fbpx

Idosos na academia: veja como mercado fitness está se adequando a eles!

É comum cada vez mais ver idosos na academia e o mercado está se ajustando para melhor atendê-los.

O exercício físico é de vital importância na vida do ser humano, tendo em vista que por meio dele podemos ter uma melhor qualidade de vida.

Ao se cuidar, as pessoas tendem a melhorar sua autoestima, evitam doenças, controlam o peso, obtém mais foco, dentre vários outros benefícios.

Sendo o principal deles, o aumento da expectativa de vida, que faz com que o indivíduo tenha condições de aproveitar ainda mais o que a vida tem a oferecer.

Nesse sentido, segundo IBGE, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que hoje é de 76 anos, e com o fato de 13% dos brasileiros apresentarem idade acima de 60 anos, e ainda, que em 2060 a estimativa é que esse número passe a ser de 32%, o segmento fitness tem sido influenciado por esses fatores, e vem apostando cada vez mais nesse mercado.

Quais mudanças estão feitas para melhorar a vida dos nossos idosos?

Antigamente, os exercícios mais comuns de ver os idosos executando eram a hidroginástica e caminhadas, porém, atualmente as ideias sobre exercícios físicos na vida das pessoas estão mudando e as formas que devemos trabalhá-las também. Mas como assim? O que mudou?

Há um certo tempo, o exercício sofria subdivisões: enquanto as crianças só poderiam fazer exercícios de treinamento de força em academias após completarem 18 (dezoito) anos; os idosos só deveriam fazer exercícios sem muita intensidade como a caminhada, ou alguma atividade sem impacto, como a hidroginástica.

Contudo, essa visão vem sendo desconstruída com o avanço dos estudos sobre o assunto, e hoje em dia, existem métodos de treinamento voltados para os idosos que visam o melhoramento da vida funcional dessas pessoas.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), as principais tendências de métodos de treinamentos são aqueles voltados para o trabalho de força, mobilidade e equilíbrio, tendo como objetivo, a qualidade de vida, saúde, autonomia nas tarefas diárias e prevenção de acidentes com esse público mais velho.

Existe alguma forma nova de trabalhar com os idosos na academia?

Podemos encontrar, contemporaneamente, um segmento de mercado voltado especificamente para o público mais velho. À exemplo, citam-se as academias terapêuticas que são voltadas para o público da terceira idade.

Nessas academias, serão encontrados idosos fazendo treinamentos resistidos na musculação ou treinamentos funcionais, objetivando o envelhecimento mais saudável.

E, independente desses indivíduos, sempre é respeitado suas limitações, inclusive, com programas de treinamento voltados para prevenção ou reabilitação de cirurgias.

Existem, ainda, academias voltadas para idosos, as quais possuem estrutura física e preparo diferenciado para receber os seus clientes, sem contar nos equipamentos utilizados, os quais se diferenciam das academias tradicionais, por serem voltados para este público e para os exercícios específicos para eles.

Quais os efeitos da covid-19 na rotina dos idosos?

É de conhecimento geral que essa pandemia do novo coronavírus trouxe várias complicações as rotinas da população na totalidade.

Porém, os idosos foram os que mais tiveram suas vidas afetadas pela COVID 19, pois nesse período da vida há uma maior fragilidade da saúde, em decorrência desse público geralmente já possuir doenças associadas, como pressão alta, problemas pulmonares ou cardíacos, diabetes, dentre várias outras.

A COVID-19 é uma doença que tem um agente biológico com grande taxa de transmissão. O fator social de isolamento, um dos cuidados que se devem tomar para que não haja proliferação da doença, desencadeia graves comprometimentos físicos e mentais.

A população que está sendo mais afetada por isso são os idosos.

Então o que deve ser feito para mudar essa situação?

Para mudar minimamente esse panorama, o exercício físico pode ser uma das melhores estratégias a serem adotadas para a manutenção da saúde física e mental.

Mas como podemos cuidar da saúde através do exercício físico, se não é permitido aglomerações ou não se pode ir para academias?

Com as restrições que foram impostas devido à segurança da população na totalidade, algumas academias desenvolveram um novo conceito de cuidado da saúde através do exercício.

Esse novo modo de se trabalhar permitiu que as pessoas pudessem permanecer ativos na segurança de suas casas.

Como funciona isso?

As academias fornecem a seus alunos uma plataforma virtual, na qual ele pode ter contato com outras pessoas, que também estão se exercitando, bem como a um professor que os auxiliam seus exercícios.

Os maiores beneficiados por essa estratégia de entrega de serviço foram os idosos, pois por possuírem maior número de comorbidades e a saúde mais fragilizada, poderão ter a experiência de interação de uma academia no conforto e segurança das suas casas. 

Por que é importante a atividade física na vida do idoso?

Idosos na academia se exercitando

Com a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, elas acabam buscando formas de lazer diferentes para o seu tempo ocioso, como teatros, cinemas e viagens.

Mas uma dessas formas é a atividade física, que é de fundamental importância para a manutenção das suas atividades diárias. Tornando-se, portanto, cada vez mais ativos e com suas capacidades funcionais em bom funcionamento.

E quais os benefícios que o exercício físico traz para os idosos?

  • Melhora a coordenação motora, equilíbrio e a autoestima;
  • Proporciona bem-estar físico e mental;
  • Socialização com pessoas da mesma idade, evitando assim a depressão uma doença que aumentou devido ao isolamento;
  • Ajuda a controlar e prevenir diversas doenças;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Aumenta a disposição e energia;
  • Fortalece a musculatura;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Auxilia no controle do peso;
  • Diminui a ansiedade.

E o maior de todos os benefícios que se deve ressaltar, é que uma pessoa ativa é uma pessoa saudável e de bem consigo mesma, e que vai aproveitar muito mais do que a vida tem a lhe oferecer, independentemente da idade.

Caso você ou alguém que você conheça tem o interesse de se exercitar, podem contar com a Pulse! Basta entrar em contato conosco clicando aqui.

Se gostou do conteúdo, confira mais no nosso blog.

Você também pode agendar uma aula experimental se preferir. Venha nos conhecer!

banner pulse 3
Imagem do banner para aula experimental.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente