Milho: saiba como aproveitar o São João + Receitas saudáveis!
Mês de Junho chegou e com ele, a safra de milho, os festejos juninos e, mesmo ainda sem poder reunir uma grande quadrilha, o período chega com suas inúmeras preparações que, enchem os pratos de muita memória afetiva e ciladas nutricionais. Mas, não vamos desanimar!
Falando assim, até parece que o milho é um grande vilão, seria mesmo?
O milho é um tipo de cereal muito versátil, rico em antioxidantes, vitaminas e possui um alto teor de carboidratos e fibras, provoca melhoria da saúde dos olhos, da pele e da imunidade.
Mesmo com todas essas qualidades, devemos ficar atentos à maneira que ele será incluído na alimentação, pois, de maneira geral, os preparos com milho incluem: leite condensado, leite de coco, amendoim e farinhas brancas, tornando a receita muito calórica e contraindicada para pessoas com diabetes, por exemplo.
A boa notícia é que, com um pouco de cuidado e substituições inteligentes, podemos aproveitar, um arraiá inteiro de delícias.
Como fazer o consumo do milho de forma equilibrada?
#01. Não vá para as festas com fome ou em jejum
A primeira dica (essa você já guarda na sua memória, pois pode ser aplicada a qualquer evento que você for comparecer) é não ir à festa com fome ou em um jejum prolongado. Esse comportamento evita excessos e descontrole diante da oferta de comida.
Siga seu dia normalmente, não vale aproveitar a “quebra da dieta” de uma refeição, para o dia todo! Faça sua prática de atividade física, siga seu planejamento alimentar normal, ao longo do dia, faça a ingestão correta de água e, antes de sair, se possível, realize um pequeno lanche, assim você vai chegar à festa sem a ansiedade pela comida, o que, por muitas vezes se torna gatilho, para um episódio de compulsão alimentar, podendo assim fazer escolhas mais inteligentes.
#02. Opte por alimentos e preparos menos calóricos
Para quem está seguindo um planejamento alimentar com objetivo de emagrecimento, existem opções, menos calóricas e gordurosas, que podem ser interessantes nos festejos juninos, como: milho-cozido ou assado, cuscuz ou pipoca (exceto as de microondas).
Por falar em pipoca, vou até falar um pouco mais dela! Feita da maneira saudável, sem óleo, é super rica em fibras, auxiliando o processo de emagrecimento e melhoria de sensação de saciedade e polifenóis que, promovem melhoria do funcionamento intestinal. O consumo regular de pipoca previne o surgimento de doenças cardíacas e diminui o envelhecimento precoce, além de ser fonte de manganês, e vitaminas do complexo B.
Sabemos que as festas juninas são recheadas de receitas com ingredientes calóricos, mas, devemos também levar em consideração, o valor afetivo dessas comemorações e, tentar fazer substituições de ingredientes, que tornem os pratos menos gordurosos e calóricos.
10 dicas que vão ajudar nas suas escolhas e substituições juninas:
- Dê preferência ao milho fresco. As opções enlatadas são cheias de sódio e conservantes;
- Você pode substituir a farinha branca dos bolos, por uma farinha integral;
- Ao invés de usar o leite integral, optar pelo desnatado ou vegetal;
- No arroz-doce você pode usar a versão integral, mais rica em fibras;
- Trocar o açúcar branco, pelo mascavo ou por um adoçante natural, como stévia, por exemplo;
- Adicionar biomassa de banana-verde, para aumentar a quantidade de fibras, reduzindo o índice glicêmico da preparação;
- Nas receitas fritas, podemos fazê-las assadas;
- Evite alimentos processados;
- Faça você mesmo, suas preparações. Assim poderá escolher, com carinho e cuidado, cada ingrediente;
- Evite os “adicionais”, como caldas, coberturas, molhos e extras das refeições. Geralmente esses itens são os mais gordurosos e açucarados.
E sobre as bebidas?
Devemos atentar também para o consumo de bebidas alcoólicas, que além de prejudiciais, muitas vezes, são altamente calóricas e podem causar, também, a desidratação do nosso corpo. Lembre-se que, a cada copo de bebida alcoólica ingerida, deve-se ingerir um copo de água.
Outra dica bem interessante é ter um cuidado maior, na alimentação dos dias seguintes ao evento junino. Investindo em uma alimentação mais leve, rica em fibras e alimentos mais detoxificantes, caprichar na hidratação e, também seguir com a sua prática de atividade física.
Ainda que as receitas sejam calóricas e existirem substituições saudáveis, a regra de ouro sempre será o equilíbrio alimentar e emocional. Comer, também faz parte de nossos momentos sociais e manter o bom senso é primordial para ser parte e vivenciar com prazer momentos de celebração e alegria.
#Receitas Bônus!
Vou deixar também três receitas, feitas com ingredientes saudáveis e escolhas especiais, para você arrasar na festa junina e ainda manter escolhas inteligentes e saborosas!
Arroz Doce de Coco
Ingredientes:
1 litro e meio de leite desnatado
2 xícaras de arroz integral
3 xícaras de açúcar de coco
Canela à gosto
1 lata de leite condensado light
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite desnatado e o arroz integral e cozinhe por 25 minutos, mexendo sem parar, nesse processo adicione a canela em pó a gosto.
Acrescente o açúcar de coco e deixe cozinhar por mais 25 minutos
Para finalizar, coloque o leite condensado e deixe mais 25 minutos.
Sirva em tacinhas individuais, polvilhadas com canela.
Canjica Light
Ingredientes:
2 espigas de milho-verde
400ml de leite desnatado
1 canela em pau
½ vidro de leite de coco light
3 colheres de sopa de adoçante forno e fogão
Canela em pó a gosto
Coco ralado sem açúcar
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o milho-verde, o leite de coco e o leite, e leve ao fogo em uma panela. Acrescente canela a gosto e o adoçante forno e fogão, mexendo bem até engrossar. Distribua em taças individuais e sirva polvilhado de canela ou coco ralado (opcional).
Pipoca Funcional com Açafrão
Ingredientes:
¾ de xícara de milho para pipoca (de preferência orgânico)
3 colheres de sopa de azeite
1 ramo de alecrim fresco
1 colher de café de açafrão em pó
Sal à gosto (opcional)
Modo de preparo:
Despeje o milho e o azeite na panela.
Quando a primeira pipoca estourar, adicione o açafrão sobre o milho e tampe.
Mexa sempre a panela, para não queimar.
Após finalizada, coloque o ramo de alecrim fresco e, se necessário, adicione sal.
Gostou do conteúdo? Confira mais no nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!