fbpx

Aula de Cross Training: saiba o que é + principais diferenciais deste treino

Quem não conhece uma pessoa que já disse que não iria entrar no Cross Training, porque os treinos são puxados e difíceis de suportar? Segundo essa parcela da população, os treinos são intensos e para participar deles o indivíduo precisa estar bem preparado fisicamente. Além disso, o receio de não querer passar vergonha pelo fato dos participantes da modalidade serem muito musculosos e, por não possuírem o mesmo padrão estético, não vão conseguir se desenvolver, são as desculpas mais recorrentes utilizadas pelas pessoas que ainda não conhecem a modalidade e tem medo de experimentar.

Qual o motivo das pessoas terem medo do cross training?

A falta de informação é a verdadeira justificativa que leva as pessoas a temerem a modalidade. E para podermos entender melhor esse esporte devemos saber o que ele é, como ele funciona, e se existem restrições para a sua prática. Mas então o que é o Cross Training? O Cross Training é simplesmente uma modalidade que utiliza movimentos funcionais com alta intensidade e varia constantemente.

Mas como assim? A modalidade tenta trazer para seus praticantes, seja o atleta de elite, seja os jovens, idosos, adultos, pessoas sedentárias e ativas, um treino com movimentos que estão normalmente contidos no cotidiano dos seus praticantes, e utiliza da alta intensidade para melhorar o condicionamento físico, mas variando os treinamentos diariamente para poder trabalhar várias variáveis e deixar o treinamento mais dinâmico.

Mas mesmo assim não me acho capaz de entrar em uma aula de Cross Training, por que penso que não vou conseguir acompanhar os outros. A verdade é que a maior parte dos praticantes da modalidade tem dificuldade ou até mesmo não conseguem fazer todos os movimentos exigidos pela modalidade. Mas mesmo com essas dificuldades, o princípio trazido pelo Cross Training é o de comunidade, de ajudar e apoiar todos os seus participantes, desde o iniciante que está entrando pela primeira vez na box (local de treino do cross training) até o atleta de alto rendimento que já faz todos os movimentos. Sendo assim, mesmo que você não saiba fazer nada, os outros alunos não irão falar de você ou te criticar. O que não pode ocorrer é “roubar na contagem”, isso sim é um crime grave.

Quais os benefícios que o cross training proporciona?

O cross training tem como principal objetivo fazer com que seus praticantes atinjam seu melhor condicionamento físico. E para isso a modalidade tenta potencializar todas as principais capacidades físicas do ser humano, como:

  • Resistência respiratória e cardiovascular;
  • Resistência muscular;
  • Flexibilidade;
  • Força;
  • Coordenação;
  • Potência;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio;
  • Velocidade.

A melhora dessas capacidades irá trazer benefícios para os seus praticantes, sendo eles estéticos, fisiológicos e de saúde. Como o aumento do metabolismo, aumento da força física, aumento da flexibilidade corporal, aumento da auto-estima, redução do estresse, redução do percentual de gordura, aumento da energia, prevenção de lesões, definição muscular, dentre outros.

Mas como pessoas com níveis de condicionamento físico diferentes irão fazer o mesmo treino?

A ideia de que um único treinamento irá atingir igualmente diferente tipos de pessoas é difícil de entender, porém o que as pessoas que ainda não conhecem modalidade não sabem é que esse mesmo treinamento pode e deve sofrer adaptações para cada pessoa, por exemplo um senhor de idade com problemas no joelho e não pode fazer exercícios de impacto terá seus exercícios adaptados para ele poder treinar e melhorar essas dores, ou então, um indivíduo que precisa se condicionar para uma prova física e necessita de treinos mais intensos, também terão o treino adaptado para sua realidade.

E o responsável por essas adaptações é o “coach”, o profissional que irá, de forma segura, mudar seus exercícios, ou alterar suas cargas, ou fazer qualquer adaptação necessária para você poder ter um treino que irá te levar a melhorar suas capacidades físicas.

Quais as modalidades que o cross training oferece para os seus praticantes?

O que deixa esse esporte tão diferente? O fato do Cross Training fazer uma integração de algumas modalidades dentro da sua metodologia é algo que traz um conceito diferenciado. E quais são essas modalidades que fazem parte do Cross Training? E quais são suas características? As modalidades inseridas na estrutura do Cross Training foram a do Levantamento de peso olímpico (LPO), a ginástica e o metcon (condicionamento metabólico). E cada uma dessas variantes de treinamento vai trazer uma forma diferente de trabalhar o exercício físico em uma mesma sessão de treinamento.

Como funciona cada um desses tipos de treinamento?

Cada uma dessas modalidades tem suas características e benefícios únicos, mas que o Cross Training uniu e trouxe para os seus praticantes a junção desses benefícios. Como a metodologia do cross está ligada a uma variedade no treinamento pode se pensar que essa variedade é trabalhada de forma aleatória, porém, ela ocorre de modo que os treinos englobam todos os estímulos em uma semana de treino.

E dentro desse treino veremos exercícios ligados ao LEVANTAMENTO DE PESO, um esporte que consiste basicamente em seus atletas levantem o maior peso possível do chão para cima da cabeça, utilizando, para isso, duas técnicas que são o arranco ou “snatch” e o arremesso em dois tempos ou “clean & jerk”. Porém ao ser inserida na prática cross training o LPO teve algumas alterações na sua formatação, pois além de achar a carga máxima como é visto no LPO convencional, ao ser englobada na realidade do cross, as pessoas utilizam cargas mais baixas porém com maior quantidade de repetições, fazendo com isso que ao ser aplicadas em um treino, os alunos consigam trabalhar além da força o condicionamento.

Nesse sentido, o LPO traz alguns benefícios aos seus praticantes, que são: melhora o sistema energético anaeróbio lático, melhora as fibras de contração rápida, aumenta o recrutamento de unidades motoras, eleva a densidade óssea e ligamentar entre outras.

Ademais, outros exercícios estão ligados aos movimentos GINÁSTICO, exercícios trabalhados com peso corporal, que vão desde uma simples flexão de braço até movimentos mais avançados nas argolas. Os movimentos da ginástica promovem um excelente ganho de força de abdominal e braços além de nos proporcionar muito controle e consciência corporal.

E, por fim, outra variável trabalhada pelo cross é o METCON também conhecido como condicionamento metabólico, essa atividade está relacionada a exercícios que irão levar o aluno a elevar o seu condicionamento físico através dos exercícios, o “burpee” o mais conhecido deles, mas também temos a corrida, pulo de corda, até mesmo o LPO irá ajudar a melhorar o condicionamento do aluno.

E para finalizar…

Então, se você ainda tem medo ou ainda não conhece a modalidade, vai fundo e experimente, lá vai ter uma “coach” muito legal pronto para adequar da melhor maneira a sessão de treino para o seu nível de condicionamento e preparo físico, além de uma galera muito receptiva para te ajudar e te receber de braços abertos.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente