fbpx

Saiba como os exercícios físicos são ótimos para os idosos em tempos de crise

O Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional, como em todos os locais do mundo. Contudo, o aumento na expectativa média de vida do brasileiro não foi devidamente acompanhado por melhorias e incrementos significativos na qualidade de vida da população, resultando em uma expectativa de vida livre de incapacidades de apenas 54 anos (IBGE, 2000). Nesse ponto, assumir um estilo de vida ativo é fundamental para a manutenção da qualidade de vida do indivíduo.

O envolvimento regular na prática de atividades e exercícios físicos pode retardar o declínio normal relacionado à idade na função dos diferentes sistemas. Pode também, controlar e prevenir doenças crônico-degenerativas (cardiovasculares, diabetes, câncer, hipertensão, etc.) que podem levar a debilidades.

Quais fatores influenciam para o idoso ser tão inativo?

A literatura aponta a existência de fatores que influenciam essa prática tanto de forma positiva, quanto negativa. Os fatores que facilitam, oportunizam ou viabilizam essa prática, são chamados “facilitadores”, e os que atrapalham ou dificultam, são chamados de “barreiras”.

As barreiras podem ser: internas: aquelas que dizem respeito ao pensamento individual, ao sentimento do idoso, à forma como fazem a leitura de um fenômeno ou fato; e externas: aquelas que se referem ao ambiente, a situações e à sociedade em geral.

Portanto verifica-se que existem vários fatores que auxiliam tanto a inserção quanto a aderência do idoso em programas de exercícios físicos, e isso passa por aspectos da educação, do âmbito familiar e social, da área da saúde e da economia, da quebra de vários paradigmas, enfim, dos aspectos que permeiam a qualidade de vida da população.

Que o exercício físico é de extrema importância para o ser humano todos nós já sabemos, mas por que no caso dos idosos isso se torna uma arma indispensável?

A resposta para essa pergunta está presente em diversos aspectos, entre eles está um dos principais que é o declínio do sistema fisiológico o que leva a vulnerabilidade do organismo tornando assim um idoso frágil.

Em tempos de crise pela falta de atenção aos idosos e a falta de prioridade que é imposta ao exercício físico essa fragilidade fica muito mais próxima e é nesse momento em que devemos tomar mais cuidado, se o idoso não tiver habito de treinar e se exercitar ele fica mais próximo de algo que chamamos de sarcopenia que é um declínio de massa muscular relacionado a idade, a sarcopenia é um dos gatilhos para todo o ciclo de fragilidade do idoso.

Características da fragilidade

Um idoso frágil se torna um ser muito mais dependente e existem algumas condições não específicas da fragilidade que apontam isso, são elas:

  • Fadiga extrema
  • Perda de peso não intencional
  • Infecções frequentes

Como identificar possíveis problemas relacionados a fragilidade?

#01. Quedas

1. Comprometimento do equilíbrio e da marcha

2. Recorrência em quedas dentro de um curto espaço de tempo

3. Mobilidade severamente comprometida como consequência psicológica do medo de cair

#02. Delírio

1. Momentos de confusão mental e consciência prejudicada

2. Redução da integridade da função cerebral.

#03. Padrões inconstantes de capacidade funcional

1. Dias muito bons (independência nas atividades diárias)

2. Dias muito ruins (necessidade de um cuidador)

#04. Sistema endócrino frágil

O cérebro e o sistema endócrino são ligados intrinsecamente pelo eixo hipotálamo pituitário, o eixo hipotálamo  pituitário controla o metabolismo e o sistema energético através da liberação hormonal, durante o envelhecimento a produção de importantes hormônios circulantes diminuem, ou seja, há um aumento de cortisol e uma diminuição de GH, IGF-1 e hormônios adrenocorticais.

O que fazer para evitar ou amenizar todos esses problemas que a falta de exercício pode ocasionar em idosos?

Os programas de exercícios mais bem sucedidos, são aqueles voltados para a melhora da força e das habilidades funcionais, ou seja, são aqueles que englobam força e equilíbrio.

Equilíbrio e dupla tarefa

 As alterações do equilíbrio correspondem a 85% das queixas em idosos acima de 65 anos, podendo se manifestar como desequilíbrio, instabilidade e quedas frequentes e comprometendo a funcionalidade do paciente. As quedas ocorrem principalmente quando há associação de duas tarefas, que pode ser uma caminhada associada a uma conversa ou mesmo ao carregar um objeto. Apesar da importância do treinamento da dupla tarefa, tradicionalmente, programas de treinamento enfatizam a realização da tarefa simples com o objetivo de melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas.

As quedas apresentam diversos impactos negativos na vida de um idoso, incluindo declínio funcional, hospitalização, institucionalização, com altas taxas de morbidade e mortalidade, com grande impacto no sistema de saúde. Além das consequências diretas da queda, os idosos podem restringir suas atividades devido a dores, incapacidades, medo de novas quedas, e também por atitudes protetoras de familiares e cuidadores. Os familiares devem estar sempre estimulando a atividade física e não o contrário.

Treinamento de força

O treinamento de força parece ser um tipo seguro de exercício mesmo para os idosos frágeis. Os limites para o treinamento de força na população de idosos não são bem compreendidos. Tanto o homem quanto a mulher respondem ao treinamento de força, e até nonagenários parecem manter a capacidade de adaptação a este tipo de exercício.

banner pulse 2

E para finalizar…

Trouxemos alguns exemplos de intervenções que podem ser feitas

– tarefa dupla: estimulo motor + cognitivo / estimulo cognitivo + estimulo cognitivo / estimulo motor + estimulo motor.

Esse trabalho melhora por exemplo a velocidade em que as mensagens aferentes chegam no cérebro e a velocidade em que as mensagens eferentes chegam ao destino, dando por exemplo o tempo de um idoso corrigir uma pisada em falso e não vir a cair.

– Potência: melhora a velocidade de movimento do idoso o deixando mais ágil e com uma capacidade funcional muito melhor desenvolvida.

Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente