecarga pode causar lesão, e a lesão não combina com correr corretamente.

Como ter uma postura melhor para correr corretamente?

Os indivíduos intermediários ou avançados conseguem ter uma melhor percepção da sua postura durante o treino e isso facilita as correções, desde que haja uma avaliação e orientação para esta correção, por isso para estes indivíduos também não é descartado a supervisão de um Profissional de Educação Física, pois tendo em vista que pessoas treinadas já estão mais acostumados com o treinamento, muitas vezes elas podem errar de forma inconscientes. Então, tomando consciência através de um Profissional, são feitas as intervenções para que se chegue em um padrão desejável de corrida.

Reforço aqui que um padrão desejável de corrida não é um padrão 100% perfeito, a realidade de quem corre é diferente que muitos estudos falam sobre como deve estar o alinhamento do corpo, um exemplo disto é que muitas vezes se é pregado que a forma correta de aterrissar na corrida é com o antepé, sendo que mais de 80% dos corredores amadores tem esse tipo de pisada e até mesmo atletas de elite tem uma média de 60% também nesta pisada, então será que é errado mesmo? Já se sabe hoje que ter uma musculatura mais fortalecida, articulações realizando suas funções é mais eficaz do que algumas correções desnecessárias que antes era imposta. Diante de tudo isso, queremos dar algumas dicas infalíveis para você correr ainda melhor.

4 dicas para você correr corretamente!

#01. Respeite o processo de iniciação

Não queira fazer em meses o que você não fez a vida toda. É preciso conhecer bem o seu corpo, seus limites, suas capacidades e até mesmo aonde vai o seu prazer com este esporte, para que assim você tenha o melhor aproveitamento da corrida, e você só consegue isto treinando de forma consciente e no tempo adequado, sem pular etapas.

É muito importante estar atento a isto, pois você pode perceber melhoras significativas nas primeiras semanas de treinamento, e essas melhoras realmente acontecem, um exemplo disso é o nosso sistema cardio que ganha condicionamento muito mais rápido do que o sistema musculoesquelético, com isso você pode ter uma “falsa” sensação de que ter evoluído muito na corrida e assim se lesionar, então não caia nesta. Mais uma vez reafirmamos a importância de não pular etapas.

#02. Busque sempre a evolução

Esteja em contato direto com o seu professor para saber como está seu rendimento e ao saber como você está, siga todas as orientações que lhe for passada, não é porque você já treina que não exista nada que não possa ser melhorado. Sempre tem muita coisa a se fazer na corrida, sempre haverá novos desafios, novas provas e para isto acontecer bem e da melhor forma, siga as recomendações, evitando desgastes desnecessários. Na corrida quanto mais energia se economiza, melhor é o seu rendimento.

#03. Fortaleça sua musculatura

Ter uma musculatura e articulações bem trabalhadas em suas funções darão a você uma menor probabilidade de lesões decorrentes do esporte. Não se lesionar, proporciona progressão constante. Uma vez que você estando lesionado, precisará de um tempo de recuperação (não queime este tempo) e durante este tempo em que provavelmente você estará longe das pistas ou ruas, seu desempenho cairá, e ao retomar será necessário treinos adaptativos para que você possa progredir de novo.

#04. Tenha uma rotina saudável

Um bom desempenho na corrida não está ligado somente aos treinos, é necessário alinhar-se com seu sono, com sua alimentação, com seus níveis de estresse e ter um objetivo muito específico do que você quer com esta modalidade, pois quando há um alinhamento com essas outras áreas, tudo se facilita para a sua evolução na corrida, porém se ocorre um desalinhamento com estas outras áreas aí sim ficará difícil se ter uma boa evolução. Veja quais fatores podem estar influenciando negativamente nos seus treinos e consequentemente no seu rendimento.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente