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Entenda a importância do treinamento de membros superiores para as mulheres

Em uma rotina de exercícios, é muito comum que a maioria das pessoas, pelo menos uma vez, já tenha enfrentado a falta de afetividade com algum exercício específico. Tenho certeza que já aconteceu com você.

No caso das mulheres, no geral, são bastante corriqueiras as objeções relacionadas aos treinos de musculação para membros superiores.  O medo de construir um físico “masculinizado” está entre os principais tabus que iremos quebrar agora, entendendo um pouco mais a fundo a importância do treinamento de membros superiores para o público feminino.

#01. Melhoria da postura e prevenção de lesões

A espécie humana se apropria de um princípio chamado de “individualidade biológica”, que representa características únicas, com necessidade de cuidados específicos para a correção de possíveis padrões que devem ser alterados, ou, até mesmo um olhar clínico para evitar que surjam essas alterações.

Podemos classificar alguns padrões alterados que são comuns, como: lordose, escoliose e cifose da coluna vertebral, protusão de ombros, assimetria de força das partes anterior e posterior do corpo, entre outros tantos.

Além da alteração de padrões posturais, os riscos de lesões articulares são iminentes em regiões do corpo que apresentam falta de estabilidade acarretadas pelo enfraquecimento muscular. Estes riscos podem ser diminuídos consideravelmente com intervenções seguras que prezem pelo fortalecimento muscular.

Para isso, devemos cuidar do nosso corpo por inteiro, treinando os pontos fracos, para que haja uma harmonia postural e funcional em todo o conjunto, proporcionando mais capacidades por consequência.

#02. Aumento no desempenho dos membros inferiores

A progressão de carga é um dos pilares para alcançar o êxito em seu propósito com a musculação, seja ele emagrecimento ou hipertrofia. E para muitas mulheres, a estagnação de cargas em exercícios para membros inferiores se dá por falta de força em outros grupamentos musculares.

Por conseguinte, tornar os músculos das costas e braços mais fortes, é uma estratégia inteligente e eficiente para suportar cargas mais altas nos treinos de membros inferiores, construindo perspectivas para sempre progredir na direção de resultados melhores e sustentáveis.

Estão entre os principais exercícios beneficiados:

  • Agachamento;
  • Afundo;
  • Levantamento terra;
  • Stiff.

#03. Diminuição da flacidez muscular

A falta de músculos em cada região do corpo, pode ser uma porta aberta para o acúmulo de gordura e flacidez muscular, fazendo com que partes do corpo destreinadas fiquem com baixa densidade e apresentem aquela aparência indesejada.

A teoria do uso e desuso, criada pelo naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck, afirma que partes do corpo que são usadas com frequência tornam-se mais fortes e desenvolvidas, enquanto aquelas que são pouco utilizadas vão atrofiando-se.

Ao passar dos anos, com a evolução da ciência, essa teoria vem se reafirmando cada vez com mais evidências, sendo a musculação uma aliada indispensável também no combate a flacidez muscular.

#04. Melhoria em movimentos funcionais

Quem nunca se frustrou por não conseguir realizar atividades simples do cotidiano? Como arrastar objetos, colocar o galão d’água, ou até mesmo carregar todas as sacolas de compras de uma vez só? Pois bem, essas atividades se tornam possíveis para mulheres que treinam membros superiores adequadamente. São pequenas conquistas de tarefas simples, que otimizam tempo e até causam um impacto positivo na autoestima.

Em vista disso, entender a importância de treinar a região superior do corpo com regularidade, traz benefícios positivos no dia a dia do público feminino também.

#05. Melhoria na densidade óssea

Densidade óssea ou densidade mineral óssea é a quantidade de mineral ósseo no tecido ósseo. A medição dessa densidade é utilizada na medicina como indicador indireto de osteoporose e risco de fraturas.

Segundo Ocarino (2006), embora os esteróides sexuais sejam importantes na gênese da osteoporose, a inatividade física constitui um fator de risco. O exercício físico atua no osso por efeito direto, via força mecânica, ou indireto, mediado por fatores hormonais.

Sendo assim, sabemos que o exercício físico também é um importante aliado na saúde e longevidade óssea.

Mas se eu treinar membros superiores, não vou ficar com o corpo masculino?

Na verdade, isso não passa de um grande mito que já deveria ter sido descontruído por todos.

Fisiologicamente falando, é extremamente difícil isso acontecer, porque as mulheres já tem como característica inerente ao sexo uma menor produção hormonal da testosterona, um dos principais hormônios atuantes no processo de hipertrofia muscular. Para “crescer” a tal ponto, seriam necessários volume, intensidade e frequência altíssimos. Todavia, ainda seria difícil desenvolver os membros superiores como o sexo masculino.

Se não forem estimuladas todas as partes do corpo, a perda de massa muscular será mais acentuada, assim como a discrepância de força e volume entre membros inferiores e superiores. Precisamos entender a importância de construir um físico harmônico e saudável, que seja funcional como um todo.

Como saber quais são os melhores exercícios para membros superiores?

Não podemos generalizar como se todas as pessoas fossem iguais e a mesma coisa funcionasse para todo mundo. Podemos fazer uma analogia com os remédios que compramos nas farmácias. Quando prescrito por um médico, cada pessoa tem uma dosagem indicada daquela substância adequada para a sua necessidade. Com o exercício físico também funciona assim. Mas como fazer a melhor seleção de exercícios?

Existe uma maneira bem específica e segura para garantir a cada uma a melhor escolha de exercícios pensando na sua individualidade, por meio de uma avaliação física, que além de indicar as limitações físicas, irá fundamentar o profissional responsável para fazer uma prescrição de treinos personalizada e assertiva, respeitando sua individualidade biológica.

Sendo assim, concluímos que a orientação de um profissional qualificado é de suma importância para garantir segurança e eficiência em sua rotina de exercícios.

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