fbpx

Milho: saiba como aproveitar o São João + Receitas saudáveis!

Mês de Junho chegou e com ele, a safra de milho, os festejos juninos e, mesmo ainda sem poder reunir uma grande quadrilha, o período chega com suas inúmeras preparações que, enchem os pratos de muita memória afetiva e ciladas nutricionais. Mas, não vamos desanimar! 

Falando assim, até parece que o milho é um grande vilão, seria mesmo? 

O milho é um tipo de cereal muito versátil, rico em antioxidantes, vitaminas e possui um alto teor de carboidratos e fibras, provoca melhoria da saúde dos olhos, da pele e da imunidade. 

Mesmo com todas essas qualidades, devemos ficar atentos à maneira que ele será incluído na alimentação, pois, de maneira geral, os preparos com milho incluem: leite condensado, leite de coco, amendoim e farinhas brancas, tornando a receita muito calórica e contraindicada para pessoas com diabetes, por exemplo. 

A boa notícia é que, com um pouco de cuidado e substituições inteligentes, podemos aproveitar, um arraiá inteiro de delícias. 

Como fazer o consumo do milho de forma equilibrada?

#01. Não vá para as festas com fome ou em jejum

A primeira dica (essa você já guarda na sua memória, pois pode ser aplicada a qualquer evento que você for comparecer) é não ir à festa com fome ou em um jejum prolongado. Esse comportamento evita excessos e descontrole diante da oferta de comida. 

Siga seu dia normalmente, não vale aproveitar a “quebra da dieta” de uma refeição, para o dia todo! Faça sua prática de atividade física, siga seu planejamento alimentar normal, ao longo do dia, faça a ingestão correta de água e, antes de sair, se possível, realize um pequeno lanche, assim você vai chegar à festa sem a ansiedade pela comida, o que, por muitas vezes se torna gatilho, para um episódio de compulsão alimentar, podendo assim fazer escolhas mais inteligentes. 

#02. Opte por alimentos e preparos menos calóricos

Para quem está seguindo um planejamento alimentar com objetivo de emagrecimento, existem opções, menos calóricas e gordurosas, que podem ser interessantes nos festejos juninos, como: milho-cozido ou assado, cuscuz ou pipoca (exceto as de microondas). 

Por falar em pipoca, vou até falar um pouco mais dela! Feita da maneira saudável, sem óleo, é super rica em fibras, auxiliando o processo de emagrecimento e melhoria de sensação de saciedade e polifenóis que, promovem melhoria do funcionamento intestinal. O consumo regular de pipoca previne o surgimento de doenças cardíacas e diminui o envelhecimento precoce, além de ser fonte de manganês, e vitaminas do complexo B. 

Sabemos que as festas juninas são recheadas de receitas com ingredientes calóricos, mas, devemos também levar em consideração, o valor afetivo dessas comemorações e, tentar fazer substituições de ingredientes, que tornem os pratos menos gordurosos e calóricos. 

10 dicas que vão ajudar nas suas escolhas e substituições juninas: 

  • Dê preferência ao milho fresco. As opções enlatadas são cheias de sódio e conservantes; 
  • Você pode substituir a farinha branca dos bolos, por uma farinha integral; 
  • Ao invés de usar o leite integral, optar pelo desnatado ou vegetal; 
  • No arroz-doce você pode usar a versão integral, mais rica em fibras; 
  • Trocar o açúcar branco, pelo mascavo ou por um adoçante natural, como stévia, por exemplo; 
  • Adicionar biomassa de banana-verde, para aumentar a quantidade de fibras, reduzindo o índice glicêmico da preparação; 
  • Nas receitas fritas, podemos fazê-las assadas; 
  • Evite alimentos processados; 
  • Faça você mesmo, suas preparações. Assim poderá escolher, com carinho e cuidado, cada ingrediente; 
  • Evite os “adicionais”, como caldas, coberturas, molhos e extras das refeições. Geralmente esses itens são os mais gordurosos e açucarados. 

E sobre as bebidas?

Devemos atentar também para o consumo de bebidas alcoólicas, que além de prejudiciais, muitas vezes, são altamente calóricas e podem causar, também, a desidratação do nosso corpo. Lembre-se que, a cada copo de bebida alcoólica ingerida, deve-se ingerir um copo de água. 

Outra dica bem interessante é ter um cuidado maior, na alimentação dos dias seguintes ao evento junino. Investindo em uma alimentação mais leve, rica em fibras e alimentos mais detoxificantes, caprichar na hidratação e, também seguir com a sua prática de atividade física.  

Ainda que as receitas sejam calóricas e existirem substituições saudáveis, a regra de ouro sempre será o equilíbrio alimentar e emocional. Comer, também faz parte de nossos momentos sociais e manter o bom senso é primordial para ser parte e vivenciar com prazer momentos de celebração e alegria. 

#Receitas Bônus!

Vou deixar também três receitas, feitas com ingredientes saudáveis e escolhas especiais, para você arrasar na festa junina e ainda manter escolhas inteligentes e saborosas! 

Arroz Doce de Coco 

Ingredientes: 

1 litro e meio de leite desnatado 

2 xícaras de arroz integral 

3 xícaras de açúcar de coco 

Canela à gosto 

1 lata de leite condensado light 

Modo de preparo 

Em uma panela, coloque o leite desnatado e o arroz integral e cozinhe por 25 minutos, mexendo sem parar, nesse processo adicione a canela em pó a gosto. 

Acrescente o açúcar de coco e deixe cozinhar por mais 25 minutos 

Para finalizar, coloque o leite condensado e deixe mais 25 minutos. 

Sirva em tacinhas individuais, polvilhadas com canela. 

Arroz Doce de Coco
Arroz Doce de Coco

Canjica Light 

Ingredientes: 

2 espigas de milho-verde 

400ml de leite desnatado 

1 canela em pau 

½ vidro de leite de coco light 

3 colheres de sopa de adoçante forno e fogão 

Canela em pó a gosto 

Coco ralado sem açúcar 

Modo de Preparo: 

Bata no liquidificador o milho-verde, o leite de coco e o leite, e leve ao fogo em uma panela. Acrescente canela a gosto e o adoçante forno e fogão, mexendo bem até engrossar. Distribua em taças individuais e sirva polvilhado de canela ou coco ralado (opcional). 

Canjica Light 1
Canjica Light

Pipoca Funcional com Açafrão 

Ingredientes: 

¾ de xícara de milho para pipoca (de preferência orgânico) 

3 colheres de sopa de azeite 

1 ramo de alecrim fresco 

1 colher de café de açafrão em pó 

Sal à gosto (opcional) 

Modo de preparo: 

Despeje o milho e o azeite na panela. 

Quando a primeira pipoca estourar, adicione o açafrão sobre o milho e tampe. 

Mexa sempre a panela, para não queimar. 

Após finalizada, coloque o ramo de alecrim fresco e, se necessário, adicione sal.

Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

Pipoca Funcional
Pipoca Funcional

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

CATEGORIAS

NEWSLETTER

Os melhores conteúdos do mundo fitness na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Cross Training. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal. Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

VINYASA FLOW

Um estilo de Yoga que conecta mente, corpo e espírito, usando a respiração como guia. Movimente-se com fluidez e leveza, trazendo todo o poder transformador do Yoga para fluxo da sua vida.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

PULSE HOME

Treinamento virtual, ao vivo, para que você treine da sua casa, da praia ou de onde estiver. Com horários variados, as aulas de Alongamento, Cardio Leg, Core Training, Dança, Full Body e GRIT são realizadas pelo professor junto ao aluno em tempo real.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente