fbpx

Detox é realmente eficaz?

Em período pós festas, férias, carnaval, é muito comum se ouvir falar em “Alimentação Detox”, mas você sabe se fazer um “Detox Alimentar” é realmente eficaz?

Antes de qualquer explicação, gostaria de falar um pouco sobre o que significa esse termo e quais alimentos são os alimentos considerados detoxificantes. Vamos lá?

O que é Alimentação Detox ou Dieta Detox?

“Alimentação Detox” ou “Dieta Detox” são termos frequentemente utilizados para abordar planejamentos que têm como principal objetivo, eliminar toxinas do organismo. Para atingir tal objetivo, é comum que esses planejamentos sejam excessivamente restritivos. Alguns profissionais sugerem a retirada de alimentos de origem animal, como: carnes, ovos, queijos, lacticínios, gorduras, outros optam pela restrição completa de carboidratos, ainda existem os que sugerem que a alimentação tenha como base o consumo de “bichos e plantas”, as mais radicais propõem somente o consumo de líquidos durante certo período.

No geral podemos descrever como planejamento alimentar potencialmente detoxificante, àquele que tem como base uma alimentação rica em proteínas magras, frutas, verduras e legumes, chás com potencial diurético, cereais, carboidratos integrais e consumo de água abundante.

Mas o Detox é importante?

O sucesso e eficácia da adoção de uma dieta capaz de detoxificar nosso corpo e ainda promover emagrecimento, em alguns casos, se dá a partir da redução no consumo de alimentos industrializados ou que tenham contaminação de agrotóxicos. Limitar o paciente ao somente ao consumo desse tipo de alimento, promove a eliminação de toxinas com mais agilidade.

Podemos então entender que é sim interessante entrar em um processo de Detox Alimentar, porém permanecer com essa conduta por um período indeterminado, pode ser prejudicial à saúde.

Devemos ter em mente, que não adianta oscilar entre momentos de ingestão exacerbada de alimentos gordurosos e açucarados se contrapondo a dias de “detox”. Não se trata de um planejamento baseado em um mecanismo de compensação.

O que se torna interessante no Detox?

O mais interessante é ter um estilo de vida saudável, com um planejamento alimentar variado, fracionado e longe do sedentarismo, que nos previne de uma série de comorbidades relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Dietas extremamente restritivas são estratégias utilizadas em um curto espaço de tempo visando determinado objetivo, como o de eliminar toxinas do nosso organismo em uma velocidade maior que o habitual, porém, à longo prazo, podem desencadear deficiências de vitaminas, e com isso, uma baixa na imunidade. Atenção aos longos períodos de restrição!

Alimentos Detoxificantes

Quanto à quais alimentos são considerados detoxificantes, podemos aqui listar 05 itens que não podem faltar, em um planejamento com esse propósito:

#01. Chá Verde

O chá-verde é rico em substâncias antioxidantes conhecidas como polifenóis, exemplo, a epigalocatequina-galato, que tem apresenta ação antioxidante superior à das vitaminas C e E e é  capaz de reduzir o risco de várias doenças crônicas e degenerativas, além de ajudar no retardo do processo de envelhecimento, o chá-verde também possui outras propriedades: ele é digestivo; reduz a incidência de câncer; reforça o sistema imunológico; melhora o metabolismo do fígado; favorece a redução do colesterol, sendo assim Detoxificante.

#02. Verduras Crucíferas

Brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas, assim como nabos e folhas verdes escuras como couve e rúcula, são ricos em fibras, baixos em calorias e repletos de nutrientes, incluindo vitaminas C, E e K, folato e minerais.

#03. Limão

É um anti-inflamatório natural, rico em vitamina C, ácido cítrico, diversos bioflavonoides, vitaminas do complexo B, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibras.

#04. Gengibre

As propriedades do Gengibre incluem sua ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica.   

#05. Maçã

O consumo de maçã tem a capacidade de melhorar a digestão, por ser rico em fibras, também são a principal fonte de pectina, um polissacarídeo gelatinoso solúvel que se liga ao colesterol no trato gastrointestinal e diminui a absorção de glicose. 

Dica Bônus!

Procure orientação de um nutricionista e descubra qual a melhor estratégia para seu estado de saúde atual, mas lembre que: adotar um estilo de vida ativo, melhorar o consumo de frutas verduras e legumes, optar por carnes magras e evitar os industrializados, alimentos gordurosos e açucarados, são os pontapés iniciais para qualquer processo de detoxificação.

Veja 3 receitas que vão incrementar sua rotina com os alimentos considerados essenciais ao planejamento alimentar Detox.

Suco de Limão com gengibre e hortelã

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cascas de limão;
  • 300 mL de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de gengibre com casca;
  • 1 xícara de chá de hortelã;
  • 150 mL de água morna;
  • 1200 mL de água fria;
  • Adoçante à gosto.

Modo de preparo

Preparar primeiro o chá de hortelã com as folhas e a água quente e a seguir bater todos os ingredientes no liquidificador, e servir gelado.

Sopa Desintoxicante

Ingredientes

  • 2 col. (sopa) de cebola picada
  • 1 alho picado
  • 4 copos (800 ml) de água
  • Sal, noz-moscada ralada, orégano, páprica, açafrão a gosto
  • 5 folhas de escarola rasgadas
  • 3 folhas de couve-manteiga rasgadas
  • 2 folhas de acelga rasgadas

Modo de preparo

  1. Em uma panela antiaderente, refogue a cebola e o alho com um pouquinho de água (não use óleo). Acrescente o restante da água e os temperos e deixe ferver por 5 minutos. Junte a escarola, a couve e a acelga. Cozinhe por mais 3 minutos.
  2. Obs.: Você pode variar a combinação das folhas: 5 folhas de escarola, 3 de couve e 2 de repolho; ou 3 folhas de acelga, 3 de repolho e 3 de couve.

Suco verde de couve, limão e pepino

Ingredientes:

  • 1 folha de couve;
  • suco de ½ limão;
  • 1/3 de pepino sem casca;
  • 1 maçã vermelha sem casca;
  • 150 ml de água de coco.

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir, de preferência sem açúcar.

Você pode guardar as porções dos ingredientes sólidos congelados para facilitar o processo.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente