fbpx

O que não te contaram sobre academia e treinamento funcional

Na academia a musculação é uma das modalidades com maior chance de ser considerado treino funcional para você, sabia?

Quando falamos em Treinamento funcional o primeiro cenário que vem em nossas mentes são treinamentos coletivos, em circuito na praia ou em praças com muita interação, utilizando de materiais como cones, corda, escada de agilidade e esse é sim um formato de treinamento que pode ser sim caracterizado como funcional, porém é necessário entender que não é a única forma de se realizar esse tipo de treinamento.

Mas o que é treinamento funcional, então?

O treinamento funcional caracteriza-se pela melhora de alguma função específica do corpo, que pode ser  relacionado a vida diária ou gesto esportivo, partindo disso fica claro que o treinamento funcional pode ser realizado em qualquer ambiente, e o ambiente da academia é sim um deles.

Nesse caso estamos falando da aula coletiva de funcional na academia?

Não exatamente, é necessário entender  e considerar  a academia na totalidade, pense no seguinte cenário:

Você chega na academia e é encaminhado para a avaliação física, onde nessa avaliação é descoberto que te falta mobilidade de ombro e possível enfraquecimento da região, o que te faz sentir dor e impede que você realize alguns movimentos em seu dia a dia, logo seu professor prescreve seu treinamento em cima dessa avaliação, e os seus  problemas pós um período de treino são sanados, ou seja agora você não sente dores ao realizar os movimentos que antes eram motivos de desconforto.

Lembrando do nosso conceito podemos afirmar então que a avaliação física unida a musculação foi um treinamento funcional pois atuou em um problema específico de sua vida.

Então esses treinamentos que ocorrem em praças e praias de forma coletiva são enganações?

De forma nenhuma, existem bases de movimentos ou elementos universais que podem compor um treinamento funcional sem que haja necessariamente uma avaliação individual previa, claro que isso depende de conhecimento profissional, do contrário o chamado treinamento funcional se torna apenas um treinamento cardiorrespiratório para gasto calórico, o que dependendo do seu objetivo pode ser funcional caso por exemplo você esteja visando a perda de peso.

Qual o melhor lugar para realizar o treinamento funcional?

A resposta é: depende, de fato se olharmos para a academia tendo em vista que teremos um treinamento prescrito em cima de uma avaliação física completa, a academia se torna um local muito capaz de sanar seus problemas, porém existem fatores que não podem ser descartados.

A motivação é um desses fatores. Onde você se sente mais motivado? Muitas pessoas relatam que se sentem mais motivados em estar treinando em grupo, interagindo com outras pessoas e criando assim novos vínculos, não que na academia criar vínculos não seja possível porem em treinamentos coletivos isso se torna mais simples.

O local onde você vai preferir realizar seu treinamento deve ser embasado no que você mais vai aderir, ou seja, não adianta você realizar o treino em um local que não gosta  e um treino que não gosta.

Academia, Praia ou Praça? Coletivo ou Individual?

Agora que você já sabe que com profissionais competentes em todos esses lugares é possível realizar o treinamento funcional, e já tem os prós e contras sobre o treinamento de forma individualizada e coletiva, resta realizar a sua escolha considerando suas dificuldades, necessidades e vontades, pois apenas assim é possível manter a adesão ao exercício físico. Abaixo para te deixar mais vivo na memória  está uma lista com os pontos a favor de cada tipo de treinamento.

Pontos positivos treinamento funcional na academia

– avaliação física. (podendo ser realizados diversos testes para identificação de problemas)

– prescrição individualizada realizada em cima do que o aluno precisa

– ambiente controlado. (não há possibilidade de mudanças climáticas atrapalharem seu treino)

– capacidade de comparação após período de treino (tendo em vista que é possível realizar outra avaliação e saber se o treinamento esta sendo eficaz ou não). 

– maior possibilidade de identificação de problemas durante os treinamentos. (por ser realizado de forma mais individual a observação do profissional se facilita nesse tipo de treinamento).

Pontos positivos treinamento funcional aula coletiva.

– maior possibilidade de interação. (maior probabilidade de criação de vínculos)

– maior motivação extrínseca  (motivação que vem de fora, podendo ser por exemplo causada pelos companheiros de treino).

– ambiente natural. (podendo gerar maior satisfação gerada pelas paisagens)

Dica Bônus!

Procure um profissional apto para realizar o treinamento funcional – hoje em dia é muito comum pessoas sem formação na área de educação física aplicarem esse tipo de treinamento pois ele pode ser realizado em qualquer local e dificilmente há fiscalização, muitas vezes essas pessoas cobram um valor mais baixo para os alunos e não tem conhecimento e preparo suficiente para aplicar o treinamento funcional de fato, podendo inclusive colocar o aluno em risco de se lesionar, piorando suas condições, e isso no fim das contas pode gerar frustração, abandono das atividades relacionadas a atividade física e possível preconceito a cerca dos exercícios físicos, tudo isso graças a um individuo sem preparo para aplicação da aula.

Caso você não tenha tido diferentes experiencias em outros locais, teste outros locais, talvez você ainda não tenha encontrado o local e tipo de treinamento que  seja ideal para você e que mais te agrada.

E ai, já fez sua escolha?

banners rocket pulsePrancheta 3
opcao2

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

VENHA NOS VISITAR!

Que tal fazer uma visita totalmente personalizada e pensada em você? Clique no botão abaixo e faça-nos uma visita:

PULSE RUNNING

Modalidade Indoor e Outdoor. Os corredores desfrutam de treinos de corrida dinâmicos no interior da academia e acompanhados pela equipe e segurança motorizada em percursos externos. A assessoria e a proximidade com o aluno contribui para o desenvolvimento constante do atleta.

CROSS TRAINING

Faça parte do Team Suntown. No nosso box, os alunos saem da rotina com treinos diferentes todos os dias. As aulas proporcionam grande melhoria nos níveis de condicionamento e composição corporal.Potencialize a sua performance e as suas atividades diárias.

HIT

Alta intensidade. O treinamento é indicado para todos os níveis de condicionamento. É a modalidade ideal para quem tem pouco tempo e quer realizar um treino completo. Eficaz para evoluir o condicionamento cardiorrespiratório e a potência do corpo inteiro.

TRX

Resistência total. Consiste no treinamento do corpo inteiro através de fitas suspensas na sala de aula coletiva. A metodologia tem como foco a melhoria da resistência, força, flexibilidade e da estabilidade do corpo.

PULSE DANCE

A dança como estilo de vida. Queime calorias e se divirta com muita energia positiva e os maiores sucessos da música nacional. Coreografias de funk, axé e sertanejo preparadas por um time pra lá de animado.

BODYJAM

Faça parte de uma companhia de dança. Uma aula que mescla diversos estilos de música eletrônica, com inspirações em coreografias que vão desde o Hip Hop ao Ballet. Um treino desafiador e libertador.

BODYPUMP

Um caminho para um corpo atlético. Treino com barra e anilhas que proporciona melhoria da resistência muscular, força e condicionamento do seu corpo.
Também é uma opção para quem busca emagrecimento e definição, tudo isso em uma aula super alto astral.

HATHA YOGA

A união do corpo e da mente. Experimente novas técnicas corporais que promovem força, resistência, técnicas respiratórias e meditação.

PILATES

A arte do controle do corpo. Fortaleça os seus músculos, prevenindo lesões e Protegendo a sua coluna com uma aula que te desafia a encontrar o equilíbrio.

ALONGAMENTO

Respire, alongue e relaxe. Ganhe mais flexibilidade e realize movimentos com mais precisão e segurança, além do aumento da sensação de conforto e bem estar durante o dia.

SCAPE

A maior experiência de Indoor Cycling que você já viu. Uma aula intensa e interativa, onde a iluminação, som, tecnologia e os comandos dos coachs andam em sintonia com você. Acompanhe o seu progresso em tempo real e viva uma experiência surpreendente