Saiba porque é importante exercitar os glúteos
Um dos músculos mais comentados no meio fitness é o glúteo, ele desempenha um papel importante em inúmeras atividades do cotidiano, como caminhar e pular, bem como do esporte, como correr, saltar ou chutar uma bola.
Mas antes de falarmos da importância dos exercícios voltados para esse grupo muscular, é necessário compreendermos um pouco mais sobre suas características, vamos lá?
Quais as principais características dos glúteos?
Primeiramente, saiba que você possui seis glúteos. Isso mesmo! Podemos encontrar, na região do quadril, o glúteo máximo, o glúteo médio e o glúteo mínimo, agora multiplique por dois (lado direito e esquerdo) e chegue a esse número.
Por mais que tais músculos possam trabalhar em conjunto em muitas ocasiões, possuem certas particularidades. O glúteo máximo está relacionado principalmente com a extensão de quadril, enquanto os glúteos médio e mínimo se associam, em especial, com a abdução deste.
Contudo, essas não são suas únicas funções, pois também realizam rotação lateral e medial, flexão de quadril e são importantes para a estabilização da pelve.
5 áreas de atuação dos glúteos
#01. Saúde
Você já conseguiu perceber a gama de movimentos que esse grupo muscular realiza. Não dar o devido cuidado para cada um deles pode acarretar alguma disfunção que poderá afetar negativamente o seu dia a dia.
Exercícios tradicionais como o agachamento, o levantamento terra e o leg press, que são altamente eficazes para o glúteo, exigem um trabalho de múltiplos grupos musculares e também podem ser realizados com sobrecargas consideráveis, aumentando, deste modo, o gasto calórico da sessão de treinamento e o contribuindo para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
#02. Na prevenção de lesões
Caso não apresente glúteos devidamente fortalecidos, tome cuidado, porque eles possuem influência em várias regiões do corpo e um “mau funcionamento” deste grupo muscular poderá te trazer problemas. E isso pode ser exemplificado em algumas situações, como num agachamento, onde há a necessidade do glúteo estender o quadril, todavia, já que tal músculo não é capaz, os músculos que auxiliariam nesse movimento tornam-se os protagonistas e, desta maneira, podem se sobrecarregar.
Levantar do chão algo pesado também pode ser perigoso. Já que sua extensão de quadril está prejudicada, o seu corpo tentará utilizar outras maneiras para apanhar tal objeto e a sua coluna pode ser a maior prejudicada nessa história.
Outro exemplo comum pode ser visto quando o nosso joelho “entra” durante alguns movimentos, o que chamamos de valgo dinâmico. Claro que a causa desse problema pode ser multifatorial, contudo, a abdução de quadril movida pelos glúteos pode estar sofrendo algum deficit. Em casos como esse, é muito comum observar pessoas utilizando faixas elásticas nos joelhos justamente para melhorar a ativação muscular e executar corretamente a técnica do movimento.
#03. No aumento do desempenho
Caso pratique esportes, tenha em mente um conceito: quanto mais fortes forem seus glúteos, melhor será o seu desempenho. Como citado anteriormente, os glúteos estão envolvidos em diversas ações e potencializá-las irá, consequentemente, aumentar a sua performance.
Falando sobre a corrida, característica também presente em vários esportes, o glúteo, exercendo sua função de extensor do quadril, traciona seu pé para trás contra o solo e isso te impulsiona para frente. Ou seja, quanto mais forte for essa tração, melhor será o seu impulso e isso resultará em maior velocidade.
Realizar um trabalho de potência que inclua essa musculatura é algo muito válido, tendo em vista que quanto mais rápida for a ação do glúteo maior será a frequência de passadas. Ainda na corrida, durante a fase de aterrissagem, os glúteos têm o papel estabilizador da pelve quando vamos de encontro com o solo e ficamos apoiados em uma única perna, possibilitando a execução de uma técnica de corrida mais aguçada.
Muitos esportes, como o futebol, o futsal, o handebol e o basquete, exigem rapidez do praticante para mudar de direção constantemente, tanto para marcar ou se desmarcar de um adversário quanto para driblá-lo. E como os glúteos podem proporcionar movimentos em várias direções, o treinamento destes torna-se imprescindível.
[rock-convert-cta id=”7789″]
#04. Para aumentar a força
Se você é capaz de realizar um exercício com maior carga do que antes, por exemplo, é muito provável que você obteve um aumento de massa muscular e de evolução no seu sistema neuromuscular. Ou seja, ganhos de força correspondem à evolução. Caso não tenha uma genética privilegiada, essa pode ser uma das estratégias.
Aumentar a força dos glúteos, além de ajudar a melhorar a postura, a prevenir dores e lesões e a melhorar o seu desempenho físico, irá contribuir na progressão dos próprios exercícios que realizamos na academia. Lembre-se que os principais exercícios para o desenvolvimento dos membros inferiores recrutam essa musculatura e a sua estagnação pode estar associada justamente a esse possível ponto fraco.
#05. Melhorias estéticas
Se até agora ainda não te convenci de que treinar glúteos é algo muito importante, gostaria de apelar para os benefícios estéticos que uma região glútea bem desenvolvida pode te oferecer.
Os glúteos, como também os músculos da coxa e da perna, são músculos como todos os outros e que podem e devem ser trabalhados com empenho. E como parte do público que frequenta a academia busca se sentir bem com sua própria imagem corporal, deixar de fortalecê-los enquanto trabalha arduamente os outros grupos musculares passarão a sensação de que está faltando algo.
O que parece é que as mulheres descobriram com antecedência a relevância, que vai muito além da estética, de treinar o corpo na totalidade, inclusive os glúteos. Enquanto parte do público masculino, infelizmente, ainda apresenta baixa afetividade para treinar essa região.
E para finalizar…
Treinar glúteos te trará benefícios para a saúde, auxiliará na prevenção de lesões, irá melhorar o seu desempenho físico e te possibilitará treinar, no geral, melhor.
Então, não tenha receio. Procure sempre um bom profissional de Educação Física, porque, assim, será fácil traçar os melhores caminhos para você conquistar os seus objetivos.