fbpx

Exercício Físico para Grávidas: a importância dele no período gestacional

O que antes era um tabu gerado pelo medo de prejudicar o bebê, hoje virou cena corriqueira e recomendada pelos profissionais. Visto que os exercícios estão muito ligados à saúde e à disposição da gestante, porém, primeiramente procure seu obstetra para, após os exames ser liberado para realização dos exercícios físicos.

O estilo de vida durante a gravidez (alimentação e exercícios físicos), além da saúde materna e a fetal está cada vez mais se tornando um assunto de interesse não só dos médicos, mas de todos os profissionais de saúde. O estilo de vida sedentário, realidade de muitas mulheres grávidas, predispõe à obesidade, hipertensão ou gestacional diabetes mellitus (GDM), além das questões de alterações fisiológicas no corpo que fazem com que o risco seja aumentado.

Podemos também ressaltar a importância de cuidar do sobrepeso ou obesidade durante a gravidez, pois está diretamente ligado a um risco significativamente maior de parto prematuro, pré-eclâmpsia, complicações relacionadas à asfixia no parto, diabetes gestacional, trabalho de parto prolongado, cesariana, infecção de ferida, hemorragia pós-parto, e o mais grave, a mortalidade infantil.

Comprovações cientificas emergentes sugerem que o treinamento físico durante a gravidez (incluindo exercícios de intensidade leve a moderada), sempre supervisionado por um profissional capacitado, podem fornecer efeitos benéficos na saúde materna e fetal sem efeitos colaterais, além de evitar a diástase do reto abdominal, estes são positivamente associados ao tempo de internação hospitalar.

Os profissionais da saúde devem disseminar as concepções e orientar as mulheres sobre os benefícios da prática da atividade física durante a gestação, a indicação vem desde a década de 1990, segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG). As grávidas devem ser encorajadas a realizar exercícios de 3 a 5 vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos, totalizando 150’ semanais, divididos em exercícios aeróbicos e de fortalecimento.

Com tudo isso, podemos afirmar também que praticar exercícios físicos durante a gravidez não só cria-se o DNA de uma nova vida, mas também traz benefícios no recém-nascido, como maior neurodesenvolvimento, melhor funcionamento do coração, melhora variabilidade da frequência cardíaca e menos gordura corporal.

Quais os benefícios das atividades físicas para as gestantes?

Podemos listar abaixo alguns dos benefícios das atividades físicas a gestantes:

#01. Controle do peso

Seguir uma dieta alimentar balanceada e combinando com exercícios físicos, fatores significativos para evitar complicações durante a gestação, reduzindo o risco de diabetes gestacional e de pressão alta, consequentemente também evitará que o bebê nasça com sobrepeso, o que pode prejudicar o parto.

#02. Algias posturais

Devido às modificações sofridas no organismo desde o início da gestação, percebe-se que um dos problemas mais comuns são as alterações posturais, tida como consequência da mudança do centro de gravidade do corpo. Essa variação pode causar dores, desconfortos e limitações de movimentos cotidianos, e é chamada de lordose lombar. Com isso, o exercício físico seria a forma de realizar uma manutenção muscular, a fim de atenuar esses problemas e reduzir as dores.

#03. Combate ao estresse

Os exercícios estão diretamente associados a hormônios que podem enfatizar os efeitos antidepressivos e eufóricos fornecidas do organismo, com isso, a sensação tranquilizante. A prática traz os benefícios tanto antes, quanto após o parto.

#04. Maior autonomia no trabalho de parto

Além dos benefícios supracitados, como controle de peso e funções cardiovasculares, o exercícios bem realizado auxilia em uma redução no tempo de trabalho de parto.

Mulher-realizando-exercicio-fisico-para-gravidas
Mulher realizando exercício físico para grávidas

Benefícios por trimestre, existe?

Sim! E para facilitar ainda mais o seu entendimento, nós trouxemos eles logo abaixo: t

1° trimestre

  • Melhora da implantação placentária;
  • Controla das taxas metabólicas;
  • Momento ideal para prevenir sobrecarga articulares;
  • Momento ideal para iniciar o cuidado de prevenção da diástase patológica;
  • Redução da prevalência da diabetes e hipertensão gestacional;
  • Redução dos desconfortos inerentes a essa etapa.

2° trimestre

  • Redução de queixas álgicas;
  • Melhor execução das atividades diárias;
  • Prevenção da incontinência urinária;
  • Redução dos desconfortos inerentes a esta etapa;

3° trimestre

  • Melhora da qualidade de vida global;
  • Promover melhora da capacidade cardiorrespiratória;
  • Redução de queixas álgicas e desconfortos inerentes a esta etapa gestacional;
  • Facilitar o trabalho de parto;

Recomendações de exercícios ligado a cada fase gestacional:

1° fase

  • Priorizar exercícios de fortalecimento visando a estabilização;
  • Treino de resistência;
  • Treino aeróbico (controle de sinais vitais);
  • Fortalecimento dos músculos estabilizadores da pelve;
  • Estabilização abdominal;

2° fase

  • Mobilidade pélvica;
  • Alongamento sem excesso (durante a gestação existe um hormônio chamado relaxina, produzido pela placenta e corpo lúteo dos ovários, que é responsável pela frouxidão nas articulações e ligamentos pélvicos);
  • Treino de resistência;
  • Treino aeróbico (controle de sinais vitais);
  • Estabilização e função abdominal;

3° fase

  • Priorizar fortalecimento de membros superiores e inferiores;
  • Estabilidade abdominal;
  • Mobilidade pélvica;
  • Alongamento sem excesso (evitar a frouxidão ligamentar);
  • Treino de resistência;
  • Treino aeróbico (controle de sinais vitais);
Mulher praticando exercício físico para grávidas
Mulher praticando exercício físico para grávidas

E para concluir…     

Diante dessas informações, recomenda-se a eliminação de exercício aeróbio de alto impacto (como por exemplo: corrida, agachamento com salto ou esportes que coloque a gestante em situação de maior contato corporal). Com isso os exercícios aeróbicos, musculação e também os exercícios aquáticos são considerados ideais a gestante porque produz menor impacto e reduz o risco de traumas, e é recomendado durante todo o período gestacional, pois não apresentam incômodos para a paciente, principalmente no último trimestre.

Como sabemos que no período de gestação a aderência ao exercício pode ser menor, pois ainda existe entre as mulheres, alguns médicos, cuidadores e boa parte da sociedade receios e dúvidas quanto à segurança da sua prática, necessitando de esclarecimentos objetivos e incentivos permanentes.

Assim, podemos concluir que o estímulo a adoção de estilo de vida saudável deve ser parte da orientação médica e sistematizada com as demais áreas, para as mulheres obterem os comprovados benefícios durante a gestação, consequentemente das doenças crônico-degenerativas ao longo de sua vida.

Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente