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Praticar esportes nos deixa mais inteligentes

A ideia de que os exercícios físicos reduzem o risco de doenças cardíacas, certos tipos de câncer e até previnem contra diabetes tipo II é bem aceita entre os cientistas. Só que estudos mostram que os exercícios também podem turbinar a mente. Não estamos falando apenas daquele bem-estar vago sugerido por ditados como “mente sã, corpo são”. O que vários pesquisadores estão descobrindo é que a atividade física tem profunda influência em uma série de capacidades cognitivas que definem seu QI.
Muitas destas pesquisas examinam idosos, cujas habilidades mentais tendem a decair com o passar dos anos. Um grande estudo da Universidade de Munique, por exemplo, acompanhou 4.000 idosos durante dois anos. Aqueles que raramente faziam atividades físicas tiveram mais do que o dobro de chance de sofrer algum comprometimento cognitivo se comparados aos que faziam jardinagem, natação ou ciclismo algumas vezes por semana. Outro grande estudo publicado no periódico The Lancet, que seguiu um grupo de quase 1.500 pessoas durante 20 anos, mostrou que esses efeitos podem ser duradouros. Os indivíduos que se exercitavam pelo menos duas vezes por semana já adultos tinham menos chance de desenvolver demência quando passavam dos 60 anos. Os resultados são um alerta para os preguiçosos: formar hábitos saudáveis hoje pode atrasar o declínio mental décadas no futuro.
Pesquisas com jovens são mais raras, mas há evidências de que as atividades físicas fortalecem a saúde cerebral em todas as fases. Uma delas analisou crianças de 5 a 14 anos em escolas públicas na cidade de Nova York. Em testes cognitivos, os 5% de alunos que estavam mais em forma tiveram notas 36% superiores que o grupo menos em forma. Outro levantamento sobre registros de condicionamento físico de 1,2 milhão de homens que se alistaram nas forças armadas da Suécia entre 1950 e 1976 chegou a uma conclusão semelhante. A pesquisa, que seguiu os dados dos jovens dos 15 aos 18 anos, indicou correlação entre boa forma física na adolescência e o melhor desempenho em testes de inteligência e habilidades cognitivas aos 18 anos.
Os exercícios provavelmente contribuem com mudanças mais permanentes. Por ser um dos órgãos que mais consome energia, o cérebro depende de uma dieta constante de nutrientes e oxigênio, supridos por uma complexa rede de vasos sanguíneos. As atividades físicas encorajam a construção dessas linhas de suprimentos e também facilitam sua manutenção. Matthew Pase, da Universidade Swinburne, na Austrália, descobriu que a pressão alta, especialmente nas grandes artérias centrais que alimentam o cérebro, pode causar falhas no desempenho cognitivo, talvez em consequência de danos aos vasos. Como a atividade física regular reduz a pressão arterial, ela deve proteger o cérebro desses problemas no fornecimento de alimento. Outra forma mais indireta de benefício é o fato de que indivíduos mais atléticos têm menos risco de diabetes e obesidade, problemas que podem gerar um ciclo de reações que contribui para o acúmulo das placas cerebrais em pacientes com Alzheimer.
Quando falamos de mudanças dentro do cérebro, as atividades físicas provocam a liberação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, os mesmos estimulados pelos antidepressivos e medicamentos para hiperatividade. Ou seja, uma corridinha na esteira ou uma pedalada na bicicleta ergométrica pode se parecer com tomar uma mistura de Prozac com Ritalina, explica Ratey. Os exercícios também estimulam a produção de substâncias que regulam o desenvolvimento do cérebro, os fatores de crescimento. Ratey chama essas substâncias de “adubo cerebral”, pois elas criam um ambiente no qual os neurônios podem prosperar e promove a formação de novas conexões.
Diante disso, o Departamento de Saúde dos EUA está encorajando as escolas a oferecerem mais aulas de educação física e o Instituto de Medicina do país recomenda que os alunos das séries iniciais façam 30 minutos de exercício por dia e os mais velhos 45 minutos. “Precisamos que as crianças se mexam todos os dias. Além de fazer sentido para a saúde, também aumenta suas notas nas provas”, diz Ratey.
O mesmo princípio se aplica à população mais velha. Exercitar-se é uma alternativa aos jogos de inteligência. Kramer diz que ainda não há evidências suficientes que comprovem o benefício de jogos como palavras cruzadas, já que as melhorias conquistadas não parecem afetar o cotidiano. Por outro lado, os novos programas de exercício, conduzidos durante seis meses ou um ano, tendem a acelerar a velocidade de processamento cerebral e melhorar a atenção e a memória em diversas atividades. Combinar as duas abordagens pode ser a opção ideal.
Fonte: Revista Galileu

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Dicas Pulse

TRX: uma alternativa para quem não gosta de musculação

O TRX como uma alternativa para quem não gosta de musculação. Nosso professor Raffael Judson responde.
O TRX é uma modalidade que é praticada apenas com uma fita e o próprio peso corporal e necessita somente desses dois itens para você conseguir treinar, além de ser recomendado para qualquer idade.
Alguns dos benefícios que este treino oferece são: aumento do equilíbrio, melhora da consciência postural, aumento da força e a resistência muscular, além de ainda melhorar a postura e mobilidade articulares.
Essa atividade é uma saída para aqueles que não gostam da prática da musculação e têm um propósito semelhante em relação aos resultados adquiridos!
Viu como é possível treinar e buscar uma boa saúde praticando atividades alternativas?
Então, se você não gosta ou não se sente bem frequentando a musculação, confira nossos horários e venha praticar TRX!

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Life Style

5 motivos para visitar a Rússia … além da Copa do Mundo

A Rússia é um país fantástico. Marcado pelo tempo dos czares, era soviética e construções deslumbrantes, o lugar tem o poder de mexer com o imaginário de qualquer um.
Na lista elaborada pela Ana Carolina, da nossa parceira SunLine Viagens e Turismo, você pode conferir 5 motivos (que vão muito além da Copa do Mundo) para conhecer o país. Confira:

Cultura e Arte

Quem nunca ouviu falar do tradicional balé russo? Pois é, as melhores companhias de balé do mundo ficam na Rússia. O que falar também da famosa matryoshka ou bonecas russas? São aquelas bonecas de madeira colocadas uma dentro das outras – artesanato super tradicional no país. Elas simbolizam amor, fertilidade, amizade e maternidade.

Viva a diversidade ambiental!

A Rússia é o maior país do mundo em área geográfica. Por isso, quem pensa que o país só tem frio e vodca vai se surpreender. Existem regiões com montanhas, lagos, gêiseres e até vulcões!

Ferrovia Transiberiana

Essa é a maior viagem de trem do mundo! São mais de 9 mil quilômetros, cerca de 8 fuso horários diferentes e uma forma incrível de conhecer toda a Rússia. Muitas pessoas preferem usá-la para conhecer a Mongólia e a China.
5 motivos para visitar a Rússia ... além da Copa do Mundo

Culinária

A Rússia não vai te decepcionar. Uma curiosidade bacana é que um dos pratos preferidos dos brasileiros foi inventado na Rússia, o famoso strogonoff!

Estações de metrô

As estações de metrô na Rússia são consideradas patrimônio cultural. Isso porque elas impressionam por tamanha beleza, semelhantes a suntuosos palácios de mármore. Ah… Vale lembrar que mesmo com a arquitetura tradicional, o metrô conta com wi-fi em absolutamente todos os trens! É a conjugação perfeita de modernidade com antiguidade.

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Estou grávida, e agora? Posso treinar musculação?

Estou grávida, e agora? Posso treinar musculação? Nossa professora Dayra Guerra responde:
Com certeza!
Ainda existem alguns mitos a respeito do treinamento para gestantes, porém, desde 2002 a literatura já reconhece a prática do exercício físico como algo seguro.
O que as nossas futuras mamães precisam saber é que todo o corpo passará por modificações físicas, fisiológicas e psicológicas, necessárias para essa fase tão especial.
O exercício físico tem um papel super importante nesse momento, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Os benefícios são inúmeros, como a prevenção da diabetes gestacional, hipertensão, controle de peso, além do fortalecimento muscular para evitar dores durante e no pós-parto.
Não existe problema em treinar no 1º trimestre, alguns ajustes mais específicos devem ser realizados, porém não há perigo de aborto como muitos falam.
A musculação se adequa a cada trimestre da gravidez, então se nossa mamãe é saudável e sempre treinou, não há o que temer.
Fale com sua médica e vamos nessa!

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A importância do acompanhamento profissional na academia

Muitas academias falham num dos aspectos mais importantes para a evolução de seus alunos: o acompanhamento profissional dentro da academia. Enquanto algumas simplesmente “esquecem” desse fator, outras vão apenas até o meio do caminho, não oferecendo um cuidado mais amplo aos seus alunos, que englobe os diversos momentos das atividades.
Nesse mesmo viés, com o tempo alguns alunos tendem a não dar mais importância ao acompanhamento profissional, principalmente por imaginarem que já dominam todos os exercícios e séries. Isso também é um grande erro, pois a atividade física na academia vai muito além de simplesmente conhecer os aparelhos de musculação.
Pensando nisso, a Pulse investiu pesado em diversas frentes e criou o Programa Ficha na Mão, buscando avançar ainda mais na forma como servimos aos nossos alunos. Confira:

O Programa

Na Pulse, nós entendemos o quanto os sonhos e as particularidades individuais estão presentes quando alguém resolve se tornar nosso cliente. Diante dessa responsabilidade, o conjunto da nossa equipe de gestão e corpo técnico buscou formatar um padrão de atendimento exclusivo e bem estruturado, unindo a visão Pulse com os fatores mais importantes para o progresso dos alunos.

Como funciona

Ao chegar à academia, todo aluno Pulse é recepcionado pelo líder do setor. É ele que retira a Ficha de Treino do aluno e entrega ao professor responsável, que irá acompanhar o aluno durante todas as suas atividades.
Para começar, o professor levanta os Fatores Críticos do Sucesso. São questões que envolvem a motivação, alimentação, qualidade do descanso etc. Elas são determinantes para moldar o treino de acordo com a atual condição do aluno. Esse primeiro passo determina as séries, nível de esforço esperado, intervalo e outros fatores do treino, sendo de suma importância para que se alcance os melhores desempenhos e resultados, além de contribuir diretamente na manutenção da motivação e consistência do programa de exercícios.
Além disso, tal cuidado representa um ganho enorme em relação a segurança, evitando erros, lesões ou outras falhas que possam levar até ao interrompimento das atividades. É assim que adotamos o que nossa equipe chama de RAIO-X: um processo técnico que visa analisar os principais pontos passíveis de erros, para que sejam corrigidos de forma rápida e otimizada, priorizando a evolução dos alunos com segurança e profissionalismo.

Resultados

Muitas vezes, a falta de motivação vem da falta de resultados. De fato, se esforçar constantemente sem obter os efeitos desejados é muito frustrante. No entanto, aqui na Pulse nós acreditamos que uma boa orientação profissional é o principal aspecto para se evoluir constantemente.
Assim, seja qual for a sua rotina, metas e resultados esperados, o Programa Ficha na Mão é a maneira mais segura e eficiente de chegar lá!
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e #pulseseumelhor