fbpx

Diástase e Gravidez: a importância do cuidado desde o momento do positivo.

Independentemente de ser mãe de primeira viagem ou não, a gestação sempre será um momento único na vida de uma mulher.

As sensações e experiências enfrentadas são as mais diversas, mas o cuidado consigo mesma e com o bebê devem seguir as recomendações necessárias e ser sempre prioridade.

Cada gestação é individual e há situações em que o pequenino ser que se desenvolve, na verdade não é tão pequeno assim, ou cenários em que não se trata apenas de um, mas sim irmãos que tentam dividir o espaço no útero.

Em ambas as situações a mãe tende a sofrer um afastamento dos músculos abdominais, devido ao crescimento desmedido da barriga, e mesmo após o parto a condição permanecerá.

Este quadro chamado de diástase, apesar de ser considerado raro, pode acontecer com mais frequência do que se imagina e em diversas outras situações.

Mães que estão presenteando seus filhos com mais irmãos e até mesmo cenários em que a gravidez não está envolvida, como obesidade abdominal, também são suscetíveis a esta dilatação.

Mas o ‘x’ desta história é que este quadro clinico possui tratamento e principalmente pode ser evitado por elas durante o período gestacional.

Quais cuidados se deve ter durante a gestação?

Ao longo dos nove meses o organismo sofre inúmeras alterações em prol de acolher e fornecer as necessidades básicas que o feto precisa para sua melhor formação.

Lidar com os desejos repentinos ou por vezes criar coragem de se movimentar mesmo estando com dores ou cansaço é difícil, mas uma alimentação balanceada e uma rotina de treinos se tornam grandes aliados para melhor lidar com o processo e principalmente com a recuperação no pós parto.

Engana-se quem acredita na gravidez como um momento de hibernação da vida ativa. A gravida pode e deve se exercitar! Além de lhe propiciar bem-estar e aproveitar ainda mais o seu momento, proporciona saúde para o seu bebe.

Grávidas podem levantar peso durante este processo de gravidez?

O leque de atividades físicas permitido às grávidas é maior do que se imagina, mas o treinamento de força, em específico, é uma das cartas na manga que a mamãe pode usar em seu benefício.

A prescrição de um treinamento feita por um profissional da educação física qualificado, somada a sua supervisão constante, auxilia, dentre outros fatores:

  • Controle do peso: Ponto de grande importância pois tem relação com a saúde da mãe e do bebê, evitando o desencadeamento de doenças de risco, como a obesidade.
  • Manutenção da musculatura: Um corpo bem fortalecido é mais que estético para esbanjar na praia de biquíni, é acima de tudo gerar bem-estar, ajustar irregularidades posturais e se livrar das dores que vem com o peso extra do neném.
Mulher-realizando-exercicio-fisico-para-gravidas
Mulher-realizando-exercicio-fisico-para-gravidas

Um core (conjunto de músculos que envolvem e sustentam o tronco e estabilizam a coluna) fortalecido além de melhorar a postura e diminuir as dores lombares que constantemente maltratam o dia a dia das gestantes, ajuda a manter uma resistência à pressão abdominal interna gerada em decorrência ao crescimento do útero.

Quais exercícios devem ser evitados durante a gravidez?

Apesar da importância da manutenção do corpo, cuidados devem ser tomados durante todos os nove meses. A depender de cada caso, gravidas não devem ser impedidas de treinar e se movimentar, mas há sim alguns exercícios específicos que devem ser evitados, a fim de não gerar possíveis complicações:

  • Abdominais que gerem pressão intra-abdominal, como por exemplo: Abdominal curto, remador, entre outros;
  • Corridas;
  • Exercícios com Salto.

Não me cuidei durante a gestação, o que eu faço?

Entretanto, caso o tempo tenha se passado e não tenham ocorrido os devidos cuidados durante a gestação, calma que nem tudo está perdido.

Antes de tudo, alguns sinais podem indicar se houve ou não o afastamento dos músculos abdominais e tecido conjuntivo (tecido resistente que liga os músculos entre si).

Sintomas das diástase abdominal!

Se após o parto começou a ser percebido que a região abaixo do umbigo está muito mole e flácida ou que ao levantar um peso ou tossir, por exemplo, surge uma protuberância no abdômen em um formato levemente parecido com o de um cone, pode-se desconfiar que tenha sido desenvolvido diástase abdominal.

Um teste bem prático pode ser feito para tentar concluir o caso, o teste da contração abdominal:

  1. Deitar de barriga para cima;
  2. Manter os joelhos flexionados com os pés apoiados no solo;
  3. Apoiar os dedos médio e indicador 2 centímetros a cima e abaixo do umbigo;
  4. Nesta posição realizar a contração do abdômen, como se fosse executar um exercício abdominal;
  5. Durante a contração pressione os dedos em torno do umbigo.

Em uma situação normal, na região onde os dedos estão apoiados, ocorre um pequeno deslocamento para cima, isso devido à pressão intra-abdominal gerada. Mas em casos de diástase os dedos permanecem imóveis, e/ou até mesmo afundam na região pressionada.

Vale lembrar que apesar dos sinais parecerem simples e o teste fácil e rápido, o diagnóstico só deve ser dado apenas após um exame médico, que além de afirmar o quadro informa o grau de afastamento em que se encontra.

Informações estas importantes que determinarão os melhores métodos a serem usados no tratamento.

O que fazer quando ser diagnosticada com diástase

A alteração não tem cura, mas pode sim haver tratamento em busca de uma melhora do quadro, sendo os métodos não invasivos, sempre que possível, considerados a melhor pedida.

Modalidades como pilates ou musculação, proporcionam o uso de exercícios abdominais isométricos que são capazes de fortalecer sem gerar a pressão intra-abdominal que deve ser evitada.

Exercícios hipopressivos também podem ser considerados uma boa alternativa, pois diminui a pressão abdominal interna e fortalece a musculatura da parede abdominal e das costas.

Exercícios para melhorar a diástase

  • Pall of Press;
  • Exercícios Hipopressivos;
  • Elevação pélvica no solo;
  • Dentre Outros.

Conclusão

Vale sempre ressaltar a importância de um bom acompanhamento profissional tanto durante a gestação como no pós parto, um professor qualificado saberá o melhor para o aluno de acordo com as necessidades e limitações. Gestação não é motivo de se manter parada, aproveite um dos melhores e mais importantes momentos da vida promovendo saúde, respirando bem-estar e sendo feliz.

Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente